TV Aparecida aposta em conteúdo infantil e variedades para atrair público

Embora mantenha a premissa de difusão da mensagem católica, emissora procura equilibrar gêneros para atrair também o mercado publicitário

Desde a primeira semana de janeiro, a TV Aparecida, canal televisivo pertencente à Fundação Nossa Senhora Aparecida, do Estado de São Paulo, começou a exibir ao público a segunda temporada do programa infantil Devotos Mirins Show. O projeto tem o objetivo de, por meio de forma lúdica e educativa, atrair um público que, no futuro, poderá formar a audiência da emissora católica.

“O programa faz com que, de forma lúdica e catequética, a emissora participe da educação das crianças, explorando assuntos relevantes, e também evidenciando a devoção a Nossa Senhora Aparecida”, diz o Irmão Alan Patrick Zuccherato, diretor de programação da TV Aparecida.

De acordo com o diretor, os 26 novos episódios do Devotos Mirins Shows, bem como a animação Turma do Tijolinho, tem o objetivo de aproximar as crianças do universo católico por meio do desenvolvimento da criatividade e do senso crítico.

Estratégias de programação da TV Aparecida

O pilar infantil é, junto às produções das áreas de jornalismo, entretenimento e de conteúdo religioso, a base da programação da TV Aparecida, de acordo com Irmão Patrick.

Embora exista um planejamento de expandir o público, o diretor de programação destaca que a estratégia da emissora é de privilegiar a audiência católica, que já é fiel ao seu conteúdo.

“Nosso principal público é o católico e a geração prateada (60+), mas o target dos responsáveis pelo conteúdo ultrapassa esse telespectador cativo. E, sim, nosso objetivo é atrair um número maior de pessoas para nos acompanhar, com uma programação feita para toda a família, dialogando, inclusive, com crianças e jovens”, conta.

TV Aparecida quer se aproximar do mercado publicitário

Mesmo calcada na premissa da difusão do catolicismo, a TV Aparecida considera que a criação de uma grade de programação diversificada acaba sendo um elemento atrativo para o mercado publicitário.

O diretor afirma que a combinação dos filmes, programas jornalísticos, atrações infantis, dramaturgia e outros conteúdos abrem espaços e pautas para a comercialização de produtos.

“Mesmo os programas religiosos oportunizam uma abordagem personalidade, pois se mesclam com pautas de variedades e assuntos de interesse de nosso principal público, que está ligado na TV aberta e que tem poder de compra”, afirma Irmão Patrick, destacando projeção da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos de que, em 2050, a chamada população prateada (acima de 60 anos) – e que compõem o público majoritário do canal – será de 68,1 milhões de pessoas no Brasil.

Para 2023, a emissora pretende seguir a estratégia de oferecer uma programação alternativa aos grandes canais de TV, equilibrando conteúdo religioso com entretenimento e variedades.

Fonte: Meio & Mensagem

Leave a Reply