A comunidade global de licenciamento é alimentada por um grupo incrível de profissionais cujas diversas formações e energia criativa impulsionam a inovação e a excelência. Cada semana traçaremos o perfil de um desses profissionais nesta série contínua.
Milene Schincariol – Galinha Pintadinha | Head of Live Entertainment and Events
Como você entrou no licenciamento (ou como o licenciamento encontrou você)?
Entrei por acaso em 2014 quando comecei a trabalhar com uma licença Ao Vivo do Senninha, e uma produtora do interior paulista. De lá pra cá são alguns anos atuando no setor.
Qual é a sua rotina na posição atual?
Atualmente licencio a marca Galinha Pintadinha para experiências e eventos ao vivo, tanto na parte comercial/negociação quanto como produção executiva.
Qual é a sua maior realização pessoal ou profissional?
Acho que ainda estou longe de chegar no auge da minha carreira, mas imagino que até o momento a parceria com o Beto Carrero seja algo que eu me orgulhe bastante.
Quais são as tendências ou mudanças mais significativas que você viu no negócio nos últimos anos?
Existe o antes e o depois da pandemia no meu setor. Hoje vejo o mercado abarrotado de experiências ao vivo, muitas empresas sem profissionais letrados no setor produzindo eventos falhos e dizendo que tem expertise na área. Vejo que por estar “na moda” muita gente quer surfar na onda sem ter o conhecimento e experiência para isso, resultando em mais do mesmo e experiências pouco relevantes para os fãs das marcas.
O que te mantém acordado à noite? Qual é o seu maior desafio atualmente?
Inovar, com certeza é algo que me mantem acordada. Já há quase 5 anos trabalhando na mesma marca faz com que meu pensamento crítico seja da visão do negócio que eu trabalho, ceifando uma ideia mais ampla. Por isso, sempre que tenho oportunidade, troco ideia com colegas do setor que atuam em outras marcas. Também costumo frequentar outros eventos para aumentar o meu leque de conhecimento.
Na sua opinião, qual é a principal habilidade que todo executivo de licenciamento deve ter para ter sucesso?
Relacionamento é tudo, não só no licenciamento, mas em outras áreas também. Ser simpático, criativo e bem humorado, além de contribuir sempre que for preciso, são características que eu valorizo bastante nos meus colegas de setor.
Qual foi o melhor conselho que você já recebeu ou qual é a sua frase favorita?
Nunca consigo elencar algo favorito, é uma tortura pra mim, rs. Mas acredito que se priorizar é um bom conselho. Negócios vêm e vão, o que fica é o impacto positivo que causamos na vida das pessoas. Seja visto para ser lembrado, mas não se anule nesse processo.
Qual é o seu case de sucesso favorito no licenciamento?
Harry Potter, com certeza! Como fã da marca e profissional do setor, eu acho incrível como as marcas conseguiram emplacar colecionáveis à produtos de consumo, como é o caso da Cacau Show, por exemplo. Adoro quando a marca enriquece e agrega de verdade pro produto. Collabs de sucesso precisam ser “casamentos” que funcionem para o cliente. Se fosse escolher um case inusitado na parte criativa, seria a collab da leite moça com a Anacapri. A bolsinha em formato de latinha de Moça, achei super criativo.
Se você não estivesse no mercado de licenciamento, o que estaria fazendo agora?
Empreendendo, com certeza!
O último produto licenciado que comprei foi… ?
A linha nova de chocolate da Cacau Show com o Harry Potter. Inclusive ganhei um Albus Dumbledore.