Perfil de Pessoas: Barbara Laurindo – Consumer Products Manager da Ubisoft Entertainment Inc.

A comunidade global de licenciamento é alimentada por um grupo incrível de profissionais cujas diversas formações e energia criativa impulsionam a inovação e a excelência. Cada semana traçaremos o perfil de um desses profissionais nesta série contínua.

Barbara Laurindo, Ubisoft Entertainment Inc., Consumer Products Manager

 

Como você entrou no licenciamento (ou como o licenciamento encontrou você)?

Eu cai de paraquedas no licenciamento em 2014 quando comecei a trabalhar na Tycoon, na época eu não conhecia nada dessa área ou de marketing. Fui naturalmente sendo colocada para prospectar, planejar marketing e quando percebi eu estava gerenciando o portfólio de marcas de games da empresa. Como dizemos, eu fui mordida pelo bichinho do licenciamento e não saí desse mercado.

 

Qual é a sua rotina na posição atual? 

A indústria de games esta sempre em movimento e é praticamente impossível ter uma rotina com tantos eventos e projetos. Eu diria que basicamente é conversar com pessoas e pesquisar, muito da minha rotina está em desenvolver as parcerias, planejar como aumentar a exposição de produtos e ficar antenado no que podemos fazer de diferente e criativo para enriquecer a experiência dos nossos fãs.

 

Qual é a sua maior realização pessoal ou profissional? 

Eu sou apaixonada pela Ubisoft, poder fazer parte das franquias que eu jogava quando criança e hoje estar a frente do licenciamento em Latam é uma realização pessoal e profissional.

 

Quais são as tendências ou mudanças mais significativas que você viu no negócio nos últimos anos?

As colaborações criativas aumentaram muito. Com a diminuição de portfolio de muitos licenciados acredito que o conteúdo ganhou muito mais relevância. Tenho visto projetos incríveis no mercado com várias pontas de contato para o fã consumidor.

 

O que te mantém acordado à noite? Qual é o seu maior desafio atualmente? 

Formas de encontrar equilíbrio para entregar uma experiência e produtos de qualidade para os fãs com as limitações do mercado é hoje um dos maiores desafios.

 

Na sua opinião, qual é a principal habilidade que todo executivo de licenciamento deve ter para ter sucesso? 

Com certeza a resiliência, cada parceiro e marca está em um momento diferente, enfrentam desafios e imprevistos. Ter essa capacidade de se adaptar a essas situações é sempre importante para desenvolver parcerias de sucesso.

 

Qual foi o melhor conselho que você já recebeu ou qual é a sua frase favorita? 

Foi no trabalho em que me disseram que o que fazemos sempre é uma parceria, então os dois lados precisam ganhar.

 

Qual é o seu case de sucesso favorito no licenciamento? 

Difícil escolher um, mas vou colocar Ursinhos Carinhosos e Cacau Show, acho que foi um dos meus favoritos dos últimos anos.

 

Se você não estivesse no mercado de licenciamento, o que estaria fazendo agora? 

Estaria fazendo traduções provavelmente.

 

O último produto licenciado que comprei foi… ?

Um lindo marca página em metal do Van Gogh 🙂

 

Deixe um comentário