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02jul
Harry Potter, o legado de Pokémon Go e o AR em games
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Novo game da Niantic, lançado em 20 de junho, é inspirado na franquia e registrou mais de 400 mil downloads em sua estreia devendo faturar US$ 500 milhões em 2019

Lançado no dia 20 de junho, inicialmente nos Estados Unido e Reino Unido, o jogo alcançou a marca de 400 mil downloads em 24 horas. (Crédito: Reprodução)

Desde que foi lançado, em 2016, pela Niantic, o jogo Pokémon GO tornou-se uma referência quando o tema é a junção entre games e realidade aumentada. Desde que a busca digital e real pelos personagens virou uma febre, o jogo é sempre indicado como um marco no uso da tecnologia AR. E desde junho, não tem sido diferente com Harry Potter: Wizards, novo game da Niantic, lançado no último dia 23, no Brasil.

O novo game inspirado na saga de Harry Potter traz elementos do universo dos livros para o mundo real por meio da câmera do celular. Esses elementos podem ser encontrados em todo o mundo e especificamente em parques, zoológicos, museus e outros espaços. Lançado no dia 20 de junho, inicialmente nos Estados Unidos e Reino Unido, o jogo alcançou a marca de 400 mil downloads em 24 horas.

Mesmo sendo gratuito, já faturou neste mesmo período, US$ 300 mil e, de acordo com estimativas da própria Niantic, pode ultrapassar, somente neste ano, US$ 500 milhões. Pokemón Go faturou US$ 2,5 bilhões desde o seu lançamento até o início de 2019 com acessórios dentro do game. Ainda que não se tenha notícia na mídia não especializada de uma nova febre, o jogo de Harry Potter serve como uma forma na discussão sobre o estágio da junção de realidade aumentada e games.

Marcos Trinca, partner e head de XR da More Than Real, empresa especializada em tecnologias de imersão, explica que o AR permite a construção de uma narrativa imersiva onde as pessoas experienciam o mundo físico e o digital simultaneamente. “Quando aplicada ao universo dos games, as pessoas se tornam protagonistas da história, o que é muito diferente da experiência tradicional onde apenas se controla o personagem em um ambiente digital. O resultado não é algo que você assiste ou joga “de fora”, mas uma experiência que você vive no ambiente físico no qual está inserido, e isso muda tudo!”, explica.

“Vivemos um processo de transformação social sem precedentes, que nasce do surgimento de novas tecnologias como AR. Um dos reflexos é que caminhamos para uma economia baseada na experiência e interação direta com elementos virtuais se manifestam para as pessoas como se fossem reais. O sucesso do Pokémon Go simboliza muito bem isso”, diz Trinca. Ele explica que, em relação ao jogo do Harry Potter, existem vários elementos para que seja um novo sucesso. “A marca é forte, a comunidade engajada e o storytelling bem desenvolvido. Quando juntamos a isso todo o valor que a tecnologia de AR agrega, permitindo a ‘materialização’ do universo de Harry Potter no mundo físico, com certeza o potencial de sucesso se torna aparente.”

Maite Lorente, marketing manager da Gameloft Brasil, concorda com Trinca reforçando que Harry Potter é uma franquia que vale mais de US$ 25 bilhões e tem mais de 20 anos de história. “O jogo tem a receita do sucesso: uma licença forte, uma pitada de nostalgia, realidade aumentada e fãs fiéis além da razão! É claro que com essas premissas tinha tudo para dar certo e o boom de downloads era esperado – vale levar em consideração que a Niantic e a Warner Games estão investindo pesado em user acquisition”, explica.

Fonte: Meio & Mensagem

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02jul
“O marketing deve estar morto em dez anos”
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Para Duncan Wardle, ex-VP de Inovação da Disney, a criatividade deve prevalecer em experiências e storytelling para que as marcas continuem a dialogar com os millennials e a Geração Z

Qual é a fórmula da criatividade? Na Disney, ela foi composta pela união de tempo com consumidores, opiniões inusitadas, experiências e storytelling. Nos 13 anos que trabalhou na The Walt Disney Company como vice-presidente de relações públicas da Disneyland Resort, VP global de relações públicas dos parques da Disney e, por fim, VP de inovação e criatividade, Duncan Wardle se dedicou a entender como fomentar melhor a criatividade entre as equipes e as propriedades na companhia e como aprender a ouvir o que o público-alvo não fala e que pode gerar insights para a comunicação.

Para o lançamento das atrações de Toy Story no Hollywood Studios, Wardle fez uma parceria com a NASA para mandar Buzz Lightyear para o espaço, realizando o sonho do personagem (Crédito: Divulgação/Duran)

Para Wardle, o marketing como é conhecido hoje vai acabar dentro de dez anos. Sobressairá, perante ele, a experiência que as marcas podem promover ao consumidor, histórias criativas e de valor emocional e o “social influence”, definição do executivo para o impacto maior que o público-alvo tem ao ver publicações de amigos ao invés de marcas. “Eu acredito que o CMO deveria ser substituído pelo CSO, Chief Storytelling Officer. Seus pais liam para você quando era pequena? Então, nós crescemos com histórias, somos todos contadores de histórias e eu acredito que todos podem tocar o público contando uma grande história e ser relevante a partir disso”, argumenta.

De passagem pelo Brasil para o Universo TOTVS 2019, evento que debateu as principais tendências de tecnologia e negócios do país, Duncan Wardle, que hoje realiza palestras sobre inovação e presta consultoria para marcas, contou ao Meio & Mensagem sobre definições e práticas ligadas a inovação e à criatividade.

Meio & Mensagem – Criatividade tem uma definição individual para cada um. Qual é a sua?
Duncan Wardle – 
Eu acredito que criatividade é a habilidade de ter uma grande ideia. E inovação é a habilidade de fazer essa ideia acontecer. E também acredito que todos somos criativos, não há criativos e não-criativos. Mas eu também acho que, na educação tradicional, somos restringidos a trabalhar essa criatividade e nos dizem que não somos criativos e compramos isso. Quando você era criança e ganhou um presente de Natal grande com uma grande caixa. Com o que você passou o dia brincando? Provavelmente com a caixa, fazendo cabanas, etc.

Você menciona que é importante passar tempo com seu consumidor e que, em uma pesquisa que fez na Disney, os funcionários disseram que tempo é a barreira número um para a criatividade. Por que, então, tempo é tão ligado à criatividade?
Quando crianças, perguntamos “por que?” para tudo. O insight real para inovação vem entre o quarto e o quinto “por que?” e não o primeiro. Então, se você perguntar a alguém por que eles vão nos parques da Disney, eles dirão: “Eu vou pelas montanhas russas”. Isso me diz para criar mais montanhas russas. Mas, se você continuar questionando, vai perceber que o pai só gosta das montanhas-russas porque leva a filha nelas. E isso não tem nada a ver com investimento capital para construir novas montanhas russas e sim com uma campanha de comunicação. Todos os nossos dados apontavam para um consumidor disposto a ir para a Disney, mas eles não vinham. Esses insights resultaram em uma campanha que aumentou em 20% as vendas e tornou uma cultura product-centric em consumer-centric.

Que prática as empresas podem adotar para fazer a criatividade fluir?
Uma das empresas mais inovadoras do mundo é o Google. O que ele faz que ninguém mais faz? Eles têm a política do 20%. Cerca de 20% da carga horária dos engenheiros é reservada para a reflexão ou o pensamento. Outras práticas recomendadas são dar ferramentas para todos os funcionários serem criativos ao invés de contratar consultores de inovação sob demanda. Outra barreira para a criatividade é nossa expertise, que nos limita a correr riscos. Em toda reunião que eu faço eu trago alguém que não trabalha na minha indústria ou na minha empresa, o que eu chamo de “naive expert” (especialista ingênuo). O papel deles é perguntar a coisa mais audaciosa que todos têm vergonha de perguntar. Isso quebra a tensão da sala e pode gerar grandes ideias.

(Crédito: Divulgação/Totvs)

Qual é a sua percepção sobre a inovação nas empresas brasileiras?
O Brasil, assim como a Índia, é uma cultura muito empreendedora. Eu acredito que o Brasil e a Índia vão ser duas das maiores economias por volta de 2050, porque são países que tem uma cultura empreendedora e não uma cultura de corporação. Ambev é um grande exemplo. Quase toda a liderança da Ambev em Nova York é do Brasil e eles estão tentando mudar a indústria e ela precisa mudar. Eu cresci bebendo cerveja normal, mas eu sou um cara velho e eles estão apostando em cervejas artesanais.

Por que isso?
Experiência. Você deve se lembrar da Betty Boop e Wile E. Coyote. Esses personagens estão todos mortos, não estiveram em filmes ou TV nos últimos tempos, mas ainda estão no imaginário social. Isso porque o Walt Disney criou experiências nas quais você pode tocar os personagens e brincar com suas vassouras. Se nós temos que fazer marketing para as pessoas, isso significa que o produto ou serviço não é bom o suficiente e a próxima geração não vai aceitar isso. Em São Francisco há um museu do sorvete. É só uma experiência, mas é uma ótima experiência. Então acredito que a experiência e o design vão substituir o marketing.

Como colocar isso em prática?
A grande palavra do momento é ser “disruptivo”. Todas as marcas acham que ser disruptivo é se expor mais. Mas, na verdade, fazendo isso elas vão irritar mais o consumidor. A cada três fotos no meu Instagram, uma é anúncio. Na Disneyland eu argumentei que, se temos 25 milhões de visitantes ao ano, não precisamos ficar fazendo mais foto. Se você tem um filho pequeno e eu fizer um anúncio dizendo para você levar ele para a Disney que é seguro, você não vai acreditar. Mas se um amigo seu publicar uma foto do filho pequeno dele na Disney, muda tudo.

Com todas essas aquisições da Disney (Pixar, Marvel e Fox), não há o risco de uma homogenização da criatividade?
Steve Jobs criou a Pixar com o John Lasseter. Então, quando a Disney quis comprar a Pixar, Steve estava preocupado com a homogenização da Pixar e o Bob Iger [CEO do Grupo Disney] fez um trabalho ótimo para não desqualificar a Pixar. Ela continuou com sua cultura própria. E isso influenciou o George Lucas. Ele queria se aposentar e queria vender suas criações, mas não queria que a Disney alterasse nada. Vendo o que aconteceu com a Pixar, ele decidiu vender sua franquia. Isso, por sua vez, fez com que Stan Lee dissesse: “Aqui estão meus personagens da Marvel. Cuidem bem deles”. O segredo para lidar com todas essas aquisições é deixá-los sozinhos. Você tem mais a aprender da cultura deles, que também são storytellers e empreendedores.

**Crédito da imagem no topo: Pan Xiaozhen/Unsplash

Fonte: Meio & Mensagem

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02jul
Fita VHS e pata do Simba inspiram brindes de cinema para o Rei Leão
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Redes Cinemark e Cinépolis investem em itens diferentes para consumidores

NAAAAAAAAAAAAAAAATIREIAAAAASHIBABISHIMAEEE!
(Nants’ ingonyama, bakithi, baba – Aí vem o leão, o meu povo, o pai).

Se você leu ouvindo o som da animação Rei Leão provavelmente sabe que o remake virtual da produção estreia dia 18 deste mês.

No Brasil, a corrida para atender a grande demanda de fãs e conquistar a escolha deles ganhou novos contornos. Nesta segunda, as redes Cinemark e Cinépolis divulgaram  combos e brindes para a estreia do longa.

A Cinemark apostou na nostalgia e fez um kit com uma caixa e um quebra-cabeça. Mas não é qualquer caixa. Ela tem o formato de fita VHS e é verde, como a original de lançamento do desenho em 1994. Os itens estão à venda no aplicativo da empresa.

Já a Cinépolis escolheu um outro forte símbolo da produção: a pata do Simba. Na rede, a imagem que aparece em destaque na narrativa e em materiais de divulgação dá forma ao balde do combo que entra em pré-venda dia 11 de julho.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que as empresas apostam em itens diferenciados e exclusivos para os consumidores. Recentemente, a Cinemark fez um combo com o chapéu do Woody e a bota do Buzz, enquanto a Cinépolis fez um balde no formato da bota do Woody.

Outro embate aconteceu para o lançamento de “Vingadores: Ultimato” em abril. A Cinemark fez um balde no formato da manopla do infinito, item-chave na saga, e a Cinépolis escolheu a cabeça do Thanos.

Fonte: Propmark

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01jul
Hershey’s, a nova marca no portfólio da Tycoon 360!
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Hershey’s, a nova marca no portfólio da Tycoon 360! 

Uma história incrível que começou com chocolate.

Fundada na Pennsylvania, EUA, em 1894 por Milton Hershey, a marca líder de chocolates do mundo chegou em terras brasileiras há 20 anos.

Empresa líder em chocolates, presente em mais de 70 países, a Hershey’s tem um portfolio de 80 marcas icônicas no mundo, como Kisses, Reeses e Almod Joy, entre outras. Sua trajetória no Brasil tem sido vitoriosa, através de um trabalho dedicado à qualidade de seus produtos, ampliação de sua rede de distribuição e excelente trabalho de comunicação.

https://www.thehersheycompany.com/pt_br/sobre/historia.html

E hoje, 20 anos depois, com a marca muito bem consolidada no mercado nacional e contando com um amplo catálogo de produtos, a Hershey’s quer expandir seus negócios para diversas categorias de produtos de consumo através do licenciamento.

Nesta fase inicial, o foco do programa de licenciamento será nas categorias de produtos alimentares que complementam o portfólio principal da marca, tais como: leites achocolatados, iogurtes e sobremesas, dentre outras.

 

Uma marca com propósito

A Hershey’s tem como missão levar doces momentos de felicidade Hershey’s para o mundo todos os dias!

 

CLIQUE NO LINK ABAIXO E ASSISTA O COMERCIAL COMPLETO!

https://vimeo.com/345462544

Portfólio Hershey’s

BARRAS

BARRAS SPECIAL DARK

 

HERSHEY’S MAIS

HERSHEY’S CRUNCHERS

HERSHEY’S GO!

 

HERSHEY’S CEREAL

Siga a marca nas redes sociais

Instagram: https://www.instagram.com/hersheysbr/

Facebook: https://www.facebook.com/HersheysBR/ 

Entre em contato com o nosso departamento comercial e faça parte desse sucesso! 

Fonte: Tycoon 360

 contato@tycoon360.com.br

+55 11 3090-4244

 

 

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01jul
Elefante mostra nova cara nas redes sociais
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Sabe aquela reunião de família e amigos para o almoço de domingo? São esses momentos – em meio a comida boa, risada alta e afeto -, que rendem as melhores histórias, as que vão nos acompanhar para o resto de nossas vidas.

ELEFANTE

Com o intuito de reforçar a importância da reunião em volta da mesa na criação de memórias afetivas e momentos especiais, a Cargill acaba de reposicionar a marca Elefante com o conceito “Elefante. Viver junto rende mais” e coloca no ar, a campanha 100% no digital elaborada pela J. Walter Thompson Brasil.

“A nova campanha Elefante busca apresentar a renovação da marca que é tão querida pelos brasileiros. Estamos mais bonitos e modernos. Nosso objetivo é nos aproximar ainda mais do consumidor e atrair o público jovem que ainda não experimentou Elefante.”, explica Esdras Leite, gerente de marketing da área de atomatados da Cargill.

ELEFANTE

Com o intuito de apresentar a nova cara da marca e reforçar que o extrato de tomate Elefante continua o mesmo há 75 anos – sem conservantes, feito apenas com sal, açúcar e tomate, e rendendo como sempre – a campanha conta com um vídeo manifesto que será veiculado no Facebook e Youtube.

Além disso, um conteúdo exclusivo será produzido pela Tastemade, com cinco produções que enfatizam o rendimento, qualidade e sabor de Elefante durante a preparação de receitas.

“Essa parceria também é valiosa para a Tastemade, pois tivemos a oportunidade de prestar um serviço ao consumidor, que é o que mais gostamos de fazer. Melhor ainda por ter como parceiro o Elefante, uma marca tradicional que ao mesmo tempo vem se renovando para falar com a audiência jovem que também está na Tastemade. Conseguimos aliar os objetivos da marca à nossa expertise criativa para oferecer à audiência receitas inspiradoras e com usos do produto, além do que ela já estava acostumada. Trouxemos o Elefante como protagonista, criando desde receitas mais tradicionais às mais inusitadas, como um empadão de camarão. E ainda há mais belas receitas por vir.”, afirma Bruna Exposito, diretora da Tastemade.

ELEFANTE

“Ficamos felizes com a parceria com a Tastemade, que objetiva inspirar a cozinhar e passar bons momentos ao redor de uma mesa, com um conteúdo que preza por linguagem nova e acessível para todos.”, ressalta Tatiana Zambon, diretora de produtos de consumo da Cargill.

Fonte: Promoview.

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01jul
Stranger Things está na coleção cápsula da Levi’s
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Collab estará disponível para os fãs a partir do dia 4 de julho.

levis stranger things

Já pensou em ter o mesmo look que o personagem da sua série favorita está usando? Agora é possível. Para o inverno de 2019, a Levi’s traz ao Brasil sua parceria com a série Stranger Things da Netflix.

Assistir qualquer filme ou série de TV dos anos 80 nos faz vivenciar uma década cheia de Levi’s. E como prova contemporânea disso, nada melhor do que uma coleção cápsula com a série Stranger Things que é altamente tematizada pelos elementos culturais da época. E como a marca foi o ícone da moda daquele período, faz sentido que os personagens usem com frequência uma ampla variedade de Levi’s.

levis stranger things

Trabalhando diretamente com a equipe de figurino de Stranger Things em sua terceira temporada, a Levi’s pesquisou em seu extenso arquivo para ajudar a criar os trajes da época para vários personagens da série.

A nova temporada acontece em 1985, um período em que a enorme presença da Levi’s na cultura e estilo diário era tão significativa quanto nos dias de hoje. A equipe de design também trabalhou com os figurinistas da série para criar visuais especiais e autenticamente replicados para dois personagens favoritos: Eleven e Dustin.

Não só esses looks completos aparecerão na série, mas também estarão disponíveis para compra como parte desta edição especial de inverno da coleção Levi’s x Stranger Things.

levis stranger things

Em julho, você poderá ir a uma loja e adquirir um visual completo e recriado pela Levi’s usado por dois heróis queridos de Stranger Things. É viver 1985 de novo.

Fonte: Promoview.

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01jul
Combo King Jr. do Burger King vem com novidades
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A rede de fast-food também disponibiliza quatro personagens do desenho Steven Universo, do Cartoon Network.

burger king brinde

Burger King, em parceria com a Sony, traz para o King Jr. um dos heróis mais populares do mundo entre o público jovem, o Homem Aranha.

Inspirados no novo filme “Homem Aranha- Longe de casa”, que estreia no dia 4 de julho, a rede de fast food apresenta os novos brindes para o combo em quatro opções com funcionalidades diferentes: Single Shot Spider, que lança seu disco de teia; Spider Light, que acende os olhos; Spider Wings, que é lançado ao acionar seu suporte; e Spider Web, que gruda na parede com suas ventosas.

burger king brinde

Além disso, a marca inovou mais uma vez e trouxe uma novidade deliciosa, por tempo limitado, para dividir com os amigos e matar a fome de toda a galera.

A rede apresenta o ‘Pipochicken’, a pipoca do jeito BK, um balde de 25 bolinhas de frango empanadas, fritas e recheadas de queijo, crocante por fora e cremosa por dentro, acompanhada do molho furioso ou barbecue.

“O nosso principal compromisso é se aproximar cada vez mais dos nossos consumidores, trazer novidades que atendam todos os gostos e perfis e acompanhar os assuntos do momento. Por isso, buscamos trazer duas novas licenças que fazem parte do cotidiano do público e são um fenômeno mundial.” comenta Ariel Grunkraut, diretor de Vendas e Marketing do Burger King Brasil.

burger king brinde

E para completar o King Jr., a marca traz quatro personagens de uma das animações mais amadas do público: Steven Universo, do Cartoon Network. Fenômeno de cultura pop no mundo, a série – criada por Rebecca Sugar – aborda as aventuras de um garoto que é metade humano metade Gem, que está aprendendo a salvar o mundo com a ajuda das Crystal Gems.

O combo conta com 4 bonecos dos personagens: Steven, Pérola, Garnet e Ametista.

As novidades estão disponíveis nos restaurantes do Burger King de todo o Brasil até 13 de agosto.

Fonte: Promoview

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01jul
Minions Entram em Campo
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Leite Fermentado da Vigor Veste Novas Camisas

28/06/2019

Minions Entram em Campo
A Vigor adotou para o seu leite fermentado embalagens colecionáveis da edição limitada “Juntos em Campo”. Nas garrafinhas, os personagens Minions vestem a camisa dos países que participam da Copa América.
Ao todo, são 12 países: Brasil, Bolívia, Peru, Venezuela, Argentina, Catar, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Equador, Japão e Chile.
A novidade é distribuída até o mês de agosto ou enquanto durarem os estoques, e segue à venda em packs com seis unidades de 75 gramas cada uma. O preço sugerido de cada pack para  consumidor é de R$ 3,99.
Fonte: Gironews
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28jun
Workshop “Publicidade de Pai para Filho” e lançamento de cartilha educativa
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No dia 27 de junho a ABRAL realizou o workshop “Publicidade De Pai para Filho” para tratar de um dos principais pilares da nossa associação: a publicidade responsável destinada ao público infantil. Para isso, contamos com um time de profissionais experts no assunto que explicaram, por meio de cases, as regras que tornam a publicidade para crianças juridicamente legal. Ao final, os participantes tiveram a oportunidade de praticar tudo o que apreenderam com o desenvolvimento de peças publicitárias.

 

Palestrantes workshop “Publicidade De Pai para Filho”.

 

 

 

 

Aproveitamos a ocasião para lançar a nossa cartilha educativa sobre as boas práticas da publicidade responsável para crianças. Esse documento é destinado às empresas, fornecedores, agências e todos aqueles que trabalham direta ou indiretamente com o público infantil. O intuito é orientar, por meio de regulamentações vigentes, o que é permitido ou não para a construção de uma publicidade responsável.

 

 

A versão online está disponível no nosso site na aba “conteúdos”. Para acessar, clique no link: https://abral.org.br/wp-content/uploads/abral-cartilha-publicidade-responsavel.pdf

 

 

Fonte: ABRAL

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28jun
“Stranger Things 3” estampam nova coleção de Havaianas
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Com a chegada do verão de 1985, Hawkins está prestes a ser ameaçada por novos e velhos inimigos.

havaianas

Enquanto isso, o verão de 1985 no Brasil – país de origem da marca – viu uma nova onda que varreu os pés brasileiros: inverter o solado das Havaianas, para que as cores das tiras e da sola ficassem iguais.

Assim, o clássico modelo Tradicional (conhecido por sua palmilha branca, sola e tira azul) se transformava, dando a opção aos consumidores de usá-lo também em uma cor única.

Este novo comportamento foi percebido pela marca como um desejo do consumidor por mais opções de cores. Desde então, Havaianas busca surpreender o mercado com uma grande variedade para atender os mais diversos gostos e estilos todos os anos.

Tendo como inspiração a sua própria história, a terceira temporada de “Stranger Things” e o “Mundo Invertido”, a Havaianas lança agora dois modelos com as estampas da série.

havaianas

Para divulgar a novidade, a AlmapBBDO criou o filme digital “Strangest Things”, que se propõe a provar que o Brasil dos anos 80 era ainda mais estranho que Hawkins.

Afinal, arrancar as tiras e inverter as solas de um chinelo não é algo muito comum, nem apresentar programas infantis com roupas provocativas, entre outros comportamentos da época, que fazem do Brasil de 1980 um páreo duro para Hawkins.

Confira o vídeo de lançamento:

Caso não consiga visualizar o vídeo clique aqui.

Fonte: Promoview.

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