Perfil de Pessoas: Larissa Chiba – Head de Franchise, Promoções e Experiências da Spectrum Licensing

Larissa Chiba – Head de Franchise, Promoções e Experiências da Spectrum Licensing

 

Como você entrou no licenciamento (ou como o licenciamento encontrou você)?

Meu primeiro contato com o licenciamento foi na Hasbro, quando eu era responsável pelas marcas licenciadas (Star Wars, Marvel, Disney Princess, Frozen, Trolls e Beyblade). Desde esse momento já me encantei com o outro lado, do estúdio/licenciador. Criar estratégias para manter as marcas ativas, fazer a extensão para diferentes categorias de produto, etc. Mas foi quando entrei na NBC Universal que realmente entrei no licenciamento e comecei a entender melhor este negócio.

 

Qual é a sua rotina na posição atual? 

Eu sou embaixadora das marcas da NBC Universal (Universal Pictures, DreamWorks e Illumination), ficando em contato direto com o time global para trazer as estratégias para o Brasil. Também sou responsável por todas as aprovações das campanhas de marketing e trade marketing dos licenciados do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. E, gerencio as categorias de Promoções e Experiências, fazendo desde a prospecção, negociação até a aprovação e acompanhamento dos projetos.

 

Qual é a sua maior realização pessoal ou profissional? 

O lançamento de Jurassic Park Burger Restaurant. Este foi um projeto que demorou 2 anos para ser aprovado pelo estúdio, depois de muita argumentação e foi o primeiro no mundo fora dos parques da Universal.

 

Quais são as tendências ou mudanças mais significativas que você viu no negócio nos últimos anos?

As collabs tem me chamado muito atenção e só mostra como a estratégia de extensão de marca é potente para diversos setores. Anos atrás, era muito raro você ver duas marcas da indústria ou varejo criando um produto novo e agora, um dos grandes cases de sucesso tem vindo destes projetos. Também tenho percebido que não basta apenas estampar um personagem para garantir a venda. Sim, ainda temos personagens/marcas de entretenimento muito fortes, mas o storytelling, a inovação e elevação no design dos produtos, a campanha de marketing e a experiência gerada para o consumidor são chaves para o sucesso.

 

O que te mantém acordado à noite? Qual é o seu maior desafio atualmente

Eu sempre fui defensora da estratégia de criar experiências para engajar os consumidores, criar momentos e fazer com que eles sintam a marca além de apenas ver. E aprovar projetos deste tipo tem sido meu maior desafio.

 

Na sua opinião, qual é a principal habilidade que todo executivo de licenciamento deve ter para ter sucesso? 

Todo executivo de licenciamento tem que ter habilidades de vendas, de marketing e de finanças. Além da paixão pelas marcas que trabalha, é claro. É impossível criar um projeto de sucesso se você não acredita nas marcas, não consegue contar essa história para o cliente e claro, negociar o contrato.

 

Qual foi o melhor conselho que você já recebeu ou qual é a sua frase favorita? 

Sou uma pessoa muito prática, então adoro a frase de Walt Disney que diz: “A melhor maneira de iniciar é parar de falar e começar a fazer!”

 

Qual é o seu case de sucesso favorito no licenciamento? 

O mais recente e que mais me chamou a atenção foi o de Carmed + Fini. Com uma collab inesperada, bem executada e com uma excelente campanha de marketing eles se tornaram líderes na categoria sendo que antes disso, eram pouco conhecidos no mercado.

 

Se você não estivesse no mercado de licenciamento, o que estaria fazendo agora? 

Estaria trabalhando com alguma marca conectada ao universo infantil ou de entretenimento.

 

O último produto licenciado que comprei foi… ?

O Granobá de Minions e Banana Brasil que é uma delícia!

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