Mauricio de Sousa conta que Chico Bento vai virar filme e que Turma da Mônica ‘batizou’ famoso doce brasileiro

Episódio do ‘De onde vem o que eu como’ entrevistou o famoso autor de quadrinhos sobre a sobremesa Romeu e Julieta. Sucesso de campanha publicitária surpreendeu até o cartunista

Por Carol Lorencetti

 

Romeu e Julieta: famoso casal do escritor William Shakespeare.

Mônica e Cebolinha: amados personagens do cartunista Mauricio de Sousa.

Quem diria que a união das duas histórias seria um sucesso? E ainda deu nome a uma sobremesa que diz muito sobre a culinária brasileira: o doce Romeu e Julieta, feito da combinação do queijo com a goiabada.

Nos anos 60 e 70, uma campanha publicitária trazia a Mônica e o Cebolinha como protagonistas do trágico romance do século XVI.

Mauricio de Sousa contou, em entrevista ao podcast “De onde vem o que eu como“, que nem ele esperava que a ideia faria tanto sucesso: “Fico feliz de termos isso na história da família brasileira”, destaca. Antes da campanha, a combinação de queijo com goiabada já existia, mas não tinha o nome do famoso casal.

Chico Bento vai virar filme

Em entrevista ao g1Mauricio de Sousa disse que o projeto do filme está em fase de planejamento de roteiro e escolha de elenco, que será com atores reais.

“Estamos discutindo qual ‘caipirês’ será usado na história, uma linguagem que seja entendida por todo o público. Esse momento (de planejamento) é delicioso”, diz Mauricio.

O lançamento do filme está previsto para 2024.

 

Inspirado em história real

O cartunista contou que o Chico Bento foi criado a partir do primo da avó do cartunista.

“Ele contava histórias e era meio sabidão, brincalhão com todo mundo, e era da roça. A minha avó falava dele”, relembra.

Criado nos anos 60 sob encomenda de uma cooperativa, que queria uma história ambientada no interior, Mauricio considera que Chico Bento é um dos personagens mais fortes da Turma. O motivo é o ambiente em que ele vive: “Uma roça gostosa, no meio do mato, nadando no Ribeirão”, argumenta.

“Nós estamos ligados para incluir temas que exigem divulgação, como desmatamento, queimadas e cuidado ambiental”.

Em 2014, Chico Bento foi nomeado embaixador da proteção das nascentes do Pantanal pelo WWF-Brasil, organização não-governamental que atua em defesa da preservação do meio ambiente.

Em 2020, o personagem se tornou o embaixador oficial da instituição.

OUÇA:

Leave a Reply