CURSO: LICENCIAMENTO DE MARCAS – UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DE MARKETING

SOBRE O CURSO:

O licenciamento de marcas nada mais é do que contar uma história por meio do direito de uso de uma propriedade intelectual, seja em um produto, um serviço, uma promoção ou uma experiência. Uma estratégia de marketing em que o fã é o centro dos negócios. Um mercado encantador, que vem crescendo e oferece muitas oportunidades. O curso Licenciamento de marcas: Uma importante ferramenta de marketing conta essa história, do início ao fim, abrangendo conceitos, regras, questões contratuais e comerciais, dicas e muito mais!

 

COM O CURSO, VOCÊ VAI:

– Entender como o licenciamento pode ser uma poderosa ferramenta de marketing;

– Aplicar os conceitos, seja por meio da criação de um produto/serviço/experiência/promoção ou da inserção de uma marca no mercado;

– Planejar e inserir o licenciamento dentro dos negócios de sua empresa, desde a escolha de uma marca até o ponto de venda.

 

PÚBLICO-ALVO

– Profissionais das áreas de marketing, gestão, vendas e produto;

– Estudantes de comunicação, publicidade, propaganda, marketing, design, moda e administração;

– Interessados em conhecer o licenciamento de marcas e personagens, bem como atuar em companhias que trabalham com este mercado, sejam elas agências licenciadoras, fabricantes ou varejistas que comercializam estes produtos.

 

PROGRAMAÇÃO:

Parte I (dia 23.04) – O início da história

18h30-19h: Welcome Coffee

19h-19h15: Introdução: O encantador mundo de marcas e personagens

19h15-19h35: Quem é quem no mercado: Licenciador e licenciado

19h35-20h05: Sinergia é fundamental!

20h05-20h20: Coffee break

20h20-20h50: O que é necessário saber antes de entrar no mercado

20h50-21h30: Negociação feita! É hora de fazer o contrato

 

Parte II (dia 24.04) – O Meio da História

18H30-19h: Welcome Coffee

19h-19h20: Todos somos marcas

19h20-19h50: A criação e aprovação dos produtos/serviços/campanhas

19h50-20h15: Planejamento do lançamento e divulgação

20h15-20h30: Coffee Break

20h30-21h: Fatores decisivos para o sucesso do licenciamento

 

Parte III (dia 25.04) – O Final da História

18H30-19h: Welcome Coffee

19h-19h20: E finalmente… o produto está nas lojas!

19h20-19h50: Marketing 360 no licenciamento

19h50-20h15: A importância de trabalhar bem o PDV

20h15-20h30: Coffee Break

20h30-21h: É tendência! Experiências e collabs

 

QUANDO E ONDE?

Dia: de 23 a 25 de abril de 2024, na sede da FAAP.

Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo

Sala B.Hub

Estacionamento entre as portarias G1 e G2

 

FORMATO:

Presencial e Online (ao vivo, via zoom).

 

INVESTIMENTO:

Associado – R$ 840,00 (presencial e online)

Não Associado – R$ 990,00 (presencial e online)

Alunos FAAP – Gratuito

Com Certificado FAAP / Abral – Licensing International

 

INSCRIÇÕES:

link: https://www.sympla.com.br/curso-licenciamento-de-marcas–uma-importante-ferramenta-de-marketing__2395590

 

PALESTRANTES:

MARICI ROSANA FERREIRA

  • Jornalista, com mais de vinte anos de experiência no mercado editorial;
  • Eventos B2B nas áreas de brinquedo, papelaria e marcas e personagens;
  • Mentora em projetos de introdução do Licensing em companhias de bens de consumo;
  • Atualmente é CEO da EP Grupo (Conteúdo, Eventos e Mentoria) e Presidente da Abral – Licensing International.

 

TALITA SABATINI GARCIA

  • Advogada, com mais de quinze anos de experiência no setor, especialista em contratos e propriedade intelectual pela FGV
  • Head da área de Legal Marketing e Propriedade Intelectual do escritório Inglez, Werneck
  • Conselheira da ABRAL e integrante do Núcleo de Estudos de Direitos Autorais, Entretenimento e Publicidade da Diretoria Cultural da ASPI
  • Coautora de “Puffing – uma ferramenta lícita publicitária?” no livro “Atividade Publicitária no Brasil” (2021) e de “Normas de Autorregulamentação do Setor” no livro “Influenciadores digitais e seus desafios jurídicos” (2023)

 

LARISSA CHIBA

  • Atualmente é Head de Marketing de Franquias, Varejo, Promoções e Experiências na Spectrum Brand Licensing, agência que representa a Universal Studios, DreamWorks e Illumination no Brasil.
  •  Tem mais de 10 anos de experiência em cargos de liderança em multinacionais do mercado de entretenimento, como responsável pela localização das estratégias de marca e produto para o território nacional.
  • Sólida vivência no planejamento e implementação de estratégias de marketing 360º incluindo extensão de marcas, desenvolvimento de campanhas no varejo e e-commerce, além de gerenciamento de promoções e experiências.

 

ERICA D’ABRUZZO CARNICELLI

  • Publicitaria, com mais de vinte anos de experiência na área de marketing  e 14 anos no mercado de entretenimento;
  • Planejamento Estratégico para Marcas e produtos
  • Gerenciamento de Categorias, Ações Promocionais e Parcerias
  • Atualmente é Gerente Senior de Marketing de Franquias e  Varejo na área de produtos de Consumo da WBD.

 

ERICA GIACOMELLI

  • Publicitária e profissional de Licenciamento e Marketing com mais de vinte anos de experiência no mercado brasileiro e América Latina;
  • Atuação como Head em Marketing, Licenciamento e Produtos em empresas como Nike, Editora Abril e Hering;
  • Head e Diretora Sênior da operação brasileira de licenciamento na Mattel por 13 anos, conquistando posições de liderança global para as marcas como Barbie e Hot Wheels;
  • Atualmente é CEO e fundadora da subsidiária brasileira da Tycoon 360, uma das agências líderes em Licenciamento e Extensão de marcas na América Latina, que é agência exclusiva de empresas como Amazon MGM Studios, Hasbro, FIFA, PepsiCo, dentre outras.

 

FERNANDA ABREU

  • Responsável pelo Licenciamento da Endemol Shine;
  • 20 anos no mercado de Licenciamento, com experiência em marcas nacionais e internacionais de vários segmentos e com cases de negócios em todas as categorias de produtos.

 

LUCIANA VITORINO

  • Mais de duas décadas de experiência no varejo;
  • Diversas áreas de expertise, tais como: Moda e Lifestyle, Música e Entretenimento;
  • Atualmente CEO da Agência Ispartner Licenciamento e Novos Negócios
  • Jurada no Licensing Excellence Awards.

 

THAIS WEBER

  • Relações Públicas, com mais de 15 anos de experiência no mercado;
  • 13 anos focada na área de brinquedos e licenciamento de marcas e personagens;
  • Experiência complementar em vendas, head de merchandising, trade marketing local e regional e licenciamento regional;
  • Atualmente é responsável pelo licenciamento de marcas na Mattel Brasil, para 10 categorias de produtos.

 

COORDENADOR DO CURSO: Ricardo Inglez de Souza

 

“Acreditamos que profissionais informados são a base para o desenvolvimento de um mercado sólido e promissor”.