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Mercado pet vira oportunidade como conteúdo

Vida de Bicho, portal da editora Globo, e DogTV dão visibilidade para mercado em expansão

O mercado pet brasileiro está em crescimento exponencial. Segundo dados do Instituto Pet Brasil, o Brasil está entre os três maiores mercados do mundo para produtos pet, atrás apenas de EUA e China. Em 2020, o País movimentou cerca de R$ 40 bilhões, crescimento de 13,5% em relação à 2019. A pandemia fortaleceu ainda mais esse segmento, visto que as pessoas passaram a ter mais pets, até para ajudar na questão emocional.

Vida de Bicho, da editora Globo, cobre todo o mercado de pets (crédito: reprodução)

De olho nesse mercado em expansão, a editora Globo lançou, em dezembro do ano passado, um portal dedicado ao tema, o Vida de Bicho. Até então, a editora cobria um pouco do mercado pet dentro da revista Casa & Jardim. “Fazíamos algum conteúdo, porque era a marca que mais cabia, mas não tínhamos uma redação só para fazer isso”, afirma Daniela Tófoli, diretora de grupo das marcas femininas e de interesses especiais da editora.

Além de estar entre os três maiores mercados do mundo para produtos pet, o Brasil também tem a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais em todo o mundo, de acordo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). Foi justamente por conta disso que a DogTV, canal de televisão por assinatura com sede nos Estados Unidos, decidiu vir para o Brasil em 2017, na época representado pela Discovery no País. “O Brasil não é apenas o segundo país do mundo com o maior número de cães, mas também possui uma cultura avançada e experiente de amantes de cães”, comenta Yoav Ze’evi, VP de distribuição internacional da DogTV.

Daniela revela que dois motivos levaram a editora Globo a criar um portal dedicado ao mercado. O primeiro foi a percepção da boa performance que os conteúdos sobre o segmento tinham quando eram publicados na Casa & Jardim. O segundo motivo é justamente a falta de um outro veículo brasileiro dedicado exclusivamente a esse mercado. A diretora ainda enfatiza que apesar de o Vida de Bicho ainda estar dentro de Casa & Jardim, ele tem uma identidade visual própria e uma equipe dedicada. “Lançamos tanto para quem tem pet como para quem ama esse assunto, que é o nosso público, um portal onde encontrasse todo o tipo de conteúdo”, reforça.

A diretora de grupo das marcas femininas e de interesses especiais da editora Globo ressalta que o grupo Globo como um todo não tinha uma marca voltada aos tutores de pets até o lançamento da Vida de Bicho. O público-alvo da DogTV também são os pais de cães, em busca de soluções para melhorar a vida de seus pets, de acordo com Ze’evi.

Se tornar líder no segmento dentro dos próximos três anos é a meta do novo portal da editora Globo. “O Vida de Bicho nasceu como um movo modelo de negócios dentro da editora. Ele já nasceu patrocinado”, explica Daniela. O Organnact é o patrocinador fundador do projeto, que permanecerá como tal pelo menos durante os dois primeiros anos de vida do portal. Apesar disso, a diretor revela que a marca não tem nenhuma interferência na questão editorial do portal.

Fonte: Meio & Mensagem

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