Como 2020 anunciava a virada de uma nova década, o mundo resolveu olhar para si próprio e repensar tudo, desde o racismo até a valorização do meio ambiente. Com a chegada de 2021, esperamos que a reflexão continue seu curso, nos fazendo imaginar e trabalhar por um futuro melhor.
Não é à toa que muitas das tendências de design para o novo ano estejam ligados a essas grandes questões mundiais. Listamos os designs que têm grande potencial para prevalecer em 2021, começando com os outsiders e avançando até o mais dominante.
Para mais detalhes sobre cada um destes estilos, incluindo visuais deslumbrantes e as categorias nas quais elas funcionam muito bem, confira o post no blog da Shutterstock.
- Surrealismo
Esse design é definido pela justaposição de ideias que provoca um olhar diferente e totalmente novo sobre as coisas. Apesar de ser um movimento dos anos 1900, há indícios de que está voltando, pela sua capacidade de capturar o zeitgeist atual – a sensação de que tudo está meio fora do lugar.
- Retrofuturismo
Uma contradição de termos, e ainda assim, fazendo todo o sentido para o período insano que estamos vivendo. O retrofuturismo se baseia no conceito de um futuro idealizado, como imaginado pelos futuristas em décadas passadas, em que tudo seria possível.
- Wonkiness/Psicodelia
Este estilo tem ousadia, ímpeto e vigor. Com ilustrações exuberantes e insanamente intrincadas, remonta a uma época em que a psicodelia e a criatividade andaram lado a lado. Um paradigma para o mundo em que vivemos atualmente, em que tentamos entender a loucura que nos cerca.
- Cyberpunk
O sentimento de que vivemos uma distopia se reflete nos visuais que aparecem à nossa frente. Com o lançamento de grandes títulos de videogames como Cyberpunk 2077— incorporando algumas das mais belas artes — é de se esperar que o gênero retorne com força total.
Com ênfase na fusão do homem e da máquina, esse estilo é a antítese do retrofuturismo, com uma sensação mais realista de como nosso futuro poderia ser.
- O encontro do design com a Arte
As artes plásticas estão transpondo caminhos rumo a territórios de design com mais frequência. Atualmente mais abstratas na composição, este estilo cria uma atmosfera de luxo e superioridade.
5.3D
Assim como as artes plásticas, o design 3D está se tornando cada vez mais acessível através do avanço da tecnologia. Isso significa que a renderização 3D está se tornando cada vez mais presente em aplicações surpreendentes.
- Pop Art
À medida que o flat design começa a perder força, os designers buscam formas de dar profundidade aos seus projetos novamente. A pop art — com recursos de meio-tom e sombreamento de pontos — pode ser a textura suficiente para dar um refresh num design 2020 e atualizá-lo para 2021.
- Neumorphism
Por que essa palavra maluca? O Neumorphism toma a beleza do Skeuomorphism e o simplifica. O que fica é um estilo de design bonito e envolvente com o bônus de ser super fácil para criar.
- Blur, Granulado e Textura
Os degradês com blur, efeito granulado e textura apresentam menos vibração possibilitando uma aplicação mais utilitária. Esses gradientes mais sóbrios podem transmitir mais maturidade, conferindo um tom talvez mais apropriado para os tempos em que vivemos atualmente.
- Diversidade de design
Parecia óbvio. E na verdade é mesmo, mas entendemos que se é tão óbvio, sem dúvida, é o top.
O design tem um papel importante para ajudar a sociedade a refletir sobre seus atos e escancarar alguns dos seus aspectos mais obscuros. Não é bem um estilo de design mas um jeito de pensar e agir, que esperamos ganhe mais visibilidade, por muito tempo.
O Ano Novo Será Brilhante
As cores e o brilho farão um grande retorno, com o uso de uma gama mais ampla de tons dentro do mesmo projeto. Texturas, granulados e profundidade darão vida a novas e fantásticas formas de cercar nosso cotidiano, com mais sentimento e senso de propósito.
Há um verdadeiro senso de otimismo pipocando com estes estilos de design, que inspira a redescobrir o entusiasmo pelo nosso mundo.
Não esqueça de conferir mais detalhes sobre aplicação destas tendências no blog da Shutterstock.
Contato da Shutterstock: shutterstock.brasil@shutterstock.com
Fonte: Shutterstock