A importância das lojas oficiais na relação entre marca e fãs

Atualmente, com o crescimento do mercado de licenciamento, as lojas tornaram-se um potencial elo na experiência do consumidor

fevereiro 15, 2023
Bruno Koerich

CEO da Destra

O mercado de licenciamento no Brasil segue a pleno vapor e vem crescendo exponencialmente nos últimos anos – de acordo com o 2022 Global Licensing Industry Study, fornecido pela Licensing International, o país está na oitava posição em maior faturamento com licenciamento de marcas. Em decorrência dessa crescente, os atores da indústria enxergam uma possibilidade evidente de expansão do ramo.

Diante deste cenário, as lojas se tornam verdadeiras aliadas na ascensão deste mercado. Independente do ramo de atuação ou segmento, foi-se o tempo em que eram meros pontos de venda. Atualmente, possuem um potencial de aproximar e cativar os consumidores por meio de experiências e ativações de marcas das mais diversas.

Por sua vez, o licenciamento em si trabalha junto para promover a conexão do consumidor e fã dos seus ídolos, heróis e marcas. Oportuniza ao consumidor uma experiência totalmente diferenciada e personalizada ao comprar, uma vez que se tem espaço totalmente dedicado à marca, com potencial de tornar o fã ainda mais apaixonado.

Por que as lojas oficiais são tão importantes?

De forma tradicional, o licenciamento consiste na cessão da propriedade para que indústrias possam comercializar os produtos nos mais variados pontos de venda possíveis.

Porém, eventualmente, pode acontecer que o produto chegue às gôndolas sem que haja um espaço específico e dedicado para ele, de maneira que não chame a atenção e nem aproxime um potencial comprador, já que ele acaba se misturando com outros produtos. Portanto, os pontos de venda oficiais são uma ferramenta de suma importância para estreitar a relação com o fã, já que permite muito mais que apenas comercializar, mas sim ser uma extensão da marca.

Em contrapartida, também é de enorme valor o mercado, por meio do varejo tradicional, pulverizar e aumentar a escala de produtos licenciados à venda. É fundamental que exista um equilíbrio entre a pulverização de produtos licenciados no mercado com experiências únicas, como as citadas anteriormente. A meu ver, com certeza, este é o melhor formato possível para um programa de licenciamento. Explico-lhes o motivo.

Criando experiências únicas

Por meio desse equilíbrio entre grandes ofertas e experiências mais personalizadas, o fã passa a ter à sua disposição inúmeros pontos de contato com a sua marca preferida, produtos licenciados e lojas oficiais, que não só materializam a paixão do cliente dessa categoria de produtos, mas ajudam também a demonstrar a força e presença de marcas que, consequentemente, vão aumentar de maneira considerável seu valor de mercado.

Para ilustrar este fato, posso citar como exemplo uma marca globalmente famosa: o Paris Saint Germain. Recentemente, o clube francês abriu uma loja em Nova York, mais especificamente na 5th Avenue. Essa movimentação coloca a já famosa brand parisiense em um dos grandes centros comerciais em termos mundiais.

A loja, que é um exemplo desse equilíbrio mencionado, conta com uma extensa variedade de produtos do PSG, além de uma seção de personalização avançada para os fãs colocarem sua assinatura em seus produtos autênticos favoritos. Ou seja, um grande centro comercial, com grande variedade de produtos, mas que também promove personalizações e experiências para cativar o torcedor, fã ou simpatizante do clube que reside ou visita NY. Um verdadeiro case bem-sucedido.

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Fonte: Marketing Esportivo

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