Barbie e Burberry protagonizam disputa no mundo da moda

Mattel, fabricante da icônica boneca, quer bloquear registro de nova marca feita pela grife de luxo

Do Ad Age

Nesta semana, a Mattel, dona da Barbie, enviou uma notificação para tentar bloquear o registro da nova marca “BRBY” por parte da grife Burberry, criando uma batalha entre dois ícones da indústria da moda.

Considerando a Barbie como “uma das mais reconhecidas marcas do mundo”, a notificação da Mattel argumenta que a marca registrada pela Burberry é “muito semelhante” à marca registrada Barbie, tanto na aparência quanti sonoridade e impressão comercial.

A Mattel ainda observou: “Quando faladas em voz alta, as duas marcas são foneticamente idênticas.” A Burberry registrou a maraca “BRBY” no verão passado.

A fabricante da icônica boneca diz, ainda, que o registro de marca da Burberry para uma série de produtos, como bolsas e acessórios que imitam couro, estojos de cosméticos, jaquetas e malhas, poderia infringir as marcas já registradas de Barbie para os mesmos itens.

A notificação judicial chega em um momento de “Barbiemania”, impulsionada pela expectativa em torno da estreia do longa-metragem sobre a famosa boneca, marcado para 21 de julho. O Barbie-core vem inundando o mercado collabs e produtos licenciados.

Embora o argumento de sonoridade singular utilizado pela Mattel seja algo peculiar – uma vez que não há uma única maneira correta de pronunciar o nome de uma marca – há uma tendencia maior em torno da proteção de marcas registradas, de acordo com Josh Gerben, advogado e sócio-fundador da Gerben Perrot.

“As grandes marcas estão cientes da necessidade de proteger os registros por conta da saturação do mercado”, declarou o advogado, observando que, quanto mais nomes semelhantes são registrados para uma marca em particular, menos se torna a zona de proteção em torno dela.

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Fonte: Meio & Mensagem

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