Epic Games confirma volta de Fortnite e loja no iOS, mas só na Europa

Relembre a briga entre as duas empresas que fez Fortnite ser banido do mundo mobile

A Epic Games confirmou que vai retornar oficialmente ao iOS, o sistema operacional de dispositivos móveis da Apple. Entretanto, a medida só deve valer para a União Europeia por enquanto, onde uma legislação própria permitirá a chegada da desenvolvedora.

A confirmação veio por um texto da própria Epic Games em forma de retrospectiva de 2023 e promessas para o ano atual. Na postagem, ela confirma que recebeu uma conta de Desenvolvedor da marca, um passo importante para lançar apps e games para iPhone, iPad e até o Apple Vision Pro.

Até o final do ano, a companhia vai lançar novamente Fortnite em dispositivos da Maçã, confirmando especulações das últimas semanas. Além disso, a Epic Games Store vai virar uma “loja alternativa” de aplicativos no iOS, gerenciada pela filial da companhia na Suécia.

Briga entre Epic Games e Apple durou anos

O retorno de Fortnite ao iOS pode parecer uma novidade corriqueira. Entretanto, ela representa o possível desfecho de uma briga que dura três anos e ainda não foi totalmente encerrada.

Tudo começou em 2020, com reclamações do estúdio sobre as altas taxas de até 30% cobradas por Apple e Google pelas microtransações registradas nos sistemas operacionais iOS e Android. Ao tentar burlar esse imposto, a Epic Games foi banida de ambos os ambientes. Depois de lançar um comercial debochando da Maçã, ela processou as companhias.

O julgamento contra a Apple aconteceu primeiro e terminou com um resultado mais favorável para a própria dona do iPhone. Até chegar a esse ponto, porém, não foi nada fácil: o caso chegou à Suprema Corte dos Estados Unidos, instância máxima do Judiciário no país. Os juízes não chegaram a levar em conta as apelações das empresas e mantiveram a decisão final do tribunal.

O máximo que a Epic Games conseguiu foi a obrigatoriedade de adição de atalhos para jogadores que eventualmente preferissem processar o pagamento fora da App Store, o que evitaria as taxas pagas pela empresa.

TARTARUGAS NINJA VOLTAM A FORTNITE NO EVENTO COWABUNGA

A Epic Games Store só será liberada na União Europeia como uma loja própria por causa do Digital Markets Act. O conjunto de leis da região obriga a Maçã e permitir que outras desenvolvedoras ofereçam app stores próprias na plataforma, tirando o então monopólio da Apple.

Por enquanto, não há definições por parte da Apple sobre uma eventual expansão da política de liberar outras app stores em mais regiões do mundo. A companhia, entretanto, também está inclinada a permitir o streaming de games nas plataformas.

Já Fortnite segue um fenômeno, concentrando números bastante sólidos inclusive em consoles. A própria Epic Games está em crescimento após um 2023 turbulento, tendo anunciado recentemente um investimento da Disney.

Fonte: Epic Games

Leia mais: https://www.adrenaline.com.br/apple/epic-games-confirma-volta-de-fortnite-e-loja-no-ios-mas-so-na-europa/#:~:text=A%20Epic%20Games%20confirmou%20que,permitir%C3%A1%20a%20chegada%20da%20desenvolvedora.

Fonte: Adrenaline

Leave a Reply