A estratégia por trás do Carmed Fini, produto da Cimed que invadiu as redes

Karla Marques Felmanas, vice-presidente da farmacêutica, conta sobre os segredos que levaram ao sucesso da parceria com a Fini

Nos últimos dias, as redes sociais foram invadidas por uma espécie de “caça ao tesouro” ao lançamento da Cimed, em parceria com a Fini, o hidratante labial Carmed Fini.

O produto conta com três dos tradicionais cheiros das balas da empresa espanhola, sendo eles Dentaduras, Banana e Beijos, este último sendo o primeiro hidratante labial com cor da farmacêutica. A parceria viralizou nas redes sociais, fazendo com que as pessoas nutrissem um verdadeiro desejo pelos Carmed Fini.

O início da parceria

Para entender melhor como a parceria mais comentada do mês se iniciou, o propmark conversou com Karla Marques Felmanas, vice-presidente do Grupo Cimed, a farmacêutica responsável pela produção e distribuição dos produtos Carmed.

“A Fini já é muito forte no canal das grandes redes, que é a DrogaRaia, Drogaria São Paulo etc, e estavam com interesse de entrar no mercado das farmácias pequenas de bairro e nos procuraram, perguntando se não estávamos interessados em começar a distribuir os produtos deles”, contou a executiva.

Através do contato da Fini com o time comercial do Grupo Cimed, foram iniciadas as reuniões, que resultaram a ideia do Carmed + Fini. “O que é legal da collab é que, tanto o Carmed quanto as balas da Fini, é essa coisa de você querer ficar passando, sabe? As balas tem isso também, você abriu o pacote e quer ficar comendo. Nós unimos duas marcas que já são super queridas e esse é o grande sucesso”, completa Karla.

A estratégia de comunicação da collab

Karla Cimed afirmou que imaginava que a collab tivesse potencial de se tornar uma febre em redes como o TikTok, Twitter e Instagram, especialmente porque as primeiras amostras do desenvolvimento do produto impressionaram o time da Cimed. “Você até pode gerar uma expectativa de compra, mas quando a compra realmente acontece e o produto é bom, o cliente gosta e é sucesso. Ele mesmo faz a propaganda para nós”, contou.

Apesar de toda uma estratégia divertida ter sido desenhada anteriormente pelo time, Karla explica que a viralização chegou com um vídeo despretensioso postado em seu perfil do TikTok.

“Há 40 dias, eu fui para a fábrica, fiz um vídeo da produção do Carmed Fini e subi no TikTok. A princípio, esse vídeo era para os nossos vendedores internos, mas na hora que ele foi publicado começou o alvoroço nas redes. Essa coisa de gravar e postar os vídeos já é uma coisa natural que eu faço, não foi pensado para esse lançamento especificamente”, revelou Karla.

Como dito pela empresária, gravar conteúdos para as redes faz parte de sua rotina, mas quando Karla se deu conta do buzz que foi gerado em cima dos produtos, foi necessário acelerar as produções para fazer com que os Carmeds chegassem ao público o mais rápido possível.

“Liguei para a Fini e pedi que eles nos mandassem os aromas das balas o mais rápido possível. Aceleramos o máximo que podíamos, começamos a distribuir e soltar os vídeos. A coisa começou a crescer e virou uma coisa meio gameficada, a galera sai desesperada atrás do produto que ainda está sendo distribuído. As farmácias ainda estão recebendo os produtos, fazendo os cadastros e esse não é um processo rápido. Virou uma espécie de caça ao Carmed”, ressaltou a VP da Cimed.

Para que o assunto se mantivesse em alta, o Grupo Cimed começou a mandar os produtos para influenciadoras com quem já tinham contato, como por exemplo a Lívia Nunes, influenciadora casada com o Adibe Marques, piloto da Stoke Car e filho de João Adibe Marques, CEO e presidente do Grupo Cimed. “Pedi para ela passar na Cimed no final do dia para levar os Carmed e distribuir para o pessoal que faz as maquiagens dela e tudo mais. Isso começou a fazer barulho. Ela veio, nós fizemos um vídeo e viralizou”, disse Karla.

O engajamento do lançamento se tornou orgânico e, por isso, a empresa começou a mapear os influenciadores que iriam receber kits com o produto, todos com uma carta escrita à mão e entregues pelo motorista da empresária. “Fizemos uns kits personalizados, como foi o caso da Malu Borges, que é uma influenciadora enorme e tem uma filha. Ela fez o vídeo recebendo e as pessoas amaram. Mandei em caixa de embarque mesmo, com uma carta escrita a mão e meu motorista que saiu entregando”, completou.

Karla conta que a estrutura de comunicação da Cimed achou uma loucura ela enviar os produtos sem o press kit, mas que ela não podia deixar a onda esfriar nas redes. “Eu falei para eles que o assunto estava acontecendo naquela hora, não dava para esperar. É igual uma trend, ela dura 48 horas e se você não surfar aquela onda naquele momento, você não surfa mais”, explicou

O hype do produto está sendo tão grande que a VP contou que tem pessoas indo para as farmácias, comprando os produtos e postando nas redes como se a Cimed tivesse mandado para eles.

“Tem um pessoal que está indo na farmácia, comprando todos os que tem lá e fazendo vídeo como se a Cimed tivesse mandado para eles. É genial! Como virou um objeto de desejo, as pessoas estão aproveitando o buzz que está rolando”, completou.

Família Cimed como influenciadores

Para além da parceria do momento, a Família Cimed conseguiu ter um posicionamento diferente para uma rede farmacêutica: a aproximação de seus clientes através da vida de influenciadores dos membros da família.

Karla conta que as pessoas começaram a gostar de acompanhar sua vida pessoa através de seu irmão, João Adibe, que sempre foi o porta-voz da Cimed. “Eu nunca fiz muita questão de aparecer mas em 2021, eu saí na Forbes. Nisso, uma amiga veio conversar comigo sobre ser mais ativa nas redes, falando que era bacana ter uma mulher em uma posição grande como a minha”, explicou a executiva.

A empresária conta que faz tudo com bastante facilidade, mostrando a realidade de seu dia a dia, que ela acredita ser a chave para as pessoas gostarem de acompanhar seu conteúdo. “Isso é crucial nesse mercado porque quando se consome um medicamento, é importante confiar no que você está tomando, né? Hoje nós somos a terceira em volume de fabricação no Brasil e a gente sempre fala que a maioria dos brasileiros tem um produto da Cimed em casa, mesmo que não saibam. São 500 milhões de caixinhas que nós distribuímos pelo Brasil por ano”, ressaltou Karla.

Hoje, a vice-presidente da Cimed se sente realizada com as conquistas profissionais e pessoais. “Eu sou muito feliz na posição que ocupo hoje, sou muito feliz de ter conseguido manter a minha família porque às vezes as pessoas precisam fazer escolhas ao longo da vida e eu nunca abri mão de nada. Sempre fiz questão de construir uma família bacana, comemorei 25 anos de casada, tenho três filhos maravilhosos, uma posição bacana na Cimed, que tem crescido para caramba e só neste ano vamos faturar R$ 3 bilhões.”

Relação do consumidor com a empresa

Com tantas ações para se aproximarem do consumidor, Karla acredita que o processo de fidelização e confiança dos clientes foi natural. Outros pontos destacados pela VP foi o uso da cor amarela nas comunicações e os produtos internos, como moletons, pulseiras e jaquetas que são usados pelo time Cimed e que podem ser conferidos nos posts de rede social.

“No final das contas, virou essa coisa bacana. Eu sempre falo que, no final do dia, nosso objetivo é levar produto de qualidade e de preço que cabe no bolso dos brasileiros, mas hoje eu acredito que entregamos mais do que isso. A gente entrega um estilo de vida, uma vontade de fazer o Brasil dar certo… Tem tanta coisa envolvida, sabe? Eu tô muito feliz com esse momento que estou vivendo de poder contribuir para o meu núcleo e para um contexto geral”, conclui Karla.

Matéria realizada por Adrieny Magalhães e Carolina Vilela

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Fonte: Propmark

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