Retaliação acontece após país liderado por Putin começar guerra na Ucrânia. ‘Red – Crescer é uma Fera’, ‘Morbius’ e ‘The Batman’, estão entre os filmes que não vão entrar em cartaz.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/9/r/WpwBgtQVStYA4TUInEwg/red-crescer-e-uma-fera.jpg)
‘Red – Crescer é uma Fera’ não será lançado na Rússia; Disney e Sony suspendem estreias no país por causa da guerra — Foto: Reprodução
“Devido à invasão não provocada à Ucrânia e à trágica crise humanitária, estamos suspendendo a estreia de filmes na Rússia, incluindo o próximo ‘Red – Crescer é uma Fera’ da Pixar”, informou a Disney em comunicado.
“Tomaremos futuras decisões comerciais em função de como a situação se desenvolver”, acrescentou.
A Disney indicou que trabalha com uma ONG para fornecer ajuda emergencial e outras formas de assistência humanitária aos refugiados.
Com o anúncio, a Warner Bros. anunciou o cancelamento da estreia russa de “The Batman”, que estava prevista para sexta-feira (4).
A Sony Pictures, filial do grupo japonês Sony, se uniu à iniciativa e suspendeu a estreia de seus filmes na Rússia, incluindo “Morbius”.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/H/g/yiplF4SpSm0vGR55mhqA/morbius.jpg)
Jared Leto em cena de ‘Morbius’ — Foto: Divulgação/Sony
A empresa justificou em um comunicado a decisão pela “ação militar que perdura na Ucrânia, a incerteza resultante e a crise humanitária provocada na região”.
Netflix e gigantes de tecnologia também se manifestam
A Netflix anunciou, também na segunda-feira (28), que não deve cumprir a lei de audiovisual da Rússia que exige a inclusão de 20 canais públicos para poder operar no país.
Várias multinacionais se distanciaram da Rússia desde a invasão à Ucrânia. Facebook, Twitter e Microsoft tomaram medidas nesta segunda-feira para limitar a divulgação de informações dos meios de comunicação afiliados ao governo russo.
De maneira mais drástica, as petroleiras britânicas BP e Shell anunciaram que pretendem se desfazer de suas ações em projetos conjuntos com empresas russas na Rússia.
VÍDEO: Confira quais são as principais estreias de 2022
Fonte: G1.Globo