Todos os posts da categoria: Notícias
17maio
10 paixões da cultura pop que a publicidade ressuscitou
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Recentemente, DPZ&T e Renault resgataram o clássico Caverna do Dragão

He-man, Caverna do Dragão, Breaking Bad: apenas alguns exemplos de como o marketing aproveita as referências geeks

Um suposto live-action de Caverna do Dragão deixou os fãs da série dos anos 80 animados. Para a decepção de alguns (e alegria de outros), tudo não passava de uma campanha da Renault. Mas essa não foi a primeira vez que a propaganda e o marketing decidiram reviver clássicos da cultura pop. PROPMARK relembra 10 vezes em que isso aconteceu.

Caverna do Dragão

O exemplo mais recente é brasileiro e traz uma superprodução da Renault assinada pela DPZ&T. O objetivo é lançar o novo Renault Kwid Outsider. O filme da campanha será lançado na próxima quinta-feira, dia 23.

Curtindo a Vida Adoidado

Uma suposta sequência de “Curtindo a Vida Adoidado” também gerou buzz na internet. Obviamente, tudo não passava de um comercial da Honda para o Super Bowl. O filme traz até o clássico “Oh Yeah”, da banda Yello.

He-man

Assim como Caverna do Dragão, He-Man também foi um desenho muito querido pelo público dos anos 80. No comercial abaixo, ele reencontra seu grande vilão: o Esqueleto. Só que não há combate, mas uma dança que, aliás, faz referência a outra obra marcante de outrora: os personagens interpretam sua pequena versão do longa “Dirty Dancing”, assumindo o lugar de Patrick Swayze e Jennifer Grey com a música tema “(I’ve Had) The Time of My Life”.

De Volta Para o Futuro

A obra de Romert Zemeckis estrelada por Michael J. Fox e Christopher Lloyd é, constantemente, relembrada em comerciais. Até porque, o filme usa e abusa do relacionamento com as marcas (quem não se lembra do Nike que se ajusta aos pés, não é mesmo?). No filme abaixo, Lloyd revive o icônico Dr. Brown para a Lego.

Chaves

No Brasil, a Netflix sempre faz referência a ícones da cultura pop tupiniquim, mesmo os de origem mexicana, como o seriado Chaves. No filme abaixo, María Antonieta de las Nieves, a eterna Chiquinha, revive sua personagem mais marcante para promover “Stranger Things”.

Xuxa dos Anos 80

A Xuxa dos anos 80 e 90 marcou a infância de muita gente. A Netflix relembrou o programa e fez a rainha dos baixinhos repetir frases que, em tempos de internet, ficaram famosas, como “Senta lá, Cláudia”. Mais uma ação para divulgar “Stranger Things”.

24 horas

Jack Bauer é um dos personagens mais marcantes das séries dos anos 2000. O personagem de Kiefer Sutherland não mede esforços para alcançar seus objetivos, como mostra o comercial abaixo, feito pela marca Acer e criado pela Mother de Londres.

Breaking Bad

Walter White, um dos últimos anti-heróis das tramas televisivas, foi revivido por Bryan Cranston para a campanha de seguros abaixo, criada pela Leo Burnett de Chicago. O personagem, obviamente, repete sua famosa frase: “Say my name”.

Matrix

Em 2014, a Kia resolveu trazer Morpheus de volta. O clássico personagem do longa “Matrix” retornou para promover o luxo na campanha da marca. Interpretado por Laurence Fishburne, Morpheu arrisca até mesmo alguns versos de ópera no comercial. A criação é da David & Goliath-Los Angeles.

Bônus:

O The Sunday Times, jornal do Reino Unido, recriou cenas icônicas da cultura pop nesta campanha desenvolvida pela Grey Londres. Num só take, o vídeo refaz, de forma competente, imagens marcantes, como representações históricas de “Cães de Aluguel”, “Mad Men”, “Forrest Gump”, entre outras. Confira:

Fonte: Propmark.
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17maio
Nickelodeon anuncia atividades da 4a edição gratuita do Dia de Brincar
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No dia 25 de maio, entre 10h e 17h, o parque Villa-Lobos recebe evento da Nickelodeon com dezenas de atividades ao ar livre para toda família

Nesta mesma data, durante duas horas, a Nickelodeon troca a programação por uma chamada contínua que estimula as crianças a saírem de casa para brincar ao ar livre

O movimento do Dia de Brincar este ano estimula as crianças a tornarem seus ‘Sonhos Gigantes’ em realidade

O evento, que é um sucesso ano após ano e na última edição reuniu 32 mil pessoas, trará atrações inéditas e diversas atividades no palco com os personagens da Nick e Nick Jr., além de brincadeiras surpreendentes e brinquedos infláveis

Ouça ao hino do ‘Dia de Brincar’, por César Teixeira, na voz de Bia Roque: www.youtube.com/watch?v=jlfDriHCuqg

#DiaDeBrincar

@NickelodeonBr

São Paulo, maio de 2019 – A Nickelodeon acaba de anunciar as atividades da 4ª edição do ‘Dia de Brincar’, no Parque Villa-Lobos. O evento, GRATUITO, garante diversas brincadeiras que prometem agitar e registrar momentos inesquecíveis entre famílias e amigos. Nesse mesmo dia, o canal troca sua programação por uma chamada contínua que estimula as crianças, em todo país, a saírem de casa para brincar ao ar livre.

O tema deste ano estimula as crianças a tornarem seus ‘Sonhos Gigantes’ em realidade através do uso da imaginação. Em um lugar gigantesco e com as melhores companhias, o evento vai contar com atividades também gigantes assim como o sonho das crianças, são elas:

– Corrida de saco com a calça quadrada do ‘Bob Esponja’;

– Canaleta cooperativa de ‘The Thundermans’;

– Malabares coletivo de ‘The Loud House’;

– Xadrez ball do personagem ‘Henry Danger’;

– Jogo surpresa da ‘Nella, Uma Princesa Corajosa’;

– Quebra cabeça da ‘Patrulha Canina’ e ‘Sunny Day’;

– Circuito de pneus de ‘Blaze and the Monster Machines’;

– Casa do ‘Bob Esponja’;

– Pula pula do Patrick;

– Escorregador do Bob Esponja;

– Futebol inflável;

– Piscina de bolinhas de SLIME

– Caminhão Kimeleka;

– Cai-Não-Cai gigante, Oficina de Super Massa e Jogos de Ação da Estrela;

– Espaço Hit Ortopé

O ‘Dia de Brincar’ também terá tenda para meet & greet com os personagens mais queridos da Nickelodeon e Nick Jr., além de serviço de identificação de crianças logo na entrada do evento por meio de pulseiras.

Com o objetivo de evitar filas, também serão distribuídas senhas limitadas para os brinquedos e atividades.

Neste dia, a ideia é receber todos que queiram aproveitar um dia ao ar livre e ao lado dos principais e mais queridos personagens do canal – com um enorme palco de intensa programação, atividades lúdicas e jogos recreativos que estimulam a atividade física, raciocínio, habilidades musicais, cidadania e a interação entre amigos, pais e filhos.

A quarta edição do ‘Dia de Brincar’ conta com o patrocínio de Acrilex, Estrela, Giraffas, Leiturinha, Ortopé e Seresto.

EVENTO GRATUITO: ATIVIDADES SUJEITAS À LOTAÇÃO

Data e horário: 25 de maio (sábado), das 10h às 17h

Local: Parque Villa-Lobos (Ilha Musical)

Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros (SP)

Estacionamento: no local, sujeito à lotação (não gratuito).

Site oficial:mundonick.uol.com.br/diadebrincar/

Recomenda-se o uso de transporte público, táxis e aplicativos.

O parque conta com área de alimentação (serviços não gratuitos).

Fonte: Fundamento RP

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17maio
Primeira raid de The Division 2 já pode ser jogada
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A Ubisoft anuncia que “Operação Dark Hours”, a primeira raid para até oito jogadores da série Tom Clancy’s The Division, será lançada em 16 de maio, às 13h (horário de Brasília), para todos os jogadores de Tom Clancy’s The Division 2 no Xbox One, PlayStation 4 e PC.

 

O novo conteúdo é também o mais desafiador de Tom Clancy’s The Division 2, exige trabalho em equipe e coloca à prova as habilidades dos agentes mais experientes, até mesmo daqueles que já atingiram o nível máximo do game e derrotaram a Fortaleza da Bacia das Marés. A missão cooperativa acontece no Aeroporto Nacional de Washington, que está sendo usado pela facção dos Patas Negras para facilitar a chegada de soldados e suprimentos, e retomar o aeroporto irá atrapalhar consideravelmente a operação inimiga.

 

A primeira equipe a completar “Operação Dark Hours” será imortalizada dentro do jogo. Os campeões terão seus nomes e uma foto do time expostos na Casa Branca de The Division 2, onde poderão ser vistos por todos os jogadores. Todos que completarem a “Operação Dark Hours” entre 16 e 23 de maio receberão um item comemorativo para exibir no uniforme dos seus personagens, e os que vencerem a raid após esse período receberão um ícone e um troféu para o clã.

 

A corrida para ver quem será a primeira equipe a completar a “Operação Dark Hours” poderá ser acompanhada em https://www.twitch.tv/twitchrivals (em inglês), a partir das 13h de 16 de maio.

Fonte: Tycoon 360

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17maio
Just Dance chega ao Shopping Jardim Sul
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Evento gratuito permanecerá na Praça de Eventos de 15 de maio a 23 de junho

Just Dance, o jogo de videogame para dança que é líder e favorito em todo mundo, estará presente com um novo evento para seus fãs.

Uma pista de dança com 43 m² será reproduzida na Praça de Eventos do Shopping Jardim Sul, localizado no bairro do Morumbi, em São Paulo, a partir do dia 15 de maio. Trata-se do badalado jogo de dança Just Dance, atração que promete levar diversão para crianças, jovens e adultos que desejam dançar ao som dos seus ídolos. A atração é gratuita e ficará no empreendimento até o dia 23 de junho.

Na dinâmica tradicional, o jogador seleciona uma música para imitar os passos de um dançarino virtual, mantendo o controle na mão, enquanto tenta seguir os movimentos da tela. Os participantes são convidados para mostrarem seu talento em cima do palco, em uma pista multicolorida e iluminada.

Os mais tímidos também podem participar sem se sentirem envergonhados, já que terão jogos individuais e dois ambientes de socialização, que contam ainda com os personagens da atração em 2D e backdrops para fotos.

A atração é exclusiva da brMalls, em parceria com a Just Dance e, até o final de 2019, ela percorrerá seis shoppings da rede em todo país.

Fonte: Tycoon 360

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17maio
Lançada linha de barbearia com Popeye e Brutus
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A King Features Syndicate anuncia o lançamento de produtos de barbearia estrelados pelos icônicos personagens Popeye e Brutus.

Sob a marca Popeye’s Barbershop & Shave Company, a nova linha traz itens como óleos, creme e bálsamo para a barba, loções pós-barba e pomadas para os cabelos.

Para dar suporte ao lançamento nas lojas, a marca desenvolveu latas com a arte de Popeye e Brutus, adesivos e material de ponto-de-venda.

A linha já está disponível para os consumidores americanos e também pode ser encontrada no site: www.popeyesbarbershop.com

“Smooth sailing through rough beards”

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16maio
Viacom firma novos acordos para plataforma de vídeo e jogos infantis
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Noggin, ferramenta do Nick Jr., apresenta parcerias com Vivo, NIU Fibra e Survey

A partir de agora, os usuários Vivo que possuam smartphones ou tablets poderão contratar a ferramenta por R$ 9,90/mês. Os clientes do provedor de internet NIU Fibra e do provedor digital Survey também passam a usufruir dos benefícios da plataforma.

O Noggin concentra jogos, vídeos, músicas e desenhos do canal Nick Jr. com viés educativo. De acordo com a Viacom, todo esse conteúdo é desenvolvido por especialistas que combinam entretenimento e materiais construtivos, unindo os interesses das crianças e dos pais.

Dentre as novidades da plataforma, está a estreia da animação Nella, uma Princesa Corajosa, série que promove autoconfiança, inclusão e compaixão pelas pessoas. A segunda temporada de Rusty Rivets, que foca no aprendizado de conceitos relacionados à ciência básica e tecnologia, também poderá ser acessada.

O Noggin está disponível para iOS e Android em todos os países da América Latina e no fim do ano passado já havia anunciado acordos com Oi, Watch TV, Net.com. TV Alphaville e X-Play.

Fonte: Propmark.

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16maio
Coca-Cola é a marca mais escolhida do mundo
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Brand Footprint revela 31 marcas de consumo massivo que foram escolhidas pelos consumidores mais de 1 bilhão de vezes.

brand footprint kantar

Segundo a edição de 2019 do relatório Brand Footprint da Kantar, existem 17 marcas globais de produtos de consumo massivo (FMCG) que são escolhidas pelos consumidores mais de um bilhão de vezes ao ano, e 14 marcas locais de FMCG que estão neste exclusivo ‘clube de bilionários’.

Os rankings do relatório Brand Footprint mensuram quais marcas estão sendo compradas por mais consumidores e com maior frequência.

Globalmente, Coca-Cola é a marca mais escolhida do mundo, eleita nas prateleiras 5,9 bilhões de vezes em um ano.

coca cola kantar

Colgate Maggi mantiveram suas posições no ranking, também sendo as marcas mais escolhidas do mundo em produtos de cuidados pessoais e alimentos. Colgate continua sendo a única marca escolhida por mais da metade da população mundial — estando presente em 6 de cada 10 (60,5%) domicílios globalmente, enquanto Maggi manteve seu forte desempenho, com a escolha dos consumidores aumentando 7% e consolidando seu lugar como a 3ª marca mais escolhida no mundo.

Vim foi a marca global de mais rápido crescimento entre as 50 maiores — com um aumento de 10% na escolha dos consumidores, o que a fez subir sete colocações nos rankings e a entrar no ‘clube de bilionários’ na 16ª posição globalmente.

A marca Kinder, da Ferrero, também subiu sete degraus no ranking, conquistando 18,5 milhões de domicílios em um ano.

Brooke BondDettol e Doritos foram as outras marcas no grupo dos 5 maiores ganhos globais em penetração, e, por sua vez, tiveram uma ascensão em suas posições no ranking global de 2018.

Marcas locais e marcas globais

O estudo também mostra que marcas locais cresceram em 2018, já representam 64,8% de todas as marcas escolhidas pelos consumidores contra 35,2% das globais; um ganho de participação de 0,3% – que é uma desaceleração em comparação ao aumento de 0,5% em 2-017.

A maior conquista para marcas locais foi em cuidados pessoais, pois conseguiram aumentar em +0,7% o número de vezes que os consumidores as escolheram.

Apesar das marcas locais continuarem a ganhar participação, fabricantes globais, como a Unilever demonstraram como ganhar localmente, adaptando seus produtos às necessidades regionais, com marcas como Wheel e Surf Exce, no setor de cuidados com o lar, e Clinic Plus no setor de cuidados pessoais.

Brand Footprint revela que para marcas globais é imperativo vencer em seu maior mercado — entre as 50 maiores marcas que cresceram em seu mercado número 1, 82% o fizeram de forma geral, enquanto aquelas que não amplificaram os ganhos em seu mercado prioritário, 91% declinaram.

Fonte: Promoview.

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15maio
Organização internacional de licenciamento surge com nova identidade
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A principal organização de licenciamento de marcas do mundo revela a renovação da marca, reflete uma nova era na indústria e um compromisso com o futuro

A International Licensing Industry Merchandisers’ Association (LIMA) – principal organização de licenciamento de marcas do mundo – anuncia hoje que será conhecida como Licensing International, marcando um novo momento para a comunidade profissional de licenciamento. O novo nome, identidade e linguagem visual foram desenvolvidos para melhor refletir o atual cenário dessa indústria e para onde está caminhando.

Como Licensing International, a organização reafirma a importância dos seus objetivos principais, incluindo a promoção do crescimento e expansão do licenciamento globalmente; elevando o nível dos profissionais envolvidos; e gerando maior conscientização sobre os benefícios do licenciamento para a comunidade de negócios como um todo.

Em sua essência, o nome Licensing International prioriza a simplicidade e o impacto – e transmite imediatamente seu propósito para toda a comunidade empresarial. O nome também destaca a identidade da associação como uma organização internacional, com presença física em 12 países do mundo, e reconhece a crescente escala global da própria indústria. Quando a organização foi formada em 1985, aproximadamente 70% da receita de licenciamento do mundo era produzida apenas na América do Norte. Hoje, os mercados internacionais já representam mais de 40% dos US$ 270 bilhões que o licenciamento gera por ano.

As novidades também trazem o significado de um escopo mais amplo da indústria moderna de licenciamento de marcas, que agora vai muito além do merchandising. Em um cenário de varejo cada vez mais competitivo e complexo, o licenciamento está sendo utilizado de forma criativa e inovadora que incluem novas e crescentes categorias – de empresas de mídia a serviços experimentais, lojas conceito de grandes cadeias varejistas e ressurgimento de marcas icônicas em novos formatos.

Depois de assumir o comando em julho de 2018, a presidente Maura Regan retomou a missão da organização em se consolidar como líder mundial de licenciamento e liderou a transição da nova identidade da marca, um processo de quase um ano de pesquisas e reflexões. Sob essa visão, a Licensing International segue aprimorando seus esforços em nome da indústria que atende, incluindo o desenvolvimento de pesquisas e relatórios; compartilhamento de notícias do setor e oportunidades de emprego; e oferecimento de seminários e programação educacional para líderes de mercado ao redor do mundo.

“Como o principal facilitador na indústria de licenciamento, atendemos a uma comunidade global crescente, conectando membros e diversas marcas ao redor do mundo a informações e recursos inestimáveis”, aponta a presidente Maura Regan. “Nossa estreia como Licensing International simboliza um novo capítulo para comunidade e demonstra nossa dedicação e comprometimento com a indústria do licenciamento do futuro.”

Nessa transição, a organização lança também um novo site e portal para seus membros – Licensinginternational.org – projetado para fornecer uma experiência mais sofisticada ao usuário, melhorando a comunicação e aumentando a interação entre profissionais de licenciamento atuais e a próxima geração. A nova identidade também pode ser verificada em todas as principais plataformas sociais.

Pesquisa mundial em 2018

Licensing International fez, no início de 2018, pesquisa com com 288 empresas, que indica a força do mercado de licenciamento de marca e o impulso de crescimento que tem recebido, graças aos novos modelos de acesso a informações e compras via meios digitais. Conforme o levantamento, que será atualizado neste ano, as vendas globais de varejo e outras receitas de bens e serviços licenciados em 2017 cresceram para US$ 271,6 bilhões, um aumento de 3,3% sobre os US$ 262,9 bilhões reportados no ano passado.

A pesquisa mostra que os EUA e Canadá se destacam, com geração de receita de US$ 157,66 bilhões no ano passado, representando participação de 58% dos negócios (um pouco acima dos 57,9% do ano anterior). Mas o crescimento mais forte em 2017 ocorreu na América Latina, com alta de 7,6%, para US$ 10,72 bilhões, impulsionada pelo Brasil, e na Ásia (alta de 6,2%, para US$ 26,05 bilhões), principalmente China / Hong Kong e no Japão.

No Brasil, a expansão foi expressiva, de 14,4% em 2017, para US$ 4,383 bilhões, em relação aos US$ 3,838 bilhões obtidos no ano anterior, conforme informações da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL).

Sobre a Licensing International

A Licensing International – anteriormente conhecida como LIMA – é a principal organização comercial da indústria global de licenciamento. Fundada em 1985, a organização tem a missão de promover o crescimento e a expansão do licenciamento em todo o mundo, elevando o nível dos profissionais do setor e criando uma maior conscientização sobre os benefícios do licenciamento para a comunidade. Seus membros, em mais de 40 países, têm acesso a uma série de benefícios, incluindo uma extensa programação educacional e eventos de rede mundial. Visite licensing.org para obter mais informações e utilizar os recursos de licenciamento on-line.

Fonte: Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral).

 

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10maio
Barbie apresenta linha de festa inspirada em viagens
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Com mais de 10 itens diferentes, Regina Festas apresenta o kit “Barbie Viagem”, que promete ser sucesso entre as crianças.

barbie logo

 

A boneca mais famosa do mundo acaba de ganhar uma linha completa de festa inspirada em um dos seus hobbies: viajar.

Desenvolvida em parceria entre a Mattel e Regina Festas, os produtos são perfeitos para uma comemoração inesquecível e cheia de personalidade.

 

barbie kit festa

 

São mais de 10 itens de decoração com design inédito, como a caixa surpresa e o cachepot em formato de mala de viagem vintage em tons de rosa, totens para decorar a mesa em formato de avião, globo terrestre e imagens divertidas da Barbie, além do convite que imita um passaporte.

Já disponíveis nas principais lojas especializadas em festas de todo o País, os produtos podem ser encontrados a partir de R$ 5,36 cada.

 

Fonte: Promoview

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10maio
Artistas brasileiros fazem versão Disney de personagens de “Game of Thrones”
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Dois artistas brasileiros resolveram transformar os personagens de carne e osso de “Game of Thrones” em desenho. Mais que isso, fizeram de Daenerys, Jon Snow, Cersei e outros à semelhança de ícones da Disney, criando novas versões para o que se vê na série da HBO. O trabalho começou há cerca de cinco anos, mas ganhou até uma nova arte, com Jon Snow e Daenerys em cima dos dragões, tal qual no início da oitava e última temporada de “Game of Thrones”.

Os responsáveis pelas artes são Fernando Mendonça e Anderson Mahanski. Ao UOL, Fernando contou que tudo começou como uma brincadeira. “Eu e o Anderson somos animadores, trabalhávamos em estúdio de animação, mas ele não estava bem, então fizemos essas artes pra dar uma desanuviada”, disse ele.

“Primeiro foi Jon Snow com o Fantasma. Depois, começamos a criar a coleção e a partir dela as pessoas começaram a entrar em contato com a gente”, adicionou. Os trabalhos permitiram a eles abrir o Estúdio Combo, onde trabalham agora. Hoje, eles têm uma lista de clientes que incluem o Cartoon Network e a própria Disney e acumulam trabalhos em produções de animações como “Super Drags” e O (sur)real mundo de Any Malu”. A ideia é até ampliar a coleção de “GoT”. “É que a gente está na correria, mas temos vontade de fazer mais desenhos e devem pintar novos projetos, diferentes. Recentemente fizemos a Daenerys e o Jon Snow voando nos dragões, com uma citação àquela cena do Alladin e a Jasmin no tapete voador”, explicou ele.

 

Fonte: UOL

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