“Roblox” começou a verificar a idade de todos os jogadores a fim de garantir que certos recursos do jogo só possam ser acessadas por maiores de idade.

O estúdio garante que o procedimento é opcional e não deve reter dados do usuário, mas será necessário para usar as ferramentas selecionadas e requer a apresentação de algum tipo de identificação.

De acordo com o The Verge, a restrição por enquanto só vale para a nova modalidade de chat do jogo, o Spatial Voice que o estúdio começou a lançar no início do mês e permite que as conversas nas partidas sejam mais próximas do real, mas mais devem ser adicionados com o tempo.

Imagem: Divulgação

Como a ferramenta está em fase beta, só quem confirmar que tem mais de 13 anos pelo sistema poderá usar a voz espacial antes da implementação final – mas ainda não está claro se depois disso qualquer usuário poderá brincar com ele.

O processo de verificação é mais complexo do que parece. Os usuários terão que subir um registro da identidade – que pode ser um cartão de identificação tradicional (aqui o RG), uma carteira de motorista ou um passaporte – e uma foto segurando o documento para evitar fraudes.

Ainda que tudo seja muito vago no momento, fica implicado na comunicação oficial que as ferramentas incluídas na ação são relacionadas a interação on-line.

É algo que faz sentido considerando a composição do público do jogo: Quase metade dos jogadores de “Roblox” hoje tem idade inferior a 13 anos, uma questão considerando todas as discussões sobre relações virtuais com as gerações mais novas e vindouras.

Fonte: Promoview