O SETOR
O QUE É LICENCIAMENTO
Licensing ou licenciamento é o direito contratual de utilização de determinada marca, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada, que pertença ou seja controlada por terceiros, em um produto, um serviço ou uma peça de comunicação promocional ou publicitária.
Esse direito é concedido por tempo limitado em troca de uma remuneração, normalmente definida como um percentual aplicado sobre o valor gerado com as vendas ou a prestação de serviços que utilizam esse licenciamento.
No Brasil, o termo correto para referir-se à remuneração sobre os direitos de propriedades industriais e marcas é royalty. Para personagens, celebridades e obras artísticas, o termo indicado é copyright, equivalendo a direito autoral (moral e patrimonial).
Alguns dos principais benefícios do licenciamento
- Reconhecimento do público-alvo
- Diferenciação em relação aos concorrentes
- Rentabilidade através de margens mais altas pela força da marca
- Entrada facilitada nos canais de distribuição
- Fortalecimento da marca da empresa
O Setor no Brasil
Não há uma pesquisa oficial que endosse tais números do setor de licenciamento no Brasil. Os números apresentados a seguir são estimados.
Segmentos que mais utilizam Licenciamento
1º Confecção / 2º Papelaria / 3ºBrinquedo / 4º Personal Care
O Brasil está entre os seis países com maior faturamento em licenciamento de marcas do mundo. Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México e Canadá estão entre os mais expressivos.
Taxas de Royalties sobre o preço de venda no Varejo:
- Alimentos e Bebidas: 3 a 6%
- Confecção: 7 a 14%
- Higiene e Beleza: 5 a 8%
- Brinquedos: 8 a 12%
- Cama, Mesa e Banho: 6 a 10%
- Acessórios: 7 a 10%
- Volta às Aulas: 8 a 12%
- Calçados: 8 a 12%
- Editorial: 4 a 8%
- Artigos de Festas: 8 a 12%
- Artigos de Bazar: 7 a 10%
- Eletrônicos: 8 a 10%
- Serviços: 10 a 30%
Faturamento no Varejo
- Faturamento 2023 (R$): 23 bilhões e 200 milhões de reais – crescimento de 5% em relação ao ano de 2022
- Faturamento 2022 (R$): 22 bilhões e 100 milhões de reais – crescimento de 5% em relação ao ano de 2021
- Faturamento 2021 (R$): 21 bilhões e 50 milhões de reais – crescimento de 5% em relação ao ano de 2020
- Faturamento 2020 (R$): 21 bilhões de reais – crescimento de 5% em relação ao ano de 2019
- Faturamento 2019 (R$): 20 bilhões de reais – crescimento de 6% em relação ao ano de 2018
- Faturamento 2018 (R$): 18 bilhões e 900 milhões de reais – crescimento de 5% em relação ao ano de 2017
- Faturamento 2017 (R$): 18 bilhões
- Faturamento 2016 (R$): 17 bilhões e 850 milhões de reais – crescimento de 5% em relação ao ano de 2015
- Faturamento 2015 (R$): 17 bilhões de reais (dados atualizados conforme pesquisa de mercado realizada com nossos associados)
- Faturamento 2014 (R$): 13 bilhões e 200 milhões de reais – crescimento de 6% em relação ao ano de 2013
- Faturamento 2013 (R$): 12 bilhões e 480 milhões de reais – crescimento de 4% em relação ao ano de 2012
- Faturamento 2012 (R$): 12 bilhões – Média 14% de crescimento nos últimos anos