You are currently viewing Comunicação Responsável no Volta às Aulas

Comunicação Responsável no Volta às Aulas

Prezado associado,

Como estamos no período que antecede a volta às aulas, chamamos a atenção novamente para um tema fundamental para nós da ABRAL: a comunicação responsável. Certamente, os contratos de licenciamento já foram fechados há tempos e agora é o momento de se pensar na comunicação dos produtos e serviços para os públicos-alvo para cada categoria. Desta forma, seguem algumas dicas, baseadas nas orientações do Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária):

• Em caso de plataformas digitais, no caso de Influenciadores e publicidade de produtos e serviços destinados ao público infantil, a identificação de que se trata de uma comunicação publicitária tem de ser imediata, à primeira vista. Usar sempre as ferramentas de identificação das próprias plataformas e usar sempre as hashtags indicadas de forma clara, ostensiva e destacada;

• Quando o produto for destinado à criança, sua publicidade deverá, ainda, abster-se de qualquer estímulo imperativo de compra ou consumo, especialmente se apresentado por autoridade familiar, escolar, médica, esportiva, cultural ou pública, bem como por personagens que os interpretem, salvo em campanhas educativas, de cunho institucional, que promovam hábitos alimentares saudáveis;

• Quando o produto for destinado à criança, a comunicação deverá, ainda, abster-se de apelo imperativo de consumo diretamente à criança. E mais: Empregar crianças e adolescentes como modelos para vocalizar apelo direto, recomendação ou sugestão de uso ou consumo, admitida, entretanto, a participação deles nas demonstrações pertinentes de serviço ou produto;

• A comunicação deve abster-se de impor a noção de que o consumo do produto proporcione superioridade;

• A comunicação deve abster-se de apregoar que produto destinado ao consumo por crianças e adolescentes contenha características peculiares que, em verdade, são encontradas em todos os similares.

“Toda vez que escrevo um comunicado para o Associado, penso o quanto estou contribuindo para os negócios dele. Trabalhar com marcas e personagens é uma alegria e uma responsabilidade. Para que continuemos conversando com as famílias, transmitindo a alegria e os valores positivos de sempre, é preciso que sejamos cuidadosos na comunicação como somos com nossos filhos”.

É isso. Tenha um ótimo 2022.

Marici Ferreira – Presidente Abral – Licensing International

 

Deixe um comentário