Mês de aniversário de Ayrton Senna é marcado com entrega completa da escultura Nosso Senna e circuito interativo como presente da família aos fãs

Circuito Nosso Senna é um presente da Família Senna, Senna Brands, YDreams e Lallali Studios para fãs e visitantes do local e promete ser um novo ponto turístico em SP; a escultura produzida por Lalalli Senna será um dos grandes atrativos de um espaço que terá experiências gratuitas e interativas

Lalalli Senna
(Fábio Falconi/RF1)

1ª inauguração da Escultura Nosso Senna com a presença da família e autoridades
(Fábio Falconi/RF1)

Nosso Senna
(Fábio Falconi/RF1)

Nosso Senna
(Fábio Falconi/RF1)

Nosso Senna
(Fábio Falconi/RF1)

Nosso Senna
(Divulgação/RF1)

Nosso Senna
(Divulgação/RF1)

Nosso Senna
(Divulgação/RF1)

Nosso Senna
(Divulgação/RF1)

Nosso Senna
(Divulgação/RF1)

No mês em que Ayrton Senna completaria 63 anos, família Senna, Senna Brands, YDreams Global e Lalalli Studios apresentam um novo ponto turístico dentro do Autódromo de Interlagos: o Circuito Nosso Senna. O local, que será apresentado ao público entre os dias 2 e 5 de março, é um espaço pensado para a família e celebra o legado do piloto tricampeão mundial de Fórmula 1 e um dos maiores ídolos da história do País.

O conjunto artístico e interativo Nosso Senna ficará localizado dentro do Setor A, uma das arquibancadas principais do Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Por meio de atividades tecnológicas e interativas, o espaço ressalta as conquistas de Senna dentro de suas 11 temporadas na F1, entre 1984 e 1994 e tem como “cereja do bolo” o busto de Ayrton Senna, também batizado de Nosso Senna feito realizado por Lalalli Senna, artista multiplataforma e sobrinha do piloto, a partir da encomenda vinda da própria mãe de Ayrton, Dona Neyde.

Com 3,5 metros de altura e 550 quilos, a escultura de alumínio polido e facetado chegou ao autódromo durante a semana do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, para celebrar os 50 anos da realização do primeiro GP no Brasil. E agora o público terá a oportunidade de visitar a obra de perto gratuitamente.

“Fico feliz de finalmente poder fazer a entrega completa desse projeto como idealizado pela família, com a abertura oficial da escultura ao público, e dos circuitos de estações interativas que planejamos com tanto carinho aos fãs e apoiadores do Ayrton. Esse projeto veio da encomenda da própria mãe do Ayrton, de tangibilizar o ‘Beco’, o Ayrton que nós conhecemos como família para a linguagem artística, o que foi um grande desafio. Depois decidimos como família ampliar o projeto e compartilha-lo com os fãs que sempre estiveram ao seu lado. O Ayrton era uma figura admirada por muitas pessoas, por ter representado tão bem os aspectos luminosos do Brasil com garra, força e vencendo do jeito certo. A minha ideia é que as pessoas também vejam a si mesmas na imagem dele, como parte desse Brasil luminoso e vencedor, pois ele existe em cada um de nós. Além disso, a figura pública ‘Ayrton Senna do Brasil’ foi formada com o carinho das pessoas que torceram por ele. E isso está refletido na materialidade e sentido da obra”, diz Lalalli Senna.

Nascido em 21 de março de 1960, Ayrton Senna cresceu na Zona Norte de São Paulo e desde a infância teve uma ligação intrínseca com o Autódromo de Interlagos. Foi dentro do complexo, no kartódromo, que atualmente homenageia o piloto em seu nome, que Senna deu seus primeiros passos rumo às principais categorias do automobilismo. Em 1991 e 1993, na F1, Senna conquistou duas de suas vitórias mais inesquecíveis da carreira em Interlagos, levando o público nas arquibancadas ao delírio.

Mas também foi fora das pistas que Senna demonstrou o quanto amava os brasileiros e até hoje suas histórias são lembradas e admiradas. Ayrton é respeitado pelas suas atitudes, personalidade, carisma e ações que o fizeram transcender o esporte.

Circuito Nosso Senna

Considerado um novo ponto turístico e cultural da cidade de São Paulo, o Circuito Nosso Senna apresenta QR-Codes que possibilitam o acesso dos visitantes a declarações de Ayrton Senna, fatos e fotos marcantes de sua carreira e até uma playlist de suas músicas prediletas, que incluem artistas como Milton Nascimento, Caetano Veloso, Marisa Monte, Legião Urbana, Dire Straits, The Beatles, Genesis e Pink Floyd. Adultos e crianças podem se emocionar e se aproximar da referência eterna que é o piloto, cujo legado é lembrado há 28 anos.

Outra experiência interativa se conecta com a habilidade que Senna tinha em dirigir nas pistas molhadas. E em homenagem ao “Rei das Chuvas”, no chão do espaço, algumas frases motivacionais, escritas com uma tinta especial, só podem ser vistas quando entram em contato com a água, como em dias de chuva ou ao jogar um pouco do líquido nesses pontos específicos.

CEO de Senna Brands e sobrinha de Ayrton Senna, Bianca Senna destacou a importância do Circuito Nosso Senna para relembrar as histórias do tio. “Esse espaço é especial, porque ajuda a aproximar cada vez mais o público jovem da história e do legado do Ayrton. Muitas pessoas não conseguiram ver o Senna correndo no autódromo ou mesmo pela TV, então nosso objetivo é cada vez mais resgatar as conquistas dele, o lado humano e trazer um pouco do que a nossa família pôde vivenciar ao lado do Ayrton”, diz Bianca.

Além das mensagens que relembram a importância de Ayrton Senna para a história do automobilismo, o circuito também reserva um tempo para interação. Com o jogo Caça Vitórias, aberto no navegador de cada celular por meio de um QR-Code, os visitantes devem encontrar 11 placas espalhadas pelo local que correspondem aos seus 11 anos de atuação na Fórmula 1. Ao todo, suas 41 vitórias serão apresentadas em vídeos animados, que contém pequenos textos sobre os respectivos melhores momentos e locução para acessibilidade.

“O circuito Nosso Senna não é apenas um presente para São Paulo, mas sim, para toda a população brasileira. Ayrton Senna conquistou o reconhecimento mundial e os corações de muitas gerações. Assim, com o projeto e com a tecnologia, desejamos que todos os visitantes, tanto os que viram Ayrton nas pistas, quanto os que não eram nascidos ainda, compreendam mais o porquê de Ayrton ser chamado de Herói”, diz Karina Israel, CEO da YDreams Global.

Agora o público tem a chance de conhecer a obra de Lalalli com exibição gratuita e se impressionar com a grandiosidade da escultura em uma filmagem aérea 360°, que pode ser acessada na placa de inauguração do projeto. Ainda, entre os dias 2 e 5 de março, a iniciativa disponibilizará um painel para exibir o documentário Escultura Ayrton Senna – Arte Urbana #NossoSenna, que explica o processo de construção do busto. Ambos os vídeos estarão disponíveis no website do projeto.

“Muita gente tem me perguntado quando e como poderiam ir visitar a obra, e agora ela foi finalmente entregue de forma oficial e a ideia é que sempre que o circuito estiver aberto ao público, as pessoas possam vir conhecer o busto e se divertir com as estações interativas. Agora é pra valer!”, complementa Lalalli Senna.

Oficina Nosso Senna

Para acompanhar o clima esportivo do conjunto Nosso Senna, também entre os dias 2 e 5 de março, o espaço promove a Causa Efeito SP Art, do arte-educador Luis Birigui, com oficinas gratuitas de customização de capacetes de bicicleta. Alunos de escolas convidadas e o público em geral poderão dar um novo visual para capacetes a partir do uso de sprays, canetas especiais e técnicas de pintura de arte urbana.

As oficinas terão duração de cerca de 1 hora cada, com um total de 25 alunos por sessão. Todos os materiais utilizados serão oferecidos de forma gratuita, e os participantes poderão levar os capacetes para casa.

Confira, abaixo, os dias e horários de realização das oficinas:

Customização de capacetes:

Quando: 2 a 4 de março (quinta a sábado) – oficinas destinadas aos alunos de escolas convidadas; 5 de março (domingo) – oficinas abertas ao público e sujeitas a lotação

Turmas: 4 turmas por dia, sendo uma de manhã e três à tarde

Horários das turmas: Grupo 1 (10h às 11h); Grupo 2 (11h às 12h); Grupo 3 (14h às 15h); Grupo 4 (15h às 16h)

Limite: 25 pessoas por grupo – 100 vagas por dia

Sobre a YDreams Global
Site: www.ydreamsglobal.com.br

A YDreams Global se especializou na idealização e produção de circuitos imersivos e interativos. Através de uma metodologia própria, trabalha, em co-criação com seus parceiros, para desenhar e executar projetos repletos de experiências, interação e entretenimento. Com presença em São Paulo, Rio de Janeiro e Vancouver (Canadá), a empresa é formada por um grupo multidisciplinar de colaboradores, que une competências para integrar design imersivo com tecnologia sensorial e conteúdo de qualidade. O resultado são soluções extremamente lúdicas e atrativas. Seu portfólio global registra mais de 1200 projetos, em 30 países e mais de 5 mil experiências em duas décadas de atuação internacional. Em 2016, tornou-se a primeira empresa de tecnologia, sediada no Brasil, a ser listada na TSX Ventures, uma das principais bolsas de valores do mundo. Suas produções mais conhecidas são as exposições permanentes no Museu dos Descobrimentos em Belmonte, Museu Cidade Olímpica e Naves do Conhecimento no Rio de Janeiro. Entre as suas produções mais recentes estão Senna Emotion, Mondrian para Crianças, Jardim das Maravilhas de Miró, Paisagens de Van Gogh, e Tarsila para Crianças, grandes sucessos de público e mídia.

Sobre Senna Brands

A Senna Brands é uma empresa criada pela família do tricampeão mundial de F1 para gerir e maximizar os ativos das marcas Ayrton Senna, Senna e Senninha e que se inspiram no legado e conquistas do piloto, seus valores, personalidade e seu estilo de vida. Parte da receita obtida com o licenciamento dessas marcas é destinada ao apoio dos programas educacionais do Instituto Ayrton Senna.

Sobre Lalalli Senna

Artista multiplataforma, Lalalli aborda linguagens de diversos campos da arte, como a escultura e a música, a partir de um fascínio pelo inconsciente e por formas geométricas puras sempre embasado pela antropologia, sua formação acadêmica. Para isso, ela recorre a tecnologias do presente, colocando a modernidade a serviço da atemporalidade.

Serviço: Nosso Senna

Quando: a partir de 4 de março de 2023

Local: Autódromo José Carlos Pace (Parque Perimetral do Autódromo de Interlagos)

*Nos dias 4 e 5 de março, a entrada será pelo portão A. Demais dias, o acesso será pelo portão 7

Visitação: Todos os dias, das 8h às 18h. A visitação é permitida em dias que não há corridas, festivais ou demais eventos fechados no local. Recomendamos, antes de visitar, que ligue no autódromo para confirmar se o espaço não está fechado para eventos.

Entrada: gratuita

 

SENNA DO BRASIL – ARTE URBANA E TURISMO CULTURAL

Lei de Incentivo à Cultura

Realização: YDreams

Correalização: Senna Brands e Lalalli

Patrocinador: Visa

Apoio: GPS, Cantu Store e Banco Safra

Fonte: RF1 Jornalismo

Leave a Reply