Marca representada no país pela Endemol Shine Brasil está presente

em mais de 190 países e tem o Brasil como uma das maiores audiências no mundo todo

São Paulo, 15 setembro de 2020 – Há 30 anos, o mundo conhecia pela primeira vez Mr Bean©, personagem criado pelo ator inglês Rowan Atkinson, um homem adulto com trejeitos infantis, passando pelas mais diversas situações ao lado de seu melhor amigo Teddy e seu inesquecível MINI carro. Formato representado globalmente pela Endemol Shine Group, e licenciado no país pela Endemol Shine Brasil, Mr. Bean© já alcançou mais de 190 territórios, marcando gerações e sendo protagonista de produtos e experiências para fãs. O Brasil é um dos mercados que mais consome a marca no mundo todo, tendo atualmente mais de 18 milhões de visualizações mensais em seu canal de Youtube oficial.

Mr. Bean conquistou o Brasil. Até hoje nós somos um dos territórios mais fanáticos pela marca, sendo o país que mais assiste aos conteúdos na América do Sul. Somente no Youtube, os brasileiros representam o 6º maior público do canal, com mais de 18 milhões de visualizações mensais, e já estamos em 2º lugar da quantidade de fãs no Facebook. É uma marca atemporal, que ultrapassou gerações. A família toda ama e se diverte assistindo junto.”, explica Fernanda Abreu, Head de Licenciamento da Endemol Shine Brasil.

A primeira aparição do personagem aconteceu em 1º de janeiro de 1990, em um especial da ITV, onde a então inédita figura engraçada, vivida pelo ator Rowan Atkinson, alcançou mais de 18 milhões de pessoas – um hit na época que levou Mr. Bean© a ter um programa de televisão próprio logo em seguida, com esquetes de humor protagonizadas pelo mesmo. No Brasil, a série de live action de Mr. Bean© foi licenciada pela primeira vez em março de 1994 pela Globosat. Logo em seguida, a TV Globo e a TV Bandeirantes também se interessaram pelo programa, exibindo em sua programação. Nos anos 2007, a Band também adquiriu a série de desenho animado do Mr. Bean. Atualmente a série de desenho animado de Mr. Bean© é licenciada pela Turner, exibida no canal pago Boomerang.

O sucesso do icônico personagem também está em seus jogos de dispositivos móveis como Mr Bean Special Delivery, e Mr Bean Around the World, que já atingiram mais de 58 milhões de downloads nos últimos seis anos. Além das séries, Mr. Bean© também foi bem sucedida com o lançamento dos filmes Bean – The Ultimate Disaster Movie (PolyGram) em 22 de agosto de 1997, e As Férias de Mr Bean (Universal Pictures) em 6 de abril de 2007, atingindo mais de U$ 6.8 milhões em bilheteria no país.

E não é somente em projetos audiovisuais que a marca investe, entre os produtos licenciados podem ser encontrados cadernos, brinquedos como o famoso carro MINI e o ursinho Teddy, moedas comemorativas, cards ilustrados, copos e muito mais.

A presença da marca Mr Bean© na internet também surpreende, com mais de 137 milhões de inscritos nas quatro maiores redes sociais (Facebook, YouTube, Instagram e TikTok), adquirindo a cada dia, nova audiência. No Youtube, 30 milhões de inscritos somam mais de 11 bilhões de visualizações; no Facebook, são 98 milhões de seguidores; o Instagram conta com 7.2 milhões de seguidores e o TikTok tem 1.8 milhões de seguidores.

O sucesso do personagem não para por aí, em junho deste ano, a animação do Mr Bean foi um dos meios que a OMS (Organização Mundial da Saúde) encontrou para conscientizar a população sobre a pandemia do COVID-19. O vídeo especial criado pela Tiger Aspect Productions, parte da Endemol Shine Group, é dublado por Rowan Atkinson, ator que criou o divertido Mr. Bean quando estava na universidade de Oxford, ao lado do cineasta e defensor das ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU) Richard Curtis.

 

Sobre a Endemol Shine Brasil

Além de criar produções originais, a Endemol Shine Brasil traz para o país formatos internacionais, adaptando-os ao mercado local. A empresa também é especializada em licenciamento de marcas, projetos de Branded Content e digital, criando estratégias e conteúdos multiplataforma dinâmicos para marcas e canais. Para saber mais: www.endemolshine.com.br.

A Endemol Shine Brasil, uma divisão da Endemol Shine North America, faz parte da potência global de produção Endemol Shine Group. Em Julho de 2020, a Endemol Shine Group foi adquirida pela Banijay, empresa de origem francesa, criando a maior produtora e distribuidora de conteúdo internacional do mundo, presente em 22 territórios com mais de 120 empresas de produção, além de apresentar um vasto catálogo com diversos gêneros, engrandecendo seu inventário em mais de 88.000 horas com conteúdos originais de excelência.

A empresa cria conteúdo para todas as plataformas e tem em seu catálogo sucessos mundiais, incluindo títulos variados de ficção e não ficção como MasterChef’, ‘Big Brother’, ‘Survivor’, ‘The Kardashians’, ‘Wife Swap’, ‘Extreme Makeover’, ‘Peaky Blinders’, ‘Versailles’ e ‘Mr. Bean’.

Sobre Tiger Aspect:

Tiger Aspect Productions is internationally recognised as one of the UK’s most successful and prolific independent televisionproducers, part of Endemol Shine Group. Producing high profile, multi genre content for both UK and international audiences, current productions include Peaky Blinders (BBC One), Good Karma Hospital (ITV 1), Jack Whitehall: Travels with My Father (Netflix), Mr Bean (CITV), Hitmen (Sky One), Man Like Mobeen (BBC Three), and many more.

Fonte: Endemol Shine