As novas apostas da turma da Mônica

No momento em que sua personagem mais famosa comemora seis décadas de existência, Mauricio de Sousa investe em parques, shows e na visitação pública de seu novo estúdio em São Paulo

Todos os dias, um dos 400 funcionários da Mauricio de Sousa Produções desce as escadas do sofisticado estúdio do grupo no bairro da Lapa, em São Paulo, e se mistura às dezenas de visitantes que passeiam pelo local. Não demora muito até ele ser notado: é o próprio Mauricio, cuja figura é quase tão popular quanto os mais de quatrocentos personagens criados por ele. O desenhista de 87 anos lidera, então, a turma de fãs até uma pequena praça e ajuda a puxar o coro de “parabéns a você”: a líder da turma, Mônica, completa 60 anos de idade em 2023.

A visita guiada à sede, onde é possível assistir aos artistas desenhando e conhecer os novos estúdios em que são feitas as dublagens dos desenhos animados, integra a área que mais cresce no império do cartunista: as experiências ao vivo.

Entre as novidades estão o Circo da Turma da Mônica 60, espetáculo que combina atrações circenses tradicionais e esportes radicais, e a renovação do Parque da Mônica, área de 12 mil m2 na zona sul de São Paulo, que estreia o musical Mônica para Sempre, criado especialmente para a ocasião.

A valorização das atividades presenciais surgiu junto com a redução na venda de gibis impressos, carro-chefe da empresa até o fim dos anos 1990, época em que foram vendidas a maior parte do 1,2 bilhões de exemplares comercializados até hoje.

Entre as ações de destaque está a participação no pavilhão do Brasil na Expo Osaka, em 2025. A relação com o Japão vem de longe: no museu da produtora há pôsteres e fotos do desenhista brasileiro com seu par Osamu Tezuka, espécie de “Mauricio de Sousa” oriental, criador do Astro Boy e a Princesa e o Cavaleiro, ambos heróis dos mangás no país.

Há outras áreas em expansão: o lucrativo setor de licenciamento da marca, feito para mais de 200 empresas, e o conteúdo digital — só no Youtube, os canais do grupo já acumulam 17 bilhões de visualizações.

O foco se volta também para a produção audiovisual. O filme Laços foi visto por mais de dois milhões de espectadores. A pandemia impediu a repetição do sucesso em Laços, a sequência. Mesmo assim, foi o filme nacional mais visto naquele ano.

A versão “Jovem” da Turma da Mônica é a próxima a ganhar as telas: Reflexos do Medo, dirigido por Maurício Eça, mira no público adolescente com temáticas de mistério e aventura.

Já a animação Astronauta, que estreia no streaming HBO Max, é voltado para o público adulto.

O projeto mais aguardado, porém, é a cinebiografia de Mauricio, interpretado por seu filho Mauro, que é ator. O enredo narra a vida do desenhista desde o início da carreira, quando era rejeitado — história que, para alegria de milhões de crianças, teve final feliz.

ENTREVISTA | Mauro Sousa, ator e diretor de produção da MSP

Qual é a importância da área de eventos?
Enorme. Nosso objetivo é transformar o universo criado pelo meu pai em experiências inesquecíveis para as famílias. O Circo da Mônica 60 é o maior espetáculo que já produzimos. Buscamos também a internacionalização.

Como é o trabalho em família?
Graças à personalidade do meu pai, somos muito unidos. Fazemos terapia juntos para manter essa relação equilibrada.

Apesar de o Mauricio ser muito presente, já discutem a sucessão?
Sim, achamos importante não tratar esse tema como tabu. Para isso contamos com o aconselhamento de empresas especializadas.

A turma da Mônica é conhecida por sua diversidade. Isso é importante?
Nosso sucesso e relevância vem da identificação com o público. É isso que garantirá a nossa perenidade no futuro.

Leia mais: https://istoe.com.br/as-novas-apostas-da-turma-da-monica/

Fonte: Isto é

 

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