Selo da Mauricio de Sousa Produções e da Editora Panini é o mais premiado e mais lido dos quadrinhos brasileiros voltados para o público jovem adulto, segundo dados da editora
O selo Graphic MSP – da Mauricio de Sousa Produções e da Editora Panini – comemorou dez anos em outubro de 2022, e agora acaba de bater a marca de mais de um milhão de exemplares vendidos, segundo dados da empresa.
A série também acumula prêmios do mercado, com diversos troféus HQMIX – o Oscar dos Quadrinhos no Brasil – e até o primeiro Prêmio Jabuti da Mauricio de Sousa Produções com Jeremias – Pele, em 2019. O selo também é importante por formatar um mercado de quadrinhos para jovens e adultos que alavancou o interesse de outras editoras para publicação de material de outros grandes autores brasileiros.
Ao mesmo tempo, o projeto está dando frutos além dos quadrinhos com os filmes live actions baseados em suas publicações. Laços e Lições, de Vitor e Lu Cafaggi, renderam a entrada da MSP nos live actions com grande sucesso; e o Astronauta, de Danilo Beyruth, inspirou a série de animação que será lançada pela HBO nos próximos meses. Além disso, Jeremias – Pele, de Rafael Calça e Jefferson Costa, ganhará uma série live action em breve.
Segundo o editor do selo na MSP, Sidney Gusman, esse sucesso demonstra não só a visão e grandeza de Mauricio de Sousa em ceder seus personagens para os outros autores brasileiros fazerem releituras em seus próprios estilos, como em perceber que seus personagens estão no DNA de toda uma nova geração de profissionais que deram tudo de si para fazer o melhor trabalho em homenagem a essas propriedades intelectuais. “Desde que ofereci o projeto ao Mauricio, acreditava no potencial dos materiais e apostava que muitos outros projetos poderiam advir das Graphics MSP. Felizmente, eu acertei”, comenta Sidney.
Mauricio de Sousa apoiou a ideia desde o início, justamente para estimular novos desenhistas a serem mais conhecidos pelo público da área. “Eu quero cada vez mais ver meus personagens se transformarem nas mãos de tão grandes desenhistas brasileiros. A cada novo projeto, meu coração bate mais forte, e o desafio que o Sidney Gusman propõe a cada autor vira uma onda de expectativa nos leitores da Turma da Mônica que, pelo sucesso, está dando muito certo”, afirma Mauricio.
Para a diretora de Marketing da Panini, Martina Limoni, “é muito gratificante para a Panini fazer parte desse marco na história do quadrinho brasileiro. Acompanhamos de perto, com grande orgulho, essa redescoberta dos leitores pela leitura — por meio das Graphics MSP — e a lembrança de que histórias em quadrinhos são para todos os púbicos”.
São 39 edições já lançadas. E a 40ª, que está em fechamento, é Magali – Receita, de Carol Rossetti, que sairá na CCXP, em dezembro.
Leia mais: https://www.publishnews.com.br/materias/2023/09/20/graphic-msp-ultrapassa-marca-de-um-milhao-de-exemplares-vendidos#:~:text=Graphic%20MSP%20ultrapassa%20marca%20de,PublishNews&text=O%20selo%20Graphic%20MSP%20%E2%80%93%20da,vendidos%2C%20segundo%20dados%20da%20empresa.
Fonte: PublishNews