Coelho da Mônica estampa Senado em homenagem a pessoas com deficiência

Sansão, do desenho animado Turma da Mônica, apareceu neste domingo (3/12), com um girassol nas mãos

O Senado Federal amanheceu, neste domingo (3/12), Dia da Pessoa com Deficiência, com a imagem do coelho Sansão, o famoso bicho de pelúcia da protagonista da animação Turma da Mônica, deitado em sua cúpula convexa. A intervenção artística, intitulada “Coelhadas Gigantes”, é parte das atividades da Semana de Valorização a quem tem alguma deficiência. Nela, Sansão carrega o cordão com desenhos de girassol e também segura a flor nas mãos, que é símbolo de identidade desse público.

A ideia surgiu a partir de uma parceria entre o Senado e o grupo Mauricio de Sousa Produções (MSP). O coelho Sansão estará em exibição até 10 de dezembro.

O cordão com desenhos de girassol, de acordo com a Lei 14.624/23, do Estatuto da Pessoa com Deficiência, serve para assegurar atenção integral, pronto atendimento e prioridade nos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social às pessoas com deficiência.

Segundo estimativas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) — agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos —, uma em cada 36 crianças aos oito anos de idade é diagnosticada dentro do espectro da deficiência oculta.

Atividades

Na próxima quarta-feira (6), haverá um encontro entre estudantes de escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal com os personagens Luca, um garoto que usa cadeira de rodas que adora esportes, e Dorinha, garotinha cega, inspirada em Dorina Nowill, que fazem parte da Turma da Mônica.

As crianças receberão a revista em quadrinhos “Um amiguinho diferente”, estrelada pelo personagem autista André, do Instituto Mauricio de Sousa.

Senado e a acessibilidade

No mesmo dia, a Comissão de Assuntos Sociais do Senado também vai lançar, às 10h, o Plano de Acessibilidade do Senado Federal, uma cartilha sobre atendimento de pessoas com transtorno do espectro autista, que poderá ser baixada gratuitamente por toda a população, além do calendário 2024 do Senado em braile.

Leia mais: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2023/12/6664423-coelho-da-monica-estampa-senado-em-homenagem-a-pessoas-com-deficiencia.html

Fonte: Correio Braziliense

Deixe um comentário