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UNESCO E INSTITUTO MAURICIO DE SOUSA unem forças em Campanha de valorização da leitura

Sem alfabetização não há inclusão!

Para comemorar o Dia Internacional da Alfabetização (8 de setembro), a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e o Instituto Mauricio de Sousa (IMS) lançam em conjunto uma campanha de estímulo à leitura.

A UNESCO reconhece a importância de Mauricio de Sousa para a alfabetização e para o estímulo à leitura, uma vez que, a partir de seu trabalho de mais de 60 anos como autor de livros e revistas em quadrinhos, ele contribuiu e segue contribuindo para despertar a vontade de ler em milhões de crianças no Brasil e no mundo.

Tal reconhecimento também se vê pela sociedade, pois, segundo dados de uma pesquisa encomendada pela Mauricio de Sousa Produções[1], 85% dos participantes concordam que as revistas em quadrinhos da Turma da Mônica incentivam a leitura de livros de modo geral, e 80% acreditam que essas revistas têm um papel importante no processo de alfabetização das crianças no Brasil.

Além disso, Mauricio de Sousa e a Turma da Mônica aparecem entre os mais citados pelos leitores brasileiros na mais recente pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” (dados de 2019)[2], do Instituto Pró-Livro, nas categorias “Autor de que mais gosta”, “Autor do último livro que leu ou está lendo” e “Livro mais marcante”, entre outras. Mauricio de Sousa é o único autor de quadrinhos a integrar uma academia de letras, a Academia Paulista de Letras (APL), e em 2016 teve sua obra reconhecida com uma homenagem do mais importante prêmio literário do Brasil, o Prêmio Jabuti. Seus personagens ilustram mais de 20 milhões de livros e 1 bilhão de gibis, impressos nestes 63 anos de carreira.

Portanto, nada melhor do que chamar a Turma da Mônica para unir forças às ações desenvolvidas pela UNESCO no âmbito da educação, assim como para transmitir a mensagem sobre a importância da leitura no desenvolvimento e na inclusão de todas as pessoas e da nossa sociedade como um todo.

Assim, neste Dia Internacional da Alfabetização, o Instituto Mauricio de Sousa elaborou, juntamente com a UNESCO, uma história em quadrinhos destinada principalmente às crianças e que demonstra, em linguagem simples, como a alfabetização é um fator essencial para a mobilidade e a inclusão social, bem como para o desenvolvimento sustentável, contribuindo assim para a melhoria de oportunidades culturais, sociais, políticas e educativas a todos e todas.

“Os quadrinhos são um meio de atrair crianças e adultos para o universo das letras, ao traduzir informações complexas de uma maneira lúdica. Minha medalha no peito é saber que milhões de crianças foram estimuladas à leitura por nossos livros e revistas em quadrinhos. A parceria do Instituto Mauricio de Sousa com a UNESCO vem responder a essa necessidade, permitindo que a mensagem da importância da alfabetização e da leitura como um direito de todos chegue ainda mais longe”, diz o próprio Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica e presidente do instituto que leva seu nome.

Essa história em quadrinhos estará nas redes sociais da UNESCO, do Instituto Mauricio de Sousa e da Turma da Mônica, e poderá ser utilizada por educadores e agentes de ensino em geral. Ela explica a importância da alfabetização para ampliar o pensamento crítico e a capacidade interpretativa de contextos e situações, para melhorar o vocabulário, bem como para obter um conhecimento amplo e diversificado sobre diversos temas e assuntos.

A publicação da história é o marco inicial da parceria entre o Instituto Mauricio de Sousa e a UNESCO e traz a importante mensagem de como o processo de alfabetização pode, por meio da leitura, ampliar o acesso à cidadania, à informação e ao conhecimento, sem deixar ninguém para trás.

“A alfabetização abre portas para a inclusão social. Para a UNESCO, é um grande privilégio ser parceira do Instituto Mauricio de Sousa e poder desenvolver ações conjuntas que estimulem o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e do senso crítico das pessoas, por meio do hábito da leitura”, diz Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora e representante da UNESCO no Brasil.

 

Serviço:

8 de setembro – Dia Internacional da Alfabetização

História em quadrinhos “Com todas as letras”

4 páginas que poderão ser baixadas no link: https://turmadamonica.uol.com.br/revistasespeciais/?ed=com-todas-as-letras

UNESCO e Instituto Mauricio de Sousa

https://pt.unesco.org/news/dia-internacional-da-alfabetizacao-0

 

SOBRE A UNESCO

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) tem como principal objetivo construir a cultura de paz na mente dos homens e das mulheres. Ancorada em suas áreas de mandato (Educação, Ciências Naturais, Ciências Humanas e Sociais, Cultura e Comunicação e Informação), a UNESCO possui o firme propósito de promover uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, erradicar a pobreza, reduzir as desigualdades sociais, proteger o patrimônio, fomentar a criatividade, respeitar a diversidade cultural, promover o avanço das ciências a serviço de um futuro sustentável, preservar a biodiversidade terrestre e marinha do nosso planeta, favorecer a liberdade de expressão e construir sociedades do conhecimento.

Site: https://pt.unesco.org/fieldoffice/brasilia

 

SOBRE O INSTITUTO MAURICIO DE SOUSA

Fundado nos anos 1990, o IMS realiza projetos, campanhas e ações sociais com foco na construção de conteúdos que, por meio de uma linguagem clara e lúdica, estimulam o desenvolvimento humano, a inclusão social, o incentivo à leitura, o respeito às diferenças e a formação de cidadãos conscientes e conhecedores de seus deveres e direitos.

Site: http://www.institutomauriciodesousa.org.br

 

Informações para a imprensa:

José Alberto Lovetro – JAL Comunicação

11 3851 5221/ 11 99614 1623/ 11 98107 6197

jal.comunicacao@gmail.com

Bete Faria Nicastro – WAY Comunicações

11 3862 1586 / 11 99659 2111

bete@waycomunicacoes.com.br

[1] Pesquisa do Instituto Datafolha, realizada entre os dias 7 e 9 de março de 2017.

[2] https://prolivro.org.br/wp-content/uploads/2020/09/5a_edicao_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_IPL-compactado.pdf

Fonte: MSP

 

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