You are currently viewing Paramount quer expandir MTV Miaw para outros países

Paramount quer expandir MTV Miaw para outros países

Edição brasileira do prêmio de cultura pop e digital terá transmissão na África e em Portugal

Presente há nove edições no México e há cinco no Brasil, a premiação de cultura pop e digital MTV Miaw pode ganhar novas versões em países do sul europeu e do continente africano. Os primeiros passos serão dados na quinta-feira, 28, com a exibição do MTV Miaw Brasil em Portugal e em 15 países da Africa.

Edição de 2022 do MTV Miaw é apresentada pela atriz Camila Queiroz e o cantor Xamã (Crédito: Divulgação/Paramount)

Antes de trazer o MTV Miaw para o Brasil, o que ocorreu em 2018, a MTV enviou dois correspondentes brasileiros para cobrir o MTV Miaw México no ano anterior. De forma semelhante, desta vez a Paramount realiza a transmissão completa do show. Portugal, assim como alguns países africanos, foram eleitos pela proximidade linguística, já que português é uma língua em comum. Outro ponto de conexão é a proximidade cultural, principalmente musical, de alguns estilos africanos com o funk. Por isso, uma das surpresas do MTV Miaw Brasil 2022 é uma apresentação do artista Zakes Bantwini, da Africa do Sul, com um artista brasileiro no palco da celebração. O MTV Miaw México deste ano também foi transmitido para demais países, como Espanha, França e Itália.

Mais para frente, German Groba, VP sênior do MTV Entertainment Group para o Sul da Europa, América Latina, Oriente Médio e Africa, afirma que a intenção é ter colaborações de conteúdo entre os talentos da Paramount em todas essas regiões.

Essa também é a primeira vez que o Pink Carpet, onde os famosos passam para dar entrevistas e exibir suas roupas, será transmitido gratuitamente no TikTok e Pluto TV (nos canais MTV MIAW Pluto TV e MTV Pluto TV), além da própria MTV Brasil na grade linear. Além da transmissão, o acordo inclui ativações, como uma câmera 360º que faz fotos em slow motion para as celebridades no tapete, e a categoria Hino do Ano, que elege a música mais bombada do ano. Antes disso, em 2020, a premiação foi transmitida no Facebook.

De acordo com o executivo, há uma sinergia entre atributos do TikTok e da MTV em relação ao digital e a música. “Nós começamos a pensar no DNA do prêmio, que tem muito a ver com o digital, e tanto TikTok e a MTV estão ligados a música, o que dá em um match perfeito. Muitos dos indicados são criadores de conteúdo que começaram no TikTok. Então, para nös gera uma parceria muita direta e casal perfeito”, coloca.

A Paramount também decidiu transmitir a premiação pelo Pluto TV por considerar uma das plataformas digitais de maior crescimento na América Latina e do sul da Europa e para apoiar o ecossistema da companhia. Segundo Groba, o Pluto TV é a estrela do ecossistema Paramount.

Esta edição do MTV Miaw conta com patrocínio de L’Oreal, Samsung Galaxy A, Smirnoff Infusions, Spotify, TikTok e Tim.

German Groba, VP sênior do MTV Entertainment Group para o Sul da Europa, América Latina, Oriente Médio e Africa (Crédito: Divulgação/Paramount)

Ao Meio & Mensagem, German Groba explicou a estratégia de amplicação da marca MTV Miaw e onde vê a plataforma chegar a médio prazo.

Meio & Mensagem – Por que decidiram transmitir esta edição do MTV Miaw para Portugal e Africa?
German Groba – Nós fizemos uma reorganização dos mercados mundialmente — começamos em janeiro deste ano — e nossa região em particular é uma mistura de América Latina, Europa do Sul, África e Oriente Médio. Esses mercados estão dos dois lados do Oceano Atlântico, mas você vê que é evidente as muitas semelhanças culturais e trocas entre todos esses mercados. No caso de Portugal é evidente a similaridade [por conta da língua], mas no caso da África — e trabalho há três anos com a África –, você tem raízes culturais muitos similares e quando você ouve as músicas e artistas do brasil como funkeiros e outros de estilos mais populares da África é impossível não cantar e dançar porque são muitos parecidos. Nós queremos trazer proximidade às duas culturas. Estamos convencidos que há muita troca. Como chefe de conteúdo eu sou apaixonado pelas culturas e trazer as pessoas e culturas mais próximas e sempre fui aproximado pela diversidade e compartilhar a diferença. E com as plataformas que temos, o ecossistema Paramount e reorganização de mercados é uma das coisas mais felizes de fazer.

M&M – Em 2017, a então Viacom levou brasileiros para cobrir o MTV Miaw no México para os brasileiros e no ano seguinte a empresa trouxe a celebração para o País. O mesmo acontecerá com Portugal e países africanos?
Groba – Sim, Essa é a ideia. O primeiro passo é compartilhar com a audiência para que eles conheçam o formato e se encantem. E o segundo passo é ter no futuro próximo o Miaw nesses países.

M&M – Como as ativações de marcas patrocinadoras e apoiadoras evoluiu nessas cinco edições do evento?
Groba – Eu acho que a maior e o maior fator diferencial é que com as ferramentas digitais você pode fazer uma ativação tanto presencial quanto virtual. Fica muito mais interessante e não somente a interação da marca é desfrutada pela audiência física quanto os que assistem ao evento.

M&M – Qual é a intenção futura da Paramount com o MTV Miaw?
Groba – O plano de médio prazo é a expansão dos Miaw a pelo resto da nossa região de mercado. Naturalmente, enquanto os prêmios continuam crescendo eu não descarto a possibilidade de que que, finalmente, com o tempo eles irão evoluir para uma coisa mais global e que pode escalar a mais países fora a região que eu lidero, mas nunca se sabe. A audiência, como sempre, vai dizer.

Fonte: Meio & Mensagem

Deixe um comentário