Barbie gera mais de 1 milhão de posts nas redes sociais

Levantamento da Buzzmonitor mostra como o filme da Barbie gerou engajamento para marcas, influencers e veículos nas redes sociais no Brasil

O filme Barbie, que estreou na última semana no Brasil, gerou grande movimentação nas redes sociais por parte das marcas, influencers e veículos. Isso é o que mostra dados do Buzzmonitor Trends, plataforma de monitoramento e atendimento multicanal.

Em um mês, de 26 de junho a 26 de julho, o levantamento mostra que foram publicados mais de 1.045.738 posts com os termos “barbie”, “#barbie” ou “#barbieofilme” nas redes sociais de veículos e influenciadores, em português.

No dia da estreia oficial, 20 de julho, a plataforma captou um pico de menções em relação ao tema, representando 44,67% do volume do período (467.226 em números absolutos).

Levantamento da Buzzmonitor mostra como o filme da Barbie gerou engajamento para marcas, influencers e veículos nas redes sociais (crédito: divulgação)

Aproveitando a tendência “Barbiecore”, inspirada no universo da boneca da Mattel, marcas como, Burger KingRiachuelo, Melissa, Renner, C&A e Ipanema, lançaram produtos exclusivos.

No Twitter, 17 termos envolvendo o filme e a boneca (“#Barbie”, “Barbie”, “Greta”, “Ryan Gosling”, “Greta Gerwig”, “20 de julho”, “Ryan”, “Margot Robbie”, “QUE FILME”, “BarbieTheMovie” e “Dua Lipa”) ficaram nos Trending Topics. Eles apareceram 1.741 vezes.

Já no Facebook, os posts com maiores engajamentos envolvendo menções à Barbie ficaram com: a notícia de um casal de idosos fotografando a famosa caixa da boneca, divulgada pelo Bangu ao Vivo (376.1 mil interações); Ary Fontoura no clima pink, replicado pela Super Rádio Tupi (289.4 mil interações); e a parceria da Magazine Luiza com o Cinemark, falando da presença da Lu na pré-estreia (173.1 mil interações).

Outros dois posts da linha de maquiagens da Barbie by Época Cosméticos, da varejista, se destacaram: uma da Lu usando as maquiagens (66.8 mil interações) e outro de um mockup das embalagens (51.6 mil interações). Já a Havan aproveitou o momento para divulgar sua seleção de roupas rosas (39 mil interações).

No Instagram, o post com maior engajamento envolvendo o universo da Barbie foi da família da Viih Tube, no caso, a foto de mesversário da Lua (1.2 milhões de interações). Em seguida, vieram as publicações de Hugo Gloss sobre as premieres de Margot Robbie em Sydney (1 milhão de interações) e no México (588.7 mil interações).

A temática da Barbie também foi pauta de conversas das marcas no Instagram. Aproveitando a estreia do filme da boneca da Mattel e de Oppenheimer no mesmo dia, Casas Bahia personalizou influenciador digital CB nos dois modos (rosa e preto), resultando em 105.2 mil interações. Já o perfil de humor Otariano divulgou o combo do Burger King com temática da Barbie. O post teve 79.9 mil interações.

O levantamento mostra que Barbie tem se mostrado como um tema potencial para aquecer os negócios das marcas e ser tema de conversas. Os conteúdos das marcas e influencers trazem nostalgia e elementos visuais marcantes que motivam a replicação em diferentes contextos. Além disso, o tom dos conteúdos vão desde humor até notícias relacionadas a negócios.

Isso pode ser visto nos posts das marcas e influencers, que falam sobre diferentes faixas etárias e grupos sociais (idosos, crianças, famílias, casais), segmentos (moda, alimentação, beleza) e com tom que vai desde o humor até a notícia relacionada a negócios.

Dentre os veículos que abordaram o filme Barbie em suas pautas estão alguns mais tradicionais, como Omelete, Band Jornalismo, Quem, TNT Sports, Correio Brasiliense, TecMundo e IstoÉ, mas também veículos não pertencentes a grandes grupos de mídia, como Baixada Viva Notícia, Bangu ao Vivo e Fatos Desconhecidos.

O post entre os veículos que ganhou mais engajamento nas redes sociais foi o do TNT Sports, que fez um gancho com o tema associando a família do jogador do Manchester City, Kevin de Bruyne, à família da Barbie.

Barbie no e-commerce

Sucesso do filme da Barbie também se refletiu no e-commerce da Americanas. Segundo dados de tráfego levantados por Similarweb e Snaq, a Americanas é uma das plataformas que lidera as buscas pelo termo Barbie em marketplaces brasileiros.

As buscas relacionadas à Barbie no site e app do marketplace cresceram mais de sete vezes no primeiro final de semana de exibição do filme, entre os dias 20 e 23 de julho, em comparação com o mesmo período no mês anterior.

Além disso, a pesquisa interna no app e site pelo termo Barbie também cresceu mais de quatro vezes considerando o mesmo intervalo.

O engajamento da marca nas redes sociais também aumentou por conta do filme. De 19 a 24 de julho, 78% do engajamento e mais da metade de todas as interações do público foram em posts relacionados ao longa.

Leia mais: https://www.meioemensagem.com.br/midia/posts-barbie-redes-sociais

Fonte: Meio & Mensagem

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