A etapa brasileira da Fórmula 1 está dando o que falar nas redes sociais. Entre a exaltação à magistral vitória do piloto holandês Max Verstappen e os pedidos para que todas as corridas da temporada 2025 aconteçam em Interlagos, um sentimento comum está sendo compartilhado pelos fãs da categoria: a saudade do Grande Prêmio.
Celebrada pela Formula 1 e pelos pilotos da categoria, a relevância do esporte como uma plataforma de entretenimento além das corridas está ampliando a participação de outras indústrias em um mercado cada vez mais expansivo. Os números da indústria de brinquedos comprovam isso: no Brasil, os brinquedos relacionados à F1 cresceram 1000% no período de janeiro a setembro, em comparação ao mesmo período de 2023.
De olho neste potencial, a categoria está investindo em parcerias estratégicas com gigantes da indústria de brinquedos, como Lego e Hot Wheels. Dados divulgados pela Circana apontam que os blocos de construção representam mais de 80% das vendas de produtos com temática da F1 no período, liderados pela Lego com o modelo McLaren Senna, criado em homenagem aos 30 anos do legado do ícone Ayrton Senna.
Sozinho, o icónico modelo da MP4/4 pilotada pelo tricampeão movimentou cerca de R$3,6 milhões em vendas ao longo de 2024. Além dos bons resultados financeiros, a sinergia entre os dois universos está provocando uma renovação na base de fãs da Fórmula 1. Atualmente, mais de quatro milhões de crianças de 8 a 12 anos seguem ativamente a F1 na União Europeia e nos EUA.
Para o futuro, a parceria com a Lego prevê a criação de produtos destinados à crianças em idade pré-escolar e conjuntos de tijolos para todas as idades, inspirando a manipulação criativa dos carros da categoria. Atualmente, a marca possui quatro modelos disponíveis no portfólio: a MP4/4 de Ayrton Senna, a versão 2023 da McLaren e as Mercedes-AMG W12 e W14.
Na avaliação de Guilherme Bocchi, gerente de contas da Circana, através das parcerias, a Fórmula 1 não apenas promove sua imagem, mas também contribui para o desenvolvimento de uma cultura automobilística que pode durar por gerações. Ele ressalta que as collabs posicionam a F1 como uma marca que celebra a velocidade, criatividade e diversão, garantindo que novas gerações se apaixonem pelo esporte.
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Fonte: Mundo do Marketing