Projeto usa histórias da Turma da Mônica para discutir diabetes, na Paraíba

Serão beneficiados estudantes de escolas municipais de João Pessoa e Santa Rita

Diabetes, doença que atinge na Paraíba mais de 5% da população acima de 18 anos, ainda é cercada por preconceito e desinformação. A doença está no centro de um projeto desenvolvido pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) que será realizado nas escolas da região metropolitana de João Pessoa.

O trabalho é coordenado pelo professor Vinícius Batista Campos, Diretor de Educação Profissional do IFPB, que há dez anos foi diagnosticado com um tipo raro de diabetes tipo LADA, termo em inglês para diabetes autoimune latente do adulto.

Este mês o projeto do professor Vinícius ganhou um novo parceiro: a Turma da Mônica através do personagem Júnior, colega de Cebolinha que tem diabetes mellitus. “Conseguimos por intermédio de Vanessa Pontirolli da Empresa Novo Nordisk a impressão e distribuição para o IFPB de 500 exemplares do gibi da turminha”.

Os gibis e outros materiais serão usados na segunda etapa do projeto para discutir e debater o diabetes nas escolas municipais de João Pessoa e Santa Rita. As escolas já foram pré-selecionadas e nos próximos dias serão feitas visitas nas instituições de ensino. Nos meses de outubro, novembro e dezembro estão previstas palestras remotas junto às escolas.

Segundo o professor Vinícius, foi através de um projeto de extensão da Proexc, que adquiriu materiais para mensuração da glicose da comunidade do campus, que a direção percebeu que estudantes matriculados na instituição tinham diabetes, mas não se manifestavam por vergonha ou receio de sofrerem bullying.

Diabetes é uma doença que não tem cura e para o tipo 1, é preciso repor a insulina diariamente, mesmo, em alguns casos, durante a permanência do estudante na escola. O professor Vinícius reforça a necessidade de debater o tema dentro do ambiente escolar para conscientizar sobre o tratamento da doença e desmistificar por exemplo, o uso de chás e receitas milagrosas, e sempre seguir orientação médica especializada.

Leia mais: https://portalcorreio.com.br/projeto-usa-historias-da-turma-da-monica-para-discutir-diabetes-na-paraiba/

Fonte: Portal Correio

Leave a Reply