Mattel lança na Europa versão da boneca em parceria com a Agência Espacial, inspirada na astronauta Samantha Cristoforetti

Astronauta Samantha Cristoforetti segura sua versão da boneca Barbie (Crédito: Reprodução/AdAge)

Em uma nova parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA), a Barbie chegará a um lugar onde praticamente nenhuma boneca foi. Dez dias antes do aniversário de 50 anos da Apollo 11, missão que levou o homem ao solo lunar, a Mattel está lançando uma edição comemorativa da Barbie para celebrar os feitos de uma astronauta da vida real: Samantha Cristoforetti, a única mulher da Agência Espacial da Europa.

A Barbie Astronauta, no entanto, não estará à venda. A boneca inspirada em Samantha é, na verdade, o último lançamento do projeto Barbie Dream Gap, que começou em 2018 e destinou US$ 1 dólar de cada boneca vendida para instituições que incentivem o desenvolvimento de garotas e a equidade profissional e de gênero.

Para marcar o lançamento de sua versão Barbie, a própria astronauta irá apresentar uma série de vídeos e que guiará meninas durante um tour na Agência Espacial Europeia, localizada em Colônia, na Alemanha.

“Estamos orgulhosos de lançar essa parceria com a ESA que tem um claro objetivo: inspirar meninas a se tornarem a próxima geração de astronautas, engenheiras e cientistas espaciais”, disse Isabel Ferrer, diretora de marketing da marca Barbie na Europa, em comunicado, destacando a ideia de que a boneca pode servir como um trampolim para ampliar a exposição de novos papeis e carreiras às meninas.

Após uma missão de 199 dias na Estação Espacial, em 2014, Samantha bateu recorde, tornando-se a mulher que mais tempo permaneceu em uma missão espacial, sozinha – título que ela conservou até 2017, quando foi superada. A astronauta disse que espera que sua colaboração com a Mattel ajude garotas e garotas a sonharem com um futuro sem limites.

Desde o seu lançamento, em 1959, a Barbie já teve mais de 200 profissões. A recente parceria da Mattel com a ESA não é a primeira a gerar uma versão astronauta da boneca. No auge da Corrida Espacial, em 1965, a marca lançou a Barbie Astronauta, com um figurino prateado e futurista e com a promessa de que ela poderia “alcançar as estrelas”.

Fonte: Meio & Mensagem