You are currently viewing Curta, “não-agência”de Gelli Clash, se lança no mercado de licenciamento

Curta, “não-agência”de Gelli Clash, se lança no mercado de licenciamento

Com Robin Hood e a Família Arqueira, hub “de influenciador para influenciador” aposta em mercado milionário

Foto: Frederico Busch 

 

São Paulo, 25 de maio de 2022 | Com um portfólio de 19 influenciadores, mais de 121 milhões de usuários inscritos e 1,3 bilhão de visualizações mensais, a Curta, hub de influenciadores que promete revolucionar o modelo de negócios do setor, se lança agora no mercado de licenciamento e importação de produtos para seus parceiros. Em dezembro, a startup estreou no mercado editorial com o Livrão do Lipão, sua primeira iniciativa nessa área.

O potencial é grande. Em seu portfólio, a Curta tem hoje seis dos dez youtubers mais influentes do universo de Minecraft. Um deles é Robin Hood Gamer, o criador que mais cresceu no YouTube em 2021, segundo ranking divulgado pela plataforma, que reúne mais de 18 milhões de inscritos.

Robin é membro da Família Arqueira, com seus irmãos Beto Gamer e Hey Davi. Juntos são um fenômeno de audiência, com mais de 35 milhões de inscritos no Youtube, a maioria entre 6 e 12 anos. Entre os meses de janeiro e fevereiro, juntos, os irmãos somam 596 milhões de visualizações no Youtube. Além dos três personagens principais, vêm também o cachorro Super Jonh, a gata Faísca e Jubiscreu, um boneco de neve, que nas aventuras do trio quase sempre acaba derretido na lava.

Robin, Beto e Davi são o retrato de uma geração de Youtubers que começou na plataforma com os games. Os irmãos, de Sorocaba, começaram sua trajetória em um PC antigo na casa de dois cômodos da família, 14 anos atrás, com o incentivo do pai. O sucesso veio rapidamente, com Robin criando sobre a plataforma de Minecraft para celular, uma novidade na época. Logo Beto, mais tímido no início, estreou seu próprio canal. E, assim que completou 7 anos, David se juntou ao grupo.

Com os primeiros rendimentos, construíram uma nova casa para os pais – apenas a primeira. E começaram a colecionar jogos e consoles antigos, o que se tornou uma paixão.

O próximo passo é transformar todo esse ativo em produtos. Livros, bonecos, jogos, camisetas. O potencial é enorme, em um mercado milionário. E o começo de uma nova frente de negócios para a Curta. Para isso, trouxeram a gerente de Licenciamento e Importação, Livia de Paula, profissional com mais 12 anos de experiência na área de marketing de produtos, gestão de marcas e comércio exterior. “Estamos desenvolvendo um style guide para o Robin e a Família Arqueira e atualizando toda a identidade visual deles para que, assim, o público reconheça ainda mais seus personagens favoritos”, diz Lívia.

Modelo diferente

Como influenciador, Pedro Gelli, conhecido no Youtube como Gelli Clash, passou por várias agências, lançou seu próprio livro e conhece bem as agruras desse mercado. “A ideia da Curta foi criar algo de influenciador para influenciador, que nos colocasse como protagonistas”, diz.

Pedro e seus sócios Vitor Rabello e Lucas Continentino, também empreendedores, criaram com um novo modelo de negócios, em que os influenciadores são sócios do negócios, um modelo de partnership, uma “não-agência”, como gostam de dizer. “Sabemos exatamente o que não queremos ser. Não queremos esse modelo ultrapassado. Trabalhamos com parcerias”, diz Gelli.

Com apenas 11 meses de existência, a Curta tornou-se o maior hub de influenciadores do Youtube e já fechou mais de R$ 4,5 milhões em parcerias.

Isso não seria possível sem um modelo sólido de governança. “Trouxemos um aprendizado do mercado financeiro, com um modelo de partnership, padrões, modelos e processos, que dão segurança para todos os parceiros”, diz Vitor.

“A Curta foi construída de criador para criador. Com o volume de conteúdos que temos que produzir diariamente para os nossos canais, a Curta entra como elo entre o influenciador e novos projetos e facilitadora nesse relacionamento. Isso conta muito. Somos amigos e parceiros”, afirma Gabriel Neto, o Robin Hood Gamer.

Informações para a imprensa:

TAMB Conteúdo Estratégico

Cristian César – (11) 94051-0161

Katiele França  – (11) 96995-1313

Links: Instagram curta.digital

 

Sobre a Curta:

O hub formado pelos influenciadores da Curta conecta públicos e marcas. Com um elenco de 19 influenciadores, soma, hoje, mais de 121 milhões de usuários inscritos e 1 bilhão de visualizações mensais. Na Curta, a conexão acontece de influenciador para influenciador, sem intermediários, em um novo modelo de negócios em que colaboração e parceria são premissas básicas.

A Curta oferece um sistema de co-gestão completa para influenciadores e apoia suas empresas no desenvolvimento de estratégias de marketing digital de sucesso, que inclui em seu ecossistema uma editora e uma licenciadora de produtos.

O time inclui seis dos dez maiores youtubers gamers do universo de Minecraft e o Youtuber #1 de 2021, Robin Hood Gamer, da Família Arqueira.

Fonte:  Tamb Conteúdo stratégico

 

São sócios da Curta Holding Ltda. Pedro Gelli, Vitor Rabello, Lucas Continentino e Juliano Custódio.

Deixe um comentário