You are currently viewing A serenidade dá o tom: chegou a hora de conhecer as tendências de cores para 2022 da Shutterstock

A serenidade dá o tom: chegou a hora de conhecer as tendências de cores para 2022 da Shutterstock

Baseado em dados, relatório da Shutterstock.AI identifica as principais tonalidades para quem quer aumentar o engajamento em 2022

 

A Shutterstock, plataforma criativa líder global, apresenta a versão 2022 de seu Relatório Anual de Tendências de Cores. Ao analisar milhões de imagens baixadas e dados de tonalidades de pixels individuais em todo o mundo, o relatório identificou as três cores com crescimento de uso mais rápido, bem como as tendências favoritas de 20 países. A novidade no relatório deste ano é a identificação, pela Shutterstock.AI, da cor de melhor desempenho que leva às maiores taxas de cliques (CTR) e conversões em campanhas publicitárias. Com o Relatório de Tendências de Cores, designers e criativos têm uma nova e confiável ferramenta artística para produzir peças inspiradoras e atraentes, em sintonia com o gosto do público e que sejam capazes de causar uma boa impressão.

O Relatório de Tendências de Cores deste ano mostra uma abordagem mais discreta, minimalista e suave em comparação aos anos anteriores. Nada muito chamativo, sem realces em neon, nada artificial – apenas simplicidade e elegância sutil. Serenidade é a palavra-chave em 2022 quando falamos sobre selecionar cores. Os dados destacam que os designers estão indo em direção a tons mais calmos e para longe de tons intensos. Este é o trio sereno de cores que definem a estética para 2022:

  • Coral Sereno (#E9967A): Um pêssego levemente desbotado, como um filtro carregado sobre um belo pôr do sol. Esta cor evoca um tom mais rústico e tênue do que alguns dos tons mais claros e brilhantes do passado. Se for falar sobre saúde e felicidade, coloque o Coral Sereno em seu radar. Ele combina bem especialmente com amarelos e rosas empoeirados para dar um ar nostálgico à criação. Ou considere contrastá-lo ao azul celeste para obter uma paleta natural e reconfortante.
  • Violeta Veludo (#800080): Um tom vibrante de roxo com fundo rosa, uma reminiscência do eterno luxo e elegância da orquídea real. Alguns roxos se destacam e gritam – este sussurra. E, no entanto, é a mais ousada das cores em alta para 2022, chamando a atenção sem ser ostensiva. Seu complemento natural é um tom contrastante de verde, como o esmeralda.
  • Rosa Pacífico (#DB7093): Um rosa algodão-doce que é uma mescla perfeita de vitalidade e tranquilidade – apesar da empolgação que o ano novo traz, essa cor funciona como um lembrete para uma pausa – para parar e cheirar as rosas, como diz o ditado em inglês. O rosa-choque está esfriando e o rosa sutil ganha força. Fica maravilhoso quando combinado a outros tons de rosa e ao pêssego. E, assim como sugere seu nome, combine-o com um tom azul-petróleo claro para evocar o pôr do sol sobre uma cintilante praia do Pacífico.


“Em 2021 houve um acerto de contas com tudo de pesado que o ano trouxe. Agora, marcas e agências em todo o mundo estão adaptando suas paletas de cores para acalmar e evocar estabilidade e equilíbrio”, diz Flo Lau, diretora de criação da Shutterstock. “Este ano, levamos nossos insights criativos a um novo patamar com a inclusão das cores identificadas pela IA para ajudar os criativos a aumentarem o impacto de seu trabalho com segurança. Com o relatório, queremos dar a esses profissionais o conhecimento necessário para fazer escolhas calculadas e certeiras para tudo o que criarem. Em nossa plataforma, temos a sorte de ter acesso às decisões de conteúdo de quase dois milhões de criadores, o que nos permite prever onde as mudanças estão acontecendo. Essas cores nos dizem que as pessoas procuram tons naturais, terrosos e calmantes”.

Analisando centenas de bilhões de bits de dados criativos de anúncios digitais ao longo dos anos, a Shutterstock.AI identificou que tons de verde podem ser os mais usados pelos profissionais de Criação e de Marketing para gerar engajamento. Como verde é uma cor associada principalmente a um estilo de vida saudável, frequentemente pode ser vista em peças que remetem a alimentos frescos ou esforços ambientais. Na Shutterstock, o download de cenas de natureza, onde o verde predomina na paleta visual, aumenta a cada ano – fotos aéreas de montanhas, por exemplo, cresceram sua popularidade em 1.396%. Segundo os dados analisados, adicionar um toque de verde às criações aumenta o desempenho das campanhas, o CTR e as conversões do cliente.

Os especialistas em dados também decodificaram os tons favoritos de vinte países ao redor do mundo, destacando as cores que mais estão em sintonia com o gosto do público local. Do Azul-aço (#4682B4) na Suíça ao Rosa claro (# FFC0CB) no Reino Unido, México, Países Baixos e Brasil, o relatório fornece aos criativos uma visão regional sobre quais cores criarão mais impacto para suas criações em cada país.

Conheça mais do relatório de Tendências de Cores de 2022 da Shutterstock para explorar as principais tendências de cores em todo o mundo.

Fonte: Shutterstock

 

Leave a Reply