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Jeep traz o conceito de ‘Easter Eggs’ com animações 3D
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Na cultura pop, Easter Eggs são segredos escondidos em programas, sites ou jogos. O termo é usado porque são pistas escondidas, assim como os ovos de Páscoa.

Jeep traz diversos exemplos de ‘Easter Eggs’ para serem encontrados em cada um de seus veículos. Pouca gente sabe, mas, por exemplo, dentro de todo Jeep Compass há uma pequena salamandra logo abaixo dos limpadores de para-brisa dianteiros e no vidro traseiro é impressa a silhueta de um minúsculo monstro do Lago Ness.

Agora, a Jeep vai além e usa esses detalhes escondidos de forma inusitada e divertida em seu novo filme com os modelos Compass e Grand Cherokee.

Em parceria com a agência F.biz, a marca desenvolveu uma campanha que usa animações 3D elaboradas pela produtora Clan VFX para transformar a pequena salamandra e o monstro do Lago Ness em realidade e encantar o público.

Lançados na terça-feira (15/09), os filmes “Easter Eggs” serão compartilhados na tevê nas versões de 30 e 15 segundos e o vídeo de um minuto será publicado no ambiente digital.

De um jeito divertido, eles contam a história de uma família que cruza a estrada enquanto a filha se diverte ao imaginar uma salamandra e um monstro do Lago Ness como companheiros de viagem.

Com abrangência nacional, a campanha será veiculada nos canais Globosat, Discovery e terá inserts animados durante os jogos de futebol do Campeonato Brasileiro no SportTV e na programação do Discovery Channel.

A estratégia de comunicação também contempla conteúdos especiais no Instagram, YouTube, Facebook, Twitter e da Jeep.

Além disso, a estratégia também contempla um game no Instagram que propõe por meio de influenciadores um game de “caça ao tesouro” virtual a partir de segunda-feira (21) e será a primeira campanha da Jeep a incorporar um QR code nos anúncios da televisão que levam a um bot da Jeep desenvolvido para conversar com o público.

“Os Easter Eggs são elementos que diferenciam a Jeep das outras marcas. São esses itens escondidos em nossos carros que traduzem nos mínimos detalhes o espírito Jeep, tornando cada modelo Jeep único. Para contar essa história ao público de um modo surpreendente, desenvolvemos uma campanha multiplataforma poderosa, repleta de animações em computação gráfica e, com ela, anunciamos toda a tecnologia e funcionalidades embarcadas no Jeep Compass e Jeep Grand Cherokee, reforçando os valores universais da marca – aventura, liberdade, autenticidade e paixão.”, afirma Frederico Battaglia, diretor de Brand Marketing Communication da FCA para a América Latina.

Confira o filme abaixo:

Caso não consiga visualizar clique aqui.

Fonte: Promoview

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16set
Puma traz ao mercado sua coleção sem gênero Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Skype
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A Puma lançou, na última sexta-feira (11), uma nova coleção que celebra a herança esportiva da marca e o poder que o esporte tem em unir o mundo.

Batizada de ‘Unity’, a linha não possui gênero e é composta por vestuário, calçados e acessórios. Nas redes sociais, embaixadores de todo o mundo responderão por meio da hashtag #UNITY o que significa união para cada um.

No Brasil, a atriz Bruna Marquezine, a apresentadora e atriz Maísa e os cantores Baco Exu do Blues e Malia foram alguns dos nomes que participaram da ação.

“Agora, mais do que nunca, reconhecemos que o esporte desempenha um papel crítico, como uma força unificadora em nosso mundo. Como marca e com nossos atletas e embaixadores, somos uma equipe unida por meio do esporte e para o bem. Durante esses tempos incomparáveis, precisamos estar ainda mais unidos, porque sabemos que somos muito mais fortes juntos do que separados.”, destacou Adam Petrick, diretor global de marca e Marketing da Puma Global.

Com design minimalista predominantemente preto e branco, as peças trazem toques coloridos inspirados pelas bandeiras do mundo e possuem cordões com ferragens de metal dourado que servem para realçar o visual.

Uma das camisetas da coleção apresenta a frase “Auf Allen Fünf Kontinenten” (“Em Todos Os Cinco Continentes”) estampada no peito. Entre os acessórios, há uma mochila clássica em couro vegano e um boné com uma faixa interna feita com malha antissuor que absorve a umidade.

Os calçados, por sua vez, incluem as silhuetas Future Rider, Ralph Sampson, RS-2K, RS-X³ e Cali Sport, apresentando design de base neutra e também com detalhes em azul, vermelho, amarelo e verde, que remetem a bandeiras internacionais.

Como iniciativa de lançamento da coleção, a marca doou um total de US$ 200 mil ao Fundo de Solidariedade da ONU para ajudar no combate à pandemia do Covid-19.

Segundo a Puma, a doação associada à coleção apoia diretamente o trabalho global da Organização Mundial da Saúde (OMS) para ajudar os países a prevenir, detectar e solucionar a doença.

A ideia da marca é ajudar a construir um futuro onde todos possam continuar a praticar esportes e desfrutar de seus benefícios.

coleção Unity já está disponível no e-commerce da fabricante alemã e também nas lojas Artwalk, Authentic Feet, Guadalupe Store, Kings, Maze e Your ID.

Fonte: Promoview

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Personagem que marcou gerações no Brasil, formato da Endemol Shine, Mr Bean©, completa 30 anos
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Marca representada no país pela Endemol Shine Brasil está presente

em mais de 190 países e tem o Brasil como uma das maiores audiências no mundo todo

São Paulo, 15 setembro de 2020 – Há 30 anos, o mundo conhecia pela primeira vez Mr Bean©, personagem criado pelo ator inglês Rowan Atkinson, um homem adulto com trejeitos infantis, passando pelas mais diversas situações ao lado de seu melhor amigo Teddy e seu inesquecível MINI carro. Formato representado globalmente pela Endemol Shine Group, e licenciado no país pela Endemol Shine Brasil, Mr. Bean© já alcançou mais de 190 territórios, marcando gerações e sendo protagonista de produtos e experiências para fãs. O Brasil é um dos mercados que mais consome a marca no mundo todo, tendo atualmente mais de 18 milhões de visualizações mensais em seu canal de Youtube oficial.

Mr. Bean conquistou o Brasil. Até hoje nós somos um dos territórios mais fanáticos pela marca, sendo o país que mais assiste aos conteúdos na América do Sul. Somente no Youtube, os brasileiros representam o 6º maior público do canal, com mais de 18 milhões de visualizações mensais, e já estamos em 2º lugar da quantidade de fãs no Facebook. É uma marca atemporal, que ultrapassou gerações. A família toda ama e se diverte assistindo junto.”, explica Fernanda Abreu, Head de Licenciamento da Endemol Shine Brasil.

A primeira aparição do personagem aconteceu em 1º de janeiro de 1990, em um especial da ITV, onde a então inédita figura engraçada, vivida pelo ator Rowan Atkinson, alcançou mais de 18 milhões de pessoas – um hit na época que levou Mr. Bean© a ter um programa de televisão próprio logo em seguida, com esquetes de humor protagonizadas pelo mesmo. No Brasil, a série de live action de Mr. Bean© foi licenciada pela primeira vez em março de 1994 pela Globosat. Logo em seguida, a TV Globo e a TV Bandeirantes também se interessaram pelo programa, exibindo em sua programação. Nos anos 2007, a Band também adquiriu a série de desenho animado do Mr. Bean. Atualmente a série de desenho animado de Mr. Bean© é licenciada pela Turner, exibida no canal pago Boomerang.

O sucesso do icônico personagem também está em seus jogos de dispositivos móveis como Mr Bean Special Delivery, e Mr Bean Around the World, que já atingiram mais de 58 milhões de downloads nos últimos seis anos. Além das séries, Mr. Bean© também foi bem sucedida com o lançamento dos filmes Bean – The Ultimate Disaster Movie (PolyGram) em 22 de agosto de 1997, e As Férias de Mr Bean (Universal Pictures) em 6 de abril de 2007, atingindo mais de U$ 6.8 milhões em bilheteria no país.

E não é somente em projetos audiovisuais que a marca investe, entre os produtos licenciados podem ser encontrados cadernos, brinquedos como o famoso carro MINI e o ursinho Teddy, moedas comemorativas, cards ilustrados, copos e muito mais.

A presença da marca Mr Bean© na internet também surpreende, com mais de 137 milhões de inscritos nas quatro maiores redes sociais (Facebook, YouTube, Instagram e TikTok), adquirindo a cada dia, nova audiência. No Youtube, 30 milhões de inscritos somam mais de 11 bilhões de visualizações; no Facebook, são 98 milhões de seguidores; o Instagram conta com 7.2 milhões de seguidores e o TikTok tem 1.8 milhões de seguidores.

O sucesso do personagem não para por aí, em junho deste ano, a animação do Mr Bean foi um dos meios que a OMS (Organização Mundial da Saúde) encontrou para conscientizar a população sobre a pandemia do COVID-19. O vídeo especial criado pela Tiger Aspect Productions, parte da Endemol Shine Group, é dublado por Rowan Atkinson, ator que criou o divertido Mr. Bean quando estava na universidade de Oxford, ao lado do cineasta e defensor das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU) Richard Curtis.

 

Sobre a Endemol Shine Brasil

Além de criar produções originais, a Endemol Shine Brasil traz para o país formatos internacionais, adaptando-os ao mercado local. A empresa também é especializada em licenciamento de marcas, projetos de Branded Content e digital, criando estratégias e conteúdos multiplataforma dinâmicos para marcas e canais. Para saber mais: www.endemolshine.com.br.

A Endemol Shine Brasil, uma divisão da Endemol Shine North America, faz parte da potência global de produção Endemol Shine Group. Em Julho de 2020, a Endemol Shine Group foi adquirida pela Banijay, empresa de origem francesa, criando a maior produtora e distribuidora de conteúdo internacional do mundo, presente em 22 territórios com mais de 120 empresas de produção, além de apresentar um vasto catálogo com diversos gêneros, engrandecendo seu inventário em mais de 88.000 horas com conteúdos originais de excelência.

A empresa cria conteúdo para todas as plataformas e tem em seu catálogo sucessos mundiais, incluindo títulos variados de ficção e não ficção como MasterChef’, ‘Big Brother’, ‘Survivor’, ‘The Kardashians’, ‘Wife Swap’, ‘Extreme Makeover’, ‘Peaky Blinders’, ‘Versailles’ e ‘Mr. Bean’.

Sobre Tiger Aspect:

Tiger Aspect Productions is internationally recognised as one of the UK’s most successful and prolific independent televisionproducers, part of Endemol Shine Group. Producing high profile, multi genre content for both UK and international audiences, current productions include Peaky Blinders (BBC One), Good Karma Hospital (ITV 1), Jack Whitehall: Travels with My Father (Netflix), Mr Bean (CITV), Hitmen (Sky One), Man Like Mobeen (BBC Three), and many more.

Fonte: Endemol Shine

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16set
A oportunidade do mundo real de bens virtuais
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O que Apple, Fortnite e Gucci têm em comum? Todos eles fizeram manchetes recentemente com notícias centradas em um tópico : bens virtuais.

Há uma boa razão para isso. Em 2017, o mercado global de bens virtuais foi avaliado em US$ 38 bilhões, de acordo com a Adroit Market Research, número projetado para crescer para US$ 190 bilhões até 2025.

Battle Royale

Essa é uma grande torta, o que explica por que o criador de Fortnite, Epic Games, está atualmente jogando um jogo de frango com a Apple e o Google sobre como essas mercadorias são vendidas e quem recebe uma parte.

Resumindo, Fortnite foi banido tanto da Apple App Store quanto da Google Play Store por tentar contornar a comissão de 30% que a Apple e o Google fazem transações no jogo. Agora há ternos, contra-ternos e até um anúncio de paródia,todos os quais terão grandes repercussões na forma como os bens virtuais são vendidos daqui para frente. (A partir de domingo, a Apple restabeleceu o acesso temporário ao jogo em sua loja, como a saga agora acontece no tribunal.)

Segundo algumas estimativas, a Epic perdeu quase 60 milhões de jogadores na poeira, mas o CEO da Epic, Tim Sweeney, claramente sente que vale a pena, o que nos traz de volta ao nosso ponto – US$ e oportunidade.

Um novo mundo ousado

Para as marcas, o reino virtual oferece uma oportunidade muito real não só para exposição, mas também lucro, especialmente porque os produtos virtuais contornam a mecânica pegajosa de suas contrapartes físicas (pense, inventário, fabricação e armazenamento).

  • A Gucci,por exemplo, vem fazendo esforços conjuntos para alcançar os 5 milhões de jogadores em todo o mundo com looks virtuais para avatares online, seu próprio videogame com tema de moda e apenas este mês, uma plataforma para permitir que os compradores projetem seus próprios tênis virtuais. (Os bens virtuais são uma proposta particularmente interessante para marcas de luxo,que estavam sob pressão mesmo antes da pandemia.)
    Agora, poucas pessoas vão desembolsar $9.500 por um vestido virtual, mas essa não é a norma. Resumindo, os ecossistemas e o entusiasmo por bens virtuais só continuam a crescer, criando uma oportunidade muito real para marcas e licenciados. Um exemplo – a NFL e a NFLPA licenciaram a Epic pela primeira vez em 2018 para dar aos fãs a capacidade de criar roupas de avatar com a marca de equipe em Fortnite.

Os jogos estavam em ascensão mesmo antes da pandemia, e o isolamento social da quarentena só aumentou a onda com os jogadores agora procurando ambientes de jogos não apenas para entretenimento, mas também para a “interação” humana. Jogos como Fortnite e o novo hit Fall Guys (que acabou de ultrapassar Fortnite na audiência do Twitch), oferecem um universo inteiro de oportunidades tanto para consumidores com fome social quanto para as marcas que amam.

Precisa de um briefing sobre o apelo de bens virtuais dcomo tudo funciona? Confira essa visão geral.

Fonte: Licensing International, News de 16.09.2020

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15set
Aventura à vista! Jornadas Pokémon: A Série está chegando ao Cartoon Network
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No dia 21 de setembro, às 07h25*, embarque em uma nova viagem para se tornar um verdadeiro Mestre Pokémon

Preparem-se, fãs de Pokémon! Uma nova temporada da série está chegando ao Cartoon Network, repleta de aventura, confusões e descobertas. Embarque nesta jornada ao lado de Ash e Pikachu, explorando o mundo, conhecendo outros personagens e até descobrindo novos Pokémon no caminho. Esta incrível odisseia começa no dia 21 de setembro, às 7h25*, com a exibição de episódios inéditos toda segunda-feira, no mesmo horário.

Em Jornadas Pokémon: A Série, Ash Ketchum tem um novo plano: viajar pelo mundo! Mas primeiro ele e seu parceiro Pikachu irão para a inauguração do Laboratório Cerezo, um centro de pesquisa dedicado a desvendar mistérios dos Pokémon em todas as regiões. Ash encontrará Goh, outro garoto com uma curiosidade ilimitada, e os dois se tornarão colegas de investigação a convite do Professor Cerezo. Com Ash sempre determinado a se tornar um mestre Pokémon e Goh na missão de capturar um de cada espécie (incluindo o mítico Mew), nossos heróis viverão muitas aventuras e emoções enquanto exploram esse vasto mundo de criaturas.

Não perca Jornadas Pokémon: A Série todas as segundas, a partir do dia 21 de setembro, às 7h25*. Só no Cartoon Network!

>> Clique aqui para baixar as imagens em alta <<

Quer saber outras novidades do Cartoon network?
Acesse a nossa sala de imprensa: http://prensa.turner.com

*Horário de Brasília. Programação sujeita a alterações sem aviso prévio.

Sobre o Cartoon Network

Marca multiplataforma da Turner do Brasil, o Cartoon Network engloba o canal de TV por assinatura com transmissão 24h e líder entre as crianças no Brasil, além de diversos outros meios, incluindo internet, mobile, presença nas redes sociais, eventos e produtos licenciados. Proprietário do maior acervo de desenhos animados do mundo, o canal conta com produções originais premiadas como Hora de Aventura, Steven Universo, As Meninas Superpoderosas, Ben 10 e O Incrível Mundo de Gumball. Também vem desenvolvendo várias horas de conteúdo original local na América Latina, estreando títulos como Irmão do Jorel, Historietas Assombradas, e uma série animada com episódios inéditos da Turma da Mônica, produzida no Brasil com a Mauricio de Sousa Produções. O canal foi lançado em 30 de abril de 1993 e é transmitido na América Latina em mais de 61 milhões de domicílios em português, espanhol e inglês. No Brasil, o Cartoon Network está disponível para mais de 16 milhões de pessoas nas operadoras NET (canal 104 e 604), Sky (canal 101 e 301), Claro HDTV (canal 104), Oi TV HD (canal 112), Vivo TV (canal 56 ou 321) e GVT (canal 21).

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Usando banco de imagens no design de produtos
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A pressão por produtividade nunca foi tão grande. Que tal usar imagens royalty-free para ganhar escala?

A transformação digital imprimiu uma nova realidade para os negócios, com ênfase na rapidez que produtos são concebidos e produzidos. Isso se aplica particularmente aos setores de manufatura, desde moda e decoração até mercadorias como brinquedos e materiais escolares.  O ritmo de inovações tem aumentado substancialmente, o que significa, em termos práticos, tempo de vida mais curto dos lançamentos nas prateleiras.

Se antes a moda ditava uma coleção a cada estação, hoje novas levas de produtos alcançam o mercado a cada semana.

Como lidar com este cenário no design dos novos produtos?

A cada nova coleção, ressurge o desafio de buscar inspiração e criar novos conceitos, desenhos e estampas. Porém, com ciclos mais curtos e as peças efêmeras, é preciso repensar no esforço investido.

Nem sempre há recursos e tempo em abundância – aliás isso anda bem raro nos dias de hoje e se acentuou com a crise da Covid-19 em 2020. Neste caso, o uso imagens prontas aponta como uma ótima solução: afinal, é muito mais fácil do que desenhar do zero, não é mesmo? Compartilhamos a seguir algumas vantagens deste recurso – e um ponto de atenção para quem se interessar por esta alternativa.

Impulsionando a produtividade com imagens royalty-free.

Existem licenciamentos corporativos robustos que facilitam o fluxo de trabalho das empresas no uso de imagens prontas para criar suas mercadorias:

Velocidade

Com apenas um click você faz download e pronto. É possível dar um toque e personalizar o desenho, tornando-o único para a sua marca. Fazer modificações é bem mais prático e rápido do que começar a partir de uma folha em branco.

Liberdade Criativa

É possível alterar cores, proporções, tamanho, acrescentar outros elementos, sem necessidade de aprovação do proprietário da imagem (o que normalmente é mandatório ao licenciar personagens e franquias)

Relevância

Um parceiro global permite acesso numa única plataforma a centenas de milhões de imagens produzidas por ilustradores, fotógrafos e artistas do mundo todo. Você vai encontrar a imagem certa para cada necessidade, público alvo, cultura local e estilo que você queira imprimir.

Controle

Um sistema robusto possibilita o acompanhamento do uso de imagens de forma organizada e centralizada. Assim, por exemplo, você pode evitar a repetição de imagens ou monitorar o acesso dos usuários da sua equipe.

Integração

Se a sua empresa já conta com uma plataforma de trabalho, toda a experiência de busca, seleção e download pode fazer parte dela, numa integração funcional completa.

A ideia é atraente e traz inúmeros benefícios, certo? Entretanto, é preciso ficar atento para não cair em armadilhas que podem trazer dor de cabeça jurídica no futuro.

Não é um bicho de 7 cabeças, mas é importante conhecer o básico e contar com parceiros confiáveis para trilhar esse caminho. No próximo artigo, vamos explorar mais este assunto.

Fonte: Shutterstock

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Nova versão de Animaniacs ganha primeira prévia pelo Hulu
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Vídeo mostra trechos de storyboard e data de estreia nos EUA

reboot de Animaniacs, desenho clássico dos anos 90, teve sua primeira prévia revelada pelo Hulu. O vídeo mostra trechos de storyboard e também o retorno dos dubladores clássicos, além de revelar que o novo desenho contará com a participação de Pinky e o Cérebro. Veja abaixo:

Por fim, a prévia também revela que o reboot de Animaniacs estreia em 20 de novembro nos Estados Unidos.

Animaniacs fazia parte dos desenhos animados da Warner Bros durante os anos 90 com supervisão de Steven Spielberg, assim como Tiny Toons. A série mostrava as aventuras loucas de três criaturas que habitavam a caixa d’água dos estúdios da Warner, os Irmãos Warner, e importunavam todas as pessoas.

Yakko, Wakko e Dot não eram as únicas estrelas de Animaniacs, pois outros personagens ganhavam histórias e às vezes até séries solo. Com várias séries no currículo, os ratos de Pinky e Cérebro ganharam uma animação própria após o sucesso de suas esquetes dentro de Animaniacs.

Além de apostar na nova série, o Hulu disponibilizou nos EUA boa parte das produções animadas da Warner dos anos 90, como a série antiga de Animaniacs, Pinky e Cérebro e Tiny Toons.

Fonte: Omelete

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A Disney acabou de lançar uma linha de vestidos de noiva — e ela é realmente muito chique
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Os vestidos parecem ter saído de um conto de fadas

A pandemia pode ter mudado seus planos de casamento e noivado para este ano, mas se você está noiva e ainda está em busca do vestido de de princesa dos seus sonhos, a Disney, a.k.a a verdadeira fabricante de alguns de nossos contos de fadas favoritos, lançou uma coleção de vestidos de noiva. Sim, você leu certo! E não, eles não têm cara de fantasia. Na verdade, vamos mais longe ao dizer que eles são realmente muito chiques.

A Disney acabou de lançar uma linha de vestidos de noiva -- ela e é realmente muito chique (Foto: Divulgação)

A coleção é chamada, muito apropriadamente, Disney’s Fairy Tale Wedding, e é parte de uma colaboração com a Allure Bridals. O slogan da nova linha é “Projetado com Felizes para Sempre” e o site diz às futuras noivas: “Comece o próximo capítulo de sua vida com um vestido além de sua imaginação – um com magia em cada fio.”

Com o nome de algumas das personagens femininas famosas da Disney como Ariel, Belle, Cinderela, Jasmine, Rapunzel e Pocahontas, a coleção contempla 16 vestidos no total, com preços entre £ 1.200 e £ 2.500. Saiba mais no site da marca.

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A Disney acabou de lançar uma linha de vestidos de noiva -- ela e é realmente muito chique (Foto: Divulgação)
A Disney acabou de lançar uma linha de vestidos de noiva -- ela e é realmente muito chique (Foto: Divulgação)

Fonte: Revista Glamour

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Como o setor de animação foi impactado pela pandemia
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Produtoras notam aumento de demanda, mas há dúvidas sobre a probabilidade da busca permanecer alta

Thaís Monteiro
15 de setembro de 2020 – 6h00

Quando as medidas de distanciamento social foram decretadas, ainda em março, a previsão era a de que a animação fosse ser adotada como uma alternativa para novos programas e projetos publicitários. Na percepção de empresas do setor, apesar de uma leve alavancada em algumas demandas, ainda é incerto considerar que o movimento tenha se concretizado.

Clipe de Rajadão, música de Pabllo Vittar, mescla animação com gravações live-action (Crédito: Reprodução/Pabllo Vittar)

Sem a necessidade de espaços físicos para a criação de cenas ou a presença de atores, com exceção da dublagem, que requer menos contato, a produção de conteúdo animado de séries, longas, institucionais e para games se manteve.

De acordo com Marcelo Pereira, sócio da Combo Estúdio, houve um aumento da demanda de vídeos publicitários, mas não tão significativa. O que mudou, na sua percepção, foi uma alta de produtoras do exterior buscando serviços brasileiros. A Combo Estúdio notou uma procura duas vezes maior nos últimos meses em relação com o mesmo período de 2019.

“Realmente é um pouco difícil saber se essa procura se deve à pandemia ou a alta do dólar. O mais importante é que o espaço da animação não diminuiu durante a pandemia. Como praticamente toda parte da produção pode ser realizada em home office, não temos conhecimento de projetos que foram cancelados ou pausados devido à pandemia”, afirma.

Para produtoras não focadas especificamente na entrega de animação, o motion graphics ganhou um novo significado. “Nós utilizávamos motion graphics como composição da linguagem do canal, momentos de transição, para chamar atenção para mensagens específicas. Quando o isolamento social chegou, do ponto de vista da produção, tivemos que agir muito rápido para pensar em como manter as entregas”, conta Camila Pons, diretora de conteúdo da Spray Content, área de conteúdo da Spray Media.

A produtora realizou a série Te Levo de Milhas, para o canal da ABC Milhas, inteiramente animada ensinando de maneira divertida diferentes formas de acúmulo e resgate. De acordo com a executiva, a técnica se mostrou eficiente e certamente continuará sendo usada mesmo com a volta das captações remotas.

Ainda que essa previsão não tenha se concretizado ou tido um aumento significativo para conteúdo e publicidade, a produção de clipes animados deu um salto. Artistas internacionais e nacionais apostaram em desenhos animados para seus singles: Dua Lipa o fez com Hallucinate; Billie Eilish com My Future; Katy Perry está com uma série de vídeos animados para algumas das músicas de seu novo álbum Smile — inclusive, o clipe da faixa-título foi feito pelo estúdio brasileiro Flooul Animation; e Pabllo Vittar lançou Rajadão com vídeoclipe assinado pela Combo Estúdio.

“Algumas possibilidades surgiram, principalmente em áreas onde a produção ‘live’ pode ser facilmente substituída por animação, como vídeo clipes musicais, por exemplo”, diz o sócio da Combo Estúdio. Pereira acredita que esse grande número de videoclipes animados podem resultar em uma ascensão dessa estética mesmo no pós-pandemia por conta da boa recepção do público.

Fora esse aspecto, o mercado considera que ainda é cedo para classificar alguns dos impactos no setor como tendência. Para Aída Queiroz, uma das diretoras fundadoras do AnimaMundi, pode ser que parte da produção continue remota, porque é mais barato para o empregador, mas ela considera importante ter uma equipe trabalhando junto,porque otimiza o trabalho e as decisões. Porém, a indicação é que a produção animada ganhe um reconhecimento.

“A tendência é a animação ser cada vez mais valorizada, tanto pelo avanço tecnológico – que facilita bastante a pluralidade de técnicas de animação, como pelo tipo de produção, bastante adaptável, como estamos vendo na pandemia”, opina.

Apesar dessa grande vantagem frente à adversidade, a animação permanece cara se comparada aos live actions, diz Marcelo. Somada a falta de mão de obra especializada, o executivo considera que esses são os maiores desafios para o segmento se manter em crescimento. “Porém, observamos um aumento considerável na busca de jovens animadores por cursos extra curriculares. Nos últimos anos, o mercado de animação no Brasil vem se tornando cada vez mais especializado e trazendo produções de alta qualidade, mas, infelizmente em razão do alto custo, ainda encontramos uma demanda limitada no país”, pondera.

Outro empecilho apontado por Queiroz é a crise do setor audiovisual como um todo. Os recursos do Fundo Setorial Audiovisual (FSA) não estão sendo repassados há um ano e as empresas continuam a pagar o Condecine (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional). “O dinheiro já vai para o segundo ano de contingenciamento. Com isso, não há novas produções e co-produções com outros países. A exceção fica para as séries que foram compradas por algum canal”, diz.

**Crédito da imagem no topo: Ajwad Creative/iStock

Fonte: Meio & Mensagem

 

 

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15set
David Diesendruck, CEO da Redibra, participa do podcast Pé de Ip sobre o tema licenciamento
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Criado por Bruno D’Angelo e Pedro Pizzolato, sócios da WIP, o Pé de Ip conta com seis episódios que exploram através de diferentes temas o mundo das Propriedades Intelectuais de Entretenimento.

A convite de Bruno D’Angelo e Pedro Pizzolato, sócios da WIP, David Diesendruck participou do sexto episódio da primeira temporada do podcast Pé de Ip. O podcast foi criado com o intuito de explorar o universo das Propriedades Intelectuais de Entretenimento e conta com episódios que abordam todo o processo de desenvolvimento, desde a ideia até sua distribuição e amplificação. Para finalizar essa série de seis episódios, o tema abordado foi o licenciamento.

Durante o episódio, David conta sobre sua experiência no mercado de licenciamento e fala sobre as mudanças que vieram a partir do início da era digital no que diz respeito aos indicadores de sucesso das propriedades. São esses indicadores que ajudam a definir se uma propriedade está pronta ou não para a entrada no mercado de licenciamento. Como exemplo, David cita os indicadores de potencial de marca da Galinha Pintadinha, que só iniciou o processo de licenciamento quando tinha mais de 300 milhões de views em seus vídeos no YouTube.

David também fala sobre o mercado de licenciamento no Brasil, que movimenta cerca de R$ 450 mi por ano, que é dividido entre estúdios, celebridade, times de futebol, etc, e alerta para a competitividade no mercado infantil – principalmente no segmento pré-escolar, onde estão marcas como Turma da Mônica, Galinha Pintadinha, Patati e Patatá, O Mundo Bita e Luccas Neto, cada uma em sua fase de vida – outro ponto importante para o licenciamento de EIPs (Entertainment Intelectual Properties).

Entre os assuntos abordados no podcast, David fala sobre o R.Lab, incubadora que tem como objetivo auxiliar a nova e promissora safra de projetos que estão surgindo no mercado audiovisual brasileiro, orientando no desenvolvimento do plano de licenciamento nacional e internacional para monetização de seu conteúdo.

Para ouvir o episódio na íntegra, acesse https://www.updateordie.com/2020/09/08/pe-de-ip-licenciamento/ , no mesmo site você encontra os outros cinco episódios que compõem a série sobre Licenciamento.

 

Sobre a Redibra:

Agência de licenciamento e extensão de marca, pioneira no Brasil trabalha um seleto portfólio de marcas que inclui: Coca-Cola, Nintendo, Chevrolet, Capricho, Ursinhos Carinhosos, Netflix e Galinha Pintadinha.

Ganhadora de inúmeros prêmios nacionais e internacionais é reconhecida por seu planejamento estratégico, inovação e comprometimento junto a seus parceiros comerciais na gestão de suas marcas.

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Para entrar em contato com a Redibra:

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Fonte: Redibra

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