Co-criador do Mortal Kombat revela segredo do sucesso da franquia

Ed Boon, co-criador da série de games e diretor do novo capítulo, Mortal Kombat 1, também comenta sobre o crescimento da indústria de games

Lançada originalmente pela Midway Games, em 1992, e posteriormente adquirida pela Warner Bros. Games, com o desenvolvimento da NetherRealm Studios, a aclamada franquia de jogos de luta Mortal Kombat segue se reinventando, mesmo após 31 anos.

A partir desta quinta-feira, 14, a Warner Bros. Games libera o acesso antecipado ao mais recente capítulo da série de jogos, o Mortal Kombat 1, para PlayStation5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC, como parte da Edição Premium. A edição Standard de Mortal Kombat 1 será lançada mundialmente na próxima terça-feira, 19 de setembro.

O novo capítulo da série, na verdade, propõe um novo começo para a franquia, com o renascimento do Universo, criado pelo Deus do Fogo Liu Kang, apresentando heróis e vilões icônicos reimaginados. O tradicional Modo História permanece, mas como uma narrativa cinematográfica repaginada, com novos relacionamentos e reviravoltas.

Desde seu lançamento nos fliperamas, a franquia tem conquistado milhares de fãs ao redor do mundo. Em entrevista ao Meio & Mensagem, Ed Boon, co-criador da série de games e diretor do novo capítulo, explica que de onde vêm o sucesso da franquia: “Acredito que uma das principais razões pelas quais Mortal Kombat é tão grande como sempre foi depois de 30 anos é porque sempre estivemos dispostos a mudar as coisas e adicionar novos recursos a cada jogo”.

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Fonte: Meio & Mensagem

Um exemplo disso é que o Mortal Kombat 1 amplia a experiência do single-player com a estreia de um novo modo: o Modo Invasão, baseado em progressão no qual os jogadores podem atravessar os reinos por meio de um mapa interativo. Eles também poderão experimentar diferentes builds para seus personagens e completar desafios para ganhar recompensas construídas em uma programação sazonal temática de seis semanas.

O jogo recém-lançado também conta com um sistema de Lutadores de Parceria, que traz uma lista separada de personagens de apoio para ajudar os jogadores durante as partidas. Esses Lutadores foram extraídos de mais de 30 anos de história do Mortal Kombat. “Quando um novo jogo Mortal Kombat é lançado, não parece como os anteriores, e sempre há algo novo sendo introduzido”, complementa Boon.

Além dos tradicionais lutadores do jogo, como Liu Kang, Scorpion, Sub-Zero, Raiden, Kung Lao, Kitana e Mileena, o Mortal Kombat 1 apresenta uma skin brasileira: a “Funkeira”, para a personagem Tanya. Para ter acesso a ela, os gamers brasileiros devem realizar a compra do jogo diretamente nas lojas oficiais brasileiras da PlayStation Store, Microsoft Store, Steam, Nuuvem, Nintendo eShop e Epic Games Store.

Apesar de conquistar a nova geração, nessa onda de comportamento nostálgico, por ser um jogo que revisita a primeira versão do jogo, na visão do co-criador do jogo, o Mortal Kombat 1 atrai mais os jogadores que estiveram sempre com a franquia. “Novos jogadores não terão o mesmo tipo de reação às referências aos jogos antigos e todo esse tipo de nostalgia”, revela.

A maior indústria de entretenimento

O mercado de games segue em expansão e a tendência é continuar. Segundo dados da consultoria Newzoo, globalmente, essa indústria gerará receitas de US$ 187,7 bilhões ainda este ano e deve chegar US$ 212,4 bilhões em 2026.

“Sinto que existe uma grande oportunidade para crescermos ainda mais o negócio, considerando que os jogos estão se tornando uma das formas mais populares de entretenimento do público”, opina Boon. Ele ainda ressalta que com este negócio em crescimento, há, obviamente, uma apreciação crescente por parte do público.

 

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