Estratégia de licenciamentos de produtos para a Páscoa 2024 deve considerar público adulto

Além de engajar crianças, marcas apostam em itens licenciados que também têm apelo com pais e avós

Páscoa é um período em que as marcas da indústria do varejo usam diferentes estratégias para conquistar públicos diferentes e uma das mais eficientes é o licenciamento de marcas e personagens famosos. Nos supermercados, os corredores de ovos de Páscoa mostram diferentes opções e, entre os itens licenciados, os mais populares estão ligados aos super heróis e personagens de desenhos animados, por exemplo. Nesse cenário, porém, o público consumidor não é composto apenas de crianças, mas incluem também os pais e até avós dos pequenos.

O licenciamento de produtos voltado para o público 30+ é vantajoso para as marcas durante a Páscoa porque é o público que está assumindo postos de liderança na economia e, ao mesmo tempo, são pessoas que carregam tradições e recordações emocionais da sua infância e as transmitem para seus filhos, sobrinhos, afilhados, etc. “O segmento infantil é a maior fonte de faturamento do setor de licenciamento, sendo 70% voltado ao público infantil e 30% para o público adulto. Na Páscoa, os produtos licenciados conseguem atingir todos os públicos”, diz Marici Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral).

De acordo com Marici, para encontrar os personagens certos para esse consumidor e ativar a venda de produtos licenciados no PDV é importante conhecer o perfil desse grupo, seus hábitos e preferências antes de buscar marcas relevantes que podem gerar gatilhos emocionais e nostálgicos. “Para ativar a venda, uma ação de experiência para o consumidor seria o ideal, como painéis instagramáveis, imagens dos personagens, personagens ao vivo e, se possível, espaço para realizar atividades em que o consumidor possa interagir”, aconselha a presidente da Abral.

Diferentes públicos e vantagens

Para VeraClau Waissman, professora de MBAs da FGV, a Páscoa desperta o imaginário infantil e de toda a família e, nos últimos anos, os PDVs se tornaram parte importante da estratégia das marcas para este período. “A diferenciação de cada ponto de venda aparece nas cores, ações com personagens e músicas específicas dos produtos licenciados. O importante é caprichar no visual, buscar a ativação da marca e o engajamento dos pais e avós, principalmente com promoções e brindes”, afirma.

Complementar a isso, a presidente da Abral sugere que os supermercados que oferecem produtos licenciados para diferentes públicos durante o período de Páscoa ampliem as chances de atingir um melhor desempenho. “O supermercado é um local onde as famílias estão comprando e, por isso, é sempre fundamental oferecer marcas para todos. Os fãs têm o desejo aspiracional de ficar perto do seu personagem favorito e quando encontram produtos com a história inserida, a compra é quase certa. Um produto licenciado vende 30% mais que um produto comum, atingindo diferentes públicos”, explica Marici Ferreira.

Entre as vantagens que os supermercados podem ter por focar no público 30+ durante o período de Páscoa, VeraClau destaca a possibilidade de atrair público para a compra de outros produtos como bacalhau, peixes, crustáceos, azeites e azeitonas. “O chamariz pode ser o chocolate, mas o consumidor pode comprar também os itens para o almoço nos dias da Semana Santa. O que irá determinar o sucesso da estratégia de Páscoa é o conjunto de ações que serão feitas no ponto de venda, assim como a criatividade para ativar as vendas de produtos licenciados. Nesse caso, é interessante atrelar promoções a esses produtos e construir um novo mailing para ações posteriores”, completa a professora de MBAs da FGV.

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Fonte: Super Varejo

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