Com mais pessoas cozinhando em casa, houve um aumento na ação de licenciamento em utensílios de cozinha. “Embora o COVID-19 tenha sido um catalisador para o aumento da demanda dos consumidores por nossos produtos, esperamos que uma nova geração de cozinha caseira continue a ter um efeito positivo em nossas receitas, mesmo quando a pandemia se foi há muito tempo”, disse o CEO da Lifetime Brands, Rob Kay, no final do ano passado.

Competição para jogadores
tradicionais Nomes conhecidos e mais tradicionais como All-Clad, Le Creuset e Staub e outros enfrentam concorrência crescente de marcas diretas ao consumidor com designs e preços voltados para millennials conscientes de tendências. Também parece haver um aumento nos aparelhos licenciados baseados em caracteres.

“Os varejistas estão cada vez mais interessados em marcas licenciadas para adicionar algum entretenimento à cozinha, já que os consumidores estão passando mais tempo lá”, diz um executivo da agência de licenciamento. “E as empresas de alimentos estão entusiasmadas com a oportunidade de ter itens que lembram os consumidores a comprar seus produtos principais e, esperançosamente, aumenta o salles nesse negócio” em um momento em que rótulos conhecidos de alimentos de conforto ganharam favores.

Entre os desenvolvimentos recentes:

  • Personagens licenciados estão ganhando favores renovados com os varejistas. A fabricante de waffles com tema Baby Yoda da Uncanny Brands foi uma das mais vendidas no ano passado, acelerando a decisão da empresa de adicionar novos personagens a uma linha de eletrodomésticos de cozinha que também inclui torradeiras Marvel, Bob Ross e NHL, pipoca e cafeteiras e outros produtos.
  • A Lifetime Brands levou seus aparelhos KitchenAid (whisks, fatiadores de frutas, espátulas e outros produtos) para fora dos EUA pela primeira vez, expandindo uma marca que licenciou pela primeira vez em 2000. Está sendo comercializado em uma loja no Alibaba’s Tmall que já é o lar dos mixers KitchenAid da Whirlpool.
  • A fornecedora de utensílios de cozinha Vasconia Brands no final do ano passado começou a vender uma linha 18-SKU de frigideiras da marca MasterChef, frigideiras e facas no México, marcando o primeiro empreendimento da empresa em licenciamento. Tycoon Enterprises está representando MasterChef no México.
  • A G&S Metal Products Co., mais conhecida por produzir produtos de marca privada, entrará em licenciamento lançando utensílios de cozinha com várias marcas da Kraft Heinz Corp. até o final do ano. As marcas Kraft e Heinz serão licenciadas separadamente, juntamente com outros rótulos como o cream cheese da Filadélfia, Kraft Mac e Cheese e Velveeta. A Brand Central está cuidando do licenciamento da Kraft Heinz.
  • As vendas de produtos de utensílios de cozinha subiram 59% no terceiro trimestre encerrado em 30 de setembro, enquanto as para medição de cozinha subiram 76%, de acordo com a NPD. A NPD também previu que as vendas de elétricos de cozinha no quarto trimestre aumentariam 19%. (Os números de fim de ano não foram divulgados.)
  • Há uma nova competição na cozinha de uma série de marcas DTC, incluindo Made In, Material Kitchen, Milo, Field Co. e Great Jones, este último nomeado em homenagem à autora e editora de livros de receitas Judith Jones.

Fonte: Licensing International, News de 21.01.2021