CURSO: LICENCIAMENTO DE MARCAS – UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DE MARKETING
SOBRE O CURSO:
O licenciamento de marcas nada mais é do que contar uma história por meio do direito de uso de uma propriedade intelectual, seja em um produto, um serviço, uma promoção ou uma experiência. Uma estratégia de marketing em que o fã é o centro dos negócios. Um mercado encantador, que vem crescendo e oferece muitas oportunidades. O curso Licenciamento de marcas: Uma importante ferramenta de marketing conta essa história, do início ao fim, abrangendo conceitos, regras, questões contratuais e comerciais, dicas e muito mais!
COM O CURSO, VOCÊ VAI:
– Entender como o licenciamento pode ser uma poderosa ferramenta de marketing;
– Aplicar os conceitos, seja por meio da criação de um produto/serviço/experiência/promoção ou da inserção de uma marca no mercado;
– Planejar e inserir o licenciamento dentro dos negócios de sua empresa, desde a escolha de uma marca até o ponto de venda.
PÚBLICO-ALVO
– Profissionais das áreas de marketing, gestão, vendas e produto;
– Estudantes de comunicação, publicidade, propaganda, marketing, design, moda e administração;
– Interessados em conhecer o licenciamento de marcas e personagens, bem como atuar em companhias que trabalham com este mercado, sejam elas agências licenciadoras, fabricantes ou varejistas que comercializam estes produtos.
PROGRAMAÇÃO:
Parte I (dia 23.04) – O início da história
18h30-19h: Welcome Coffee
19h-19h15: Introdução: O encantador mundo de marcas e personagens
19h15-19h35: Quem é quem no mercado: Licenciador e licenciado
19h35-20h05: Sinergia é fundamental!
20h05-20h20: Coffee break
20h20-20h50: O que é necessário saber antes de entrar no mercado
20h50-21h30: Negociação feita! É hora de fazer o contrato
Parte II (dia 24.04) – O Meio da História
18H30-19h: Welcome Coffee
19h-19h20: Todos somos marcas
19h20-19h50: A criação e aprovação dos produtos/serviços/campanhas
19h50-20h15: Planejamento do lançamento e divulgação
20h15-20h30: Coffee Break
20h30-21h: Fatores decisivos para o sucesso do licenciamento
Parte III (dia 25.04) – O Final da História
18H30-19h: Welcome Coffee
19h-19h20: E finalmente… o produto está nas lojas e marketing no licenciamento!
19h20-19h50: A importância de trabalhar bem o PDV
19h50-20h15: É tendência! Experiências
20h15-20h30: Coffee Break
20h30-21h: É tendência! Collabs
QUANDO E ONDE?
Dia: de 23 a 25 de abril de 2024, na sede da FAAP.
Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo
Sala B.Hub
Estacionamento entre as portarias G1 e G2
FORMATO:
Presencial e Online (ao vivo, via zoom).
INVESTIMENTO:
Associado – R$ 840,00 (presencial e online)
Não Associado – R$ 990,00 (presencial e online)
Alunos FAAP – Gratuito
Com Certificado FAAP / Abral – Licensing International
INSCRIÇÕES:
PALESTRANTES:
MARICI ROSANA FERREIRA
- Jornalista, com mais de vinte anos de experiência no mercado editorial;
- Eventos B2B nas áreas de brinquedo, papelaria e marcas e personagens;
- Mentora em projetos de introdução do Licensing em companhias de bens de consumo;
- Atualmente é CEO da EP Grupo (Conteúdo, Eventos e Mentoria) e Presidente da Abral – Licensing International.
TALITA SABATINI GARCIA
- Advogada, com mais de quinze anos de experiência no setor, especialista em contratos e propriedade intelectual pela FGV
- Head da área de Legal Marketing e Propriedade Intelectual do escritório Inglez, Werneck
- Conselheira da ABRAL e integrante do Núcleo de Estudos de Direitos Autorais, Entretenimento e Publicidade da Diretoria Cultural da ASPI
- Coautora de “Puffing – uma ferramenta lícita publicitária?” no livro “Atividade Publicitária no Brasil” (2021) e de “Normas de Autorregulamentação do Setor” no livro “Influenciadores digitais e seus desafios jurídicos” (2023)
LARISSA CHIBA
- Atualmente é Head de Marketing de Franquias, Varejo, Promoções e Experiências na Spectrum Brand Licensing, agência que representa a Universal Studios, DreamWorks e Illumination no Brasil.
- Tem mais de 10 anos de experiência em cargos de liderança em multinacionais do mercado de entretenimento, como responsável pela localização das estratégias de marca e produto para o território nacional.
- Sólida vivência no planejamento e implementação de estratégias de marketing 360º incluindo extensão de marcas, desenvolvimento de campanhas no varejo e e-commerce, além de gerenciamento de promoções e experiências.
ERICA D’ABRUZZO CARNICELLI
- Publicitaria, com mais de vinte anos de experiência na área de marketing e 14 anos no mercado de entretenimento;
- Planejamento Estratégico para Marcas e produtos
- Gerenciamento de Categorias, Ações Promocionais e Parcerias
- Atualmente é Gerente Senior de Marketing de Franquias e Varejo na área de produtos de Consumo da WBD.
ERICA GIACOMELLI
- Publicitária e profissional de Licenciamento e Marketing com mais de vinte anos de experiência no mercado brasileiro e América Latina;
- Atuação como Head em Marketing, Licenciamento e Produtos em empresas como Nike, Editora Abril e Hering;
- Head e Diretora Sênior da operação brasileira de licenciamento na Mattel por 13 anos, conquistando posições de liderança global para as marcas como Barbie e Hot Wheels;
- Atualmente é CEO e fundadora da subsidiária brasileira da Tycoon 360, uma das agências líderes em Licenciamento e Extensão de marcas na América Latina, que é agência exclusiva de empresas como Amazon MGM Studios, Hasbro, FIFA, PepsiCo, dentre outras.
FERNANDA ABREU
- Responsável pelo Licenciamento da Endemol Shine;
- 20 anos no mercado de Licenciamento, com experiência em marcas nacionais e internacionais de vários segmentos e com cases de negócios em todas as categorias de produtos.
LUCIANA VITORINO
- Mais de duas décadas de experiência no varejo;
- Diversas áreas de expertise, tais como: Moda e Lifestyle, Música e Entretenimento;
- Atualmente CEO da Agência Ispartner Licenciamento e Novos Negócios
- Jurada no Licensing Excellence Awards.
THAIS WEBER
- Relações Públicas, com mais de 15 anos de experiência no mercado;
- 13 anos focada na área de brinquedos e licenciamento de marcas e personagens;
- Experiência complementar em vendas, head de merchandising, trade marketing local e regional e licenciamento regional;
- Atualmente é responsável pelo licenciamento de marcas na Mattel Brasil, para 10 categorias de produtos.
CYNTIA NAGOSHI UENO
- Formada em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP com extensão e pós em Branding, Animação e Efeitos Visuais, Design de Moda e Design Estratégico;
- Trabalhando há 21 anos no mercado de Licenciamento (5 anos na Sanrio do Brasil e há 16 anos na Warner Bros. Discovery), na área de Criação e Desenvolvimento de Produto;
- Atualmente é Head de Creative, Product Development e Brand Assurance na WBD Brasil.
COORDENADOR DO CURSO: Ricardo Inglez de Souza
“Acreditamos que profissionais informados são a base para o desenvolvimento de um mercado sólido e promissor”.