Como 2020 anunciava a virada de uma nova década, o mundo resolveu olhar para si próprio e repensar tudo, desde o racismo até a valorização do meio ambiente. Com a chegada de 2021, esperamos que a reflexão continue seu curso, nos fazendo imaginar e trabalhar por um futuro melhor.

Não é à toa que muitas das tendências de design para o novo ano estejam ligados a essas grandes questões mundiais. Listamos os designs que têm grande potencial para prevalecer em 2021, começando com os outsiders e avançando até o mais dominante.

Para mais detalhes sobre cada um destes estilos, incluindo visuais deslumbrantes e as categorias nas quais elas funcionam muito bem, confira o post no blog da Shutterstock.

  1. Surrealismo

Esse design é definido pela justaposição de ideias que provoca um olhar diferente e totalmente novo sobre as coisas. Apesar de ser um movimento dos anos 1900, há indícios de que está voltando, pela sua capacidade de capturar o zeitgeist atual – a sensação de que tudo está meio fora do lugar.

  1. Retrofuturismo

Uma contradição de termos, e ainda assim, fazendo todo o sentido para o período insano que estamos vivendo.  O retrofuturismo se baseia no conceito de um futuro idealizado, como imaginado pelos futuristas em décadas passadas, em que tudo seria possível.

  1. Wonkiness/Psicodelia

Este estilo tem ousadia, ímpeto e vigor. Com ilustrações exuberantes e insanamente intrincadas, remonta a uma época em que a psicodelia e a criatividade andaram lado a lado. Um paradigma para o mundo em que vivemos atualmente, em que tentamos entender a loucura que nos cerca.

  1. Cyberpunk

O sentimento de que vivemos uma distopia se reflete nos visuais que aparecem à nossa frente. Com o lançamento de grandes títulos de videogames como Cyberpunk 2077— incorporando algumas das mais belas artes — é de se esperar que o gênero retorne com força total.

Com ênfase na fusão do homem e da máquina, esse estilo é a antítese do retrofuturismo, com uma sensação mais realista de como nosso futuro poderia ser.

  1. O encontro do design com a Arte

As artes plásticas estão transpondo caminhos rumo a territórios de design com mais frequência. Atualmente mais abstratas na composição, este estilo cria uma atmosfera de luxo e superioridade.

5.3D

Assim como as artes plásticas, o design 3D  está se tornando cada vez mais acessível através do avanço da tecnologia. Isso significa que a renderização 3D está se tornando cada vez mais presente em aplicações surpreendentes.

  1. Pop Art

À medida que o flat design começa a perder força, os designers buscam formas de dar profundidade aos seus projetos novamente. A pop art — com recursos de meio-tom e sombreamento de pontos — pode ser a textura suficiente para dar um refresh num design 2020 e atualizá-lo para 2021.

  1. Neumorphism

Por que essa palavra maluca? O Neumorphism toma a beleza do Skeuomorphism  e o simplifica. O que fica é um estilo de design bonito e envolvente com o bônus de ser super fácil para criar.

  1. Blur, Granulado e Textura

Os degradês com blur, efeito granulado e  textura apresentam menos vibração possibilitando uma aplicação mais utilitária. Esses gradientes mais sóbrios podem transmitir mais maturidade, conferindo um tom talvez mais apropriado para os tempos em que vivemos atualmente.

  1. Diversidade de design

Parecia óbvio. E na verdade é mesmo, mas entendemos que se é tão óbvio, sem dúvida, é o top.

O design tem um papel importante para ajudar a sociedade a refletir sobre seus atos e escancarar alguns dos seus aspectos mais obscuros. Não é bem um estilo de design mas um jeito de pensar e agir, que esperamos ganhe mais visibilidade, por muito tempo.

O Ano Novo Será Brilhante

As cores e o brilho farão um grande retorno, com o uso de uma gama mais ampla de tons dentro do mesmo projeto. Texturas, granulados e profundidade darão vida a novas e fantásticas formas de cercar nosso cotidiano, com mais sentimento e senso de propósito.

Há um verdadeiro senso de otimismo pipocando com estes estilos de design, que inspira a redescobrir o entusiasmo pelo nosso mundo.

Não esqueça de conferir mais detalhes sobre aplicação destas tendências no blog da Shutterstock.

Contato da Shutterstock: shutterstock.brasil@shutterstock.com

Fonte: Shutterstock