A comunidade global de licenciamento é alimentada por um grupo incrível de profissionais cujas diversas formações e energia criativa impulsionam a inovação e a excelência. Cada semana traçaremos o perfil de um desses profissionais nesta série contínua.
- Mara Ronchi
- Director, Disney Consumer Products Brazil
- The Walt Disney Company
- Como você entrou no licenciamento (ou como o licenciamento encontrou você)?
[MR] No final de 2008, eu trabalhava na Avon Cosméticos e lancei no mercado da América Latina uma linha de produtos de cuidados pessoais infantis com os personagens da Disney. Na época, como a Avon assinou um contrato de licenciamento com a Disney Brasil, eu tive a oportunidade de conhecer vários executivos da Disney e me encantei pelos valores da empresa e pela forma de trabalho. Depois de 14 anos na Avon, decidi mudar e aceitei o convite de um executivo da Disney Latam. Assim, em janeiro de 2009, iniciei minha carreira na Disney Brasil na categoria de Home & Infant. Depois, tive a oportunidade de vivenciar todas as categorias de produto de consumo, entre elas brinquedos, alimentos, cuidados pessoais, pets, papelaria, festas e, desde abril de 2023, sou responsável por Consumer Products Brasil, incluindo Games e Publishing.
- Qual é a sua rotina na posição atual?
[MR] Sou responsável por um time incrível de profissionais dos quais tenho muito orgulho. Coordenamos o trabalho de prospecção, negociação, desenvolvimento de produto, marketing e varejo no mercado brasileiro.
Todo o portfólio de franquias da Disney foi construído baseado em histórias que estão presentes na vida das pessoas. Portanto, cada uma tem seu valor especial, e o mais importante é que a continuidade dessas histórias, por meio dos produtos de consumo, permite à Disney perpetuar sua presença e sua magia, indo além das telas da TV com o Disney+, cinema e eventos, realmente fazendo parte da vida de cada um.
- Qual é a sua maior realização pessoal ou profissional?
[MR] São muitos projetos e realizações ao longo de quase 30 anos de carreira em empresas multinacionais em Desenvolvimento de Produtos, Supply Chain e Marketing. Mas minha maior realização é pessoal: minha família, meu marido e meus dois filhos, a Carolina de 18 anos e o Felipe de 14. Eles me fazem ser uma pessoa melhor a cada dia, e isso reflete na minha profissão, no amor e dedicação ao meu trabalho e na minha forma de liderar e impactar a carreira de outras pessoas.
- Quais são as tendências ou mudanças mais significativas que você viu no negócio nos últimos anos?
[MR] A The Walt Disney Company Brasil é responsável pela marca e negócios Disney em todo o país, garantindo ao consumidor brasileiro a possibilidade de receber a Disney em suas casas através da nossa plataforma de streaming Disney+, televisão, rádio, entretenimento online, o acesso ao varejo físico e digital para produtos de consumo e a oportunidade de desfrutar de shows e eventos ao vivo e filmes nos cinemas.
Nosso desafio será sempre levar entretenimento a todas as famílias por meio de múltiplas experiências. Para o mercado de licenciamento, diria que o maior desafio no Brasil é a distribuição física, entre diferentes canais de varejo, e levar a informação dos nossos conteúdos para os principais licenciados em potencial. O Brasil é um país enorme e é um desafio atingir todos os territórios, principalmente no que diz respeito a distribuir o produto que tenha mais adequação a cada região brasileira.
- O que te mantém acordada à noite? Qual é o seu maior desafio atualmente?
[MR] Sem dúvida, os aspectos macroeconômicos e desafios sociais do Brasil e de toda a América Latina limitam o poder de consumo disponível para um produto como o nosso em relação a algo de primeira necessidade. Porém, a estratégia da Disney, tanto na região como no mundo, transcende: pensamos ano após ano, mas ganhamos no longo prazo. Redobramos nossas apostas em prover experiências de melhor qualidade, porém ainda mais acessíveis ao consumidor. Nossa estratégia de mercados ou demográficos emergentes acredita que esse poder de consumo possa desfrutar também das nossas experiências a um preço muito mais acessível sem que sacrifiquemos a qualidade. É algo que está no DNA de qualquer profissional da Disney. Portanto, mais do que preocupados com variáveis externas que não conseguimos controlar, estamos ocupados em saber como transitar e emergir mais robustamente e com mais experiências.
- Na sua opinião, qual é a principal habilidade que todo executivo de licenciamento deve ter para ter sucesso?
[MR] Existe uma série de habilidades para quem trabalha na área de licenciamento de produtos e acredito que o sucesso vem do conjunto de algumas características, são elas:
- Colaboração: capacidade de construir parcerias de longo prazo, trabalhando em colaboração com diferentes times, internos ou externos.
- Criatividade: apresentar ideias novas e únicas, capacidade de facilmente criar conexões entre negócios e oportunidades de mercado.
- Comunicação Eficaz: desenvolver e fornecer comunicações que transmitam compreensão clara dos objetivos comuns e das necessidades exclusivas de diferentes públicos e parceiros de negócios.
- Negociação: capacidade para negociar habilmente e de forma ética, diversa e inclusiva com grupos internos e externos; resolver diferenças com o mínimo de ruído e sem prejudicar relacionamentos; e finalmente, mas não menos importante, ter um bom senso de timing.
- Qual foi o melhor conselho que você já recebeu ou qual é a sua frase favorita?
[MR] As empresas são formadas por pessoas, essa é minha frase favorita. E como mulher, mãe, profissional e líder, eu penso que as pessoas devem escolher sua carreira pensando no que as faz felizes e que as motive a levantar todos os dias. Meu melhor conselho é buscar entregar sempre o seu melhor, mas nunca abrir mão dos seus valores e princípios. Não esquecer das suas prioridades de vida: saúde, família e trabalho. Tenha resiliência e empatia, pratique a escuta ativa, nunca abandone a sua estratégia de negócios. Os resultados certamente te mostrarão se você está no caminho certo.
- Qual é o seu case de sucesso favorito no licenciamento?
[MR] Ao longo de quase 16 anos em Produtos de Consumo na Disney, tenho muitos cases de sucesso, mas vou destacar um que nos encheu de orgulho recentemente e resultou em uma premiação inédita para DCP Brasil, nossos primeiros Leões em Cannes. Segue o case Unilever e Seda Juntinhos com a Princesa Tiana:
No dia 17 de junho teve início, em Cannes, a edição 2024 do Cannes Lions International Festival o Creativity, maior festival de publicidade do mundo e que premia as melhores campanhas do ano anterior. E, pela primeira vez, Disney Consumer Products Brasil foi premiada com 3 Leões de Bronze nas categorias Brand Partnerships, Sponsorships & Collaborations, Single-Market Campaign e Social Behaviour & Cultural Insight. Além disso, a Disney e Unilever também receberam o prêmio especial de diversidade Aya Inclusion Award.
A campanha premiada foi “Uma Princesa Puxa a Outra”, desenvolvida em parceria com a marca Seda Juntinhos, da Unilever.
Seda, marca de cuidado para cabelo do grupo Unilever, lançou em setembro de 2021 sua primeira linha de produtos licenciados Disney – Seda Juntinhos. Uma linha completa composta por shampoo, condicionador e creme para pentear, indicada para crianças de 3 a 12 anos e pensada a partir da diversidade dos cabelos infantis. A Princesa Tiana foi a personagem escolhida para a linha destinada aos cabelos crespos, com o objetivo de celebrar os cabelos por meio da ancestralidade, promovendo autoestima e representação positiva para os pequenos e a população negra. Apesar do grande sucesso comercial, ainda não estávamos satisfeitos com o resultado, pois a Princesa Tiana aparecia com os cabelos presos nas embalagens dos produtos e não refletia o orgulho e a ancestralidade dos cabelos crespos que gostaríamos de transmitir.
Por isso, o time criativo da Disney Brasil e Walt Disney Animation Studios fizeram diversos estudos para entender qual seria a curvatura do cacho da personagem até chegar ao resultado final, soltando o cabelo da Princesa Tiana pela primeira vez em um produto.
Com esse incrível resultado, não poderíamos parar apenas no produto, tinhamos que contar essa história para as pessoas. Por isso, em 2023, Seda se uniu à Disney, PretaHub, Plano de Menina e ONG Na Ponta dos Pés, e deu início ao movimento “Uma Princesa Puxa Outra”.
A campanha, lançada em outubro de 2023, visa dar destaque a uma narrativa importante e bastante presente na cultura e comunidade preta, estimulando um movimento de cuidado e empoderamento do cabelo crespo em seus mais variados formatos e texturas. A ideia era gerar um impacto positivo na sociedade e fazer com que a Princesa Tiana inspirasse meninas de todo o Brasil a soltarem os seus cabelos, assim como ela fez. Para isso, trabalhamos mais uma vez com Walt Disney Animation Studios para criar uma animação exclusiva, onde vemos a Tiana soltando seus cabelos pela primeira vez em uma cena. Esta foi a primeira vez que Walt Disney Animation Studios criou uma animação personalizada de “A Princesa e o Sapo” para um projeto como este. A animação foi desenvolvida por alguns dos mesmos animadores responsáveis pela criação do filme de 2009. A cena faz parte do comercial criado pela agência Soko para a Unilever, peça principal da campanha publicitária que foi premiada em Cannes.
Relembre a campanha aqui: https://youtu.be/6PQbcgd4TLk
Atualmente, a linha Seda Juntinhos com a Princesa Tiana é amplamente divulgada em todos os canais de distribuição e pontos de vendas do Brasil pelo nosso parceiro de negócios Unilever, para que as crianças de todo o país possam soltar seus cabelos com muito orgulho, assim como a Princesa Tiana.
- Se você não estivesse no mercado de licenciamento, o que estaria fazendo agora?
[MR] Estaria trabalhando na Disney Brasil em outra área; sou muito fã dos líderes atuais da Disney, aprendo e me inspiro a cada dia.
- O último produto licenciado que comprei foi…?
[MR] … uma pelúcia linda do Stitch para presentear minha sobrinha Mariana no seu aniversário de 8 anos.