You are currently viewing Mauricio de Sousa é premiado com o Faz Diferença na categoria Audiovisual

Mauricio de Sousa é premiado com o Faz Diferença na categoria Audiovisual

O empresário e cartunista viu o filme ‘Turma da Mônica: Lições’ brilhar nos cinemas e consolidar suas criações em uma nova área

Mauricio de Sousa — Foto: Caio Gallucci/Divulgação

Mauricio de Sousa — Foto: Caio Gallucci/Divulgação

Mauricio de Sousa, de 86 anos, iniciou sua trajetória fazendo tirinhas para jornais no fim dos anos 1950 e ao longo da década de 1960. Em 1970, migrou para os gibis e passou a atingir todo o Brasil e alguns países do mundo. Já nos anos 1980, filmes animados, como “A princesa e o robô” (1984), encantaram o público.

De lá pra cá, sempre com a participação ativa de Mauricio, sua obra transformou-se em uma verdadeira indústria criativa e produtiva, com diversas frentes. Lançado no fim de 2021, “Turma da Mônica: Lições” é, até o momento, o maior sucesso do cinema brasileiro desde que a pandemia arrefeceu, atingindo um público de 818 mil espectadores.

“Lições” é sequência de “Turma da Mônica: Laços” (2019) e irá continuar em série no Globoplay, com o mesmo elenco das telonas. Um projeto que nasce nos quadrinhos, migra para o cinema e desencadeia no streaming comprova a natureza multimídia do empresário, vencedor do Faz Diferença na Categoria Audiovisual.

— Para mim, nestes 63 anos de trabalho com a “Turma da Mônica”, fui percebendo que os pais que conheceram meus personagens em suas infâncias passaram essa simpatia para os filhos, que depois passaram para seus filhos. Foi uma incorporação de gerações de amor — comemora Mauricio de Sousa, que se diz honrado com a premiação. — Minha responsabilidade cresceu. Milhões de crianças se alfabetizam lendo as nossas historinhas. E isso se tornou minha medalha no peito.

Destaca-se ainda o formato “Turma da Mônica Toy”, com pequenos vídeos animados postados no YouTube, que já acumulam sete bilhões de visualizações em todo mundo.

— O sucesso não é programado. Acontece pela identificação do público com a obra depois de muito trabalho e acerto no planejamento.

Deixe um comentário