A receita global de vendas no varejo gerada por mercadorias e serviços licenciados cresceu para US$356,5 bilhões em 2023, um aumento de 4,59% em relação aos US$340,8 bilhões gerados em 2022. Os números fazem parte do Estudo Global da Indústria de Licenciamento de 2023 da Licensing International.
O setor de Entretenimento/Personagens continua sendo o maior tipo de propriedade, com US$147,6 bilhões (uma participação de 41,4%). O segundo maior setor foi o de marcas corporativas, com US$90,3 bilhões (uma participação de 25,3%). O esporte foi o terceiro maior tipo de propriedade licenciada, com US$39,5 bilhões, com uma participação de 11,1%.
Destaque no setor de licenciamento segue para o segmento infantil
De acordo com dados da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), o setor infantil é um motor do faturamento total do mercado, impulsionado pela alta procura por produtos com marcas e personagens infantis, principalmente no período de Natal.
A presidente da associação destaca as inúmeras oportunidades oferecidas pelo segmento, como a possibilidade de avançar nas vendas. No entanto, ela ressalta que isso depende da empresa, do tipo de produto e da marca ou personagem que será adotado.
“Não pode apenas pegar uma marca e colocar em um produto e vender. Não é assim que funciona. É preciso entender a história do personagem e da marca, além de saber qual região do Brasil ela atinge”, explica.
O poder do licenciamento:
- Aumento da visibilidade da marca: O licenciamento permite que as marcas alcancem um público maior, expandindo o alcance da marca e fortalecendo sua presença no mercado.
- Fortalecimento da identidade da marca: O uso consistente da marca em produtos licenciados contribui para a construção de uma identidade forte e memorável, aumentando o reconhecimento da marca pelos consumidores.
Novas tendências que moldam o futuro:
- Influenciadores digitais: A ascensão dos influenciadores digitais, especialmente no segmento infantil, tem impactado o mercado de licenciamento, com marcas buscando parcerias com esses personagens para alcançar seus seguidores. Essa nova realidade exige que as marcas se adaptem às novas formas de comunicação e interação com o público infantojuvenil.
- Inteligência artificial: A inteligência artificial está surgindo como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de novos brinquedos e jogos, além de impulsionar a personalização de produtos e experiências de consumo para as crianças. A IA pode ajudar a criar brinquedos mais interativos e educativos, além de personalizar a experiência de compra de acordo com as preferências de cada criança.
Principais categorias:
- O segmento de vestuário é a categoria mais importante, representando 30% do faturamento total do mercado.
- As categorias de brinquedos e jogos, e papelaria também destacaram-se em 2023, impulsionadas pela demanda por produtos infantis.
Desafios e oportunidades no licenciamento:
- A competição intensa e o aumento dos custos de produção são desafios para os licenciadores.
- As novas tecnologias, como o e-commerce e as redes sociais, representam uma oportunidade de expandir o mercado e alcançar novos consumidores.
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