Sabe qual é o clube mais popular entre as crianças?

Confira quais são os clubes mais populares entre os pequenos!

janeiro 16, 2023
Bruno Koerich

CEO da Destra

Você clicou aqui, logicamente, para saber qual foi o clube brasileiro mais citado pelas crianças na pesquisa encomendada pela Licensing International. Mas, antes de te dar essa resposta, deixa eu trazer algumas informações relevantes para você entender melhor o nosso mercado de licenciamento de marcas.

Eu sou uma pessoa que gosta bastante de números e dados para fazer as análises de uma forma mais profunda e ter um entendimento melhor do consumidor, do mercado e das marcas.

Hoje, o licenciamento de marcas é dividido por tipos de propriedades, sendo que as cinco principais são, pela ordem de consumo de produtos e serviços:

  • Entretenimento/Personagens;
  • Marcas Corporativas;
  • Marcas Esportivas;
  • Marcas Fashion;
  • Publicações.

Ou seja, o mercado esportivo é o terceiro colocado, atingindo, em 2021, U$ 31 bilhões em consumo global de produtos e serviços. Trazendo para realidade brasileira, o consumo total de produtos e serviços licenciados, de todas as categorias, foi de U$ 5.9 bilhões. Aqui, as marcas esportivas também estão em terceiro no consumo, atingindo U$ 580 milhões.

Somos o oitavo país que mais consome produtos e serviços licenciados, mas temos uma enorme oportunidade de crescer. Gosto sempre de trazer um comparativo: para você ter noção, os Estados Unidos consomem U$ 176 bilhões em produtos e serviços licenciados por ano, e, somente no mercado esportivo, U$ 22 bilhões. Percebeu o tamanho da diferença e, por consequência, a enorme oportunidade que temos?

O futebol entre as crianças

Falando em oportunidades, uma das melhores formas de entender o mercado é por meio de pesquisas, e, com a Licensing International, temos acesso a várias delas. A última, realizada em outubro de 2022, traz informações específicas sobre o consumo das crianças, de 0 a 14 anos. O ponto de vista das crianças mais novas é coletado com base nos pais, mas já temos uma excelente noção.

Na pesquisa aberta, das 10 marcas mais citadas pelas crianças, o único clube de futebol que apareceu foi o Flamengo, ficando na 9ª colocação. Você sabia que o Neymar ficou na 4ª colocação? A primeira marca mais citada foi a nossa querida Turma da Mônica.

Quando separamos o ranking por marcas esportivas, as quatro primeiras posições são: Flamengo, Corinthians, São Paulo e Vasco. E quando separamos por celebridades esportivas, as quatro primeiras posições são: Neymar, Cristiano Ronaldo, Messi e Pelé.

E aí, estava dentro daquilo que você imaginava?

Até a próxima!

Fonte: Mkt Esportivo

Deixe um comentário