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Smiley: Como os 50 anos do “pai dos emojis” estão sendo celebrados

Nicolas Loufrani, CEO da The Smiley Company, comenta sobre o momento da marca e as ações de celebração no Brasil

(Crédito: Divulgação)

Criado em 1972 para ilustrar as notícias positivas do jornal France Soir pelo jornalista Franklin Loufrani, o Smiley está celebrando seus 50 anos de existência.

Para comemorar a data no Brasil, o Shopping Cidade Jardim e o Shops Jardins terão instalações especiais onde os fãs poderão interagir com o emoji até o dia 29 de abril.

O Cidade Jardim conta com 90 balões amarelos de até 1,5 m de diâmetro com o Smiley estampado, além de uma ponte construída especialmente para a ocasião, no 2º andar, sobre o jardim central, oferecendo outras perspectivas da instalação. Esta é a primeira vez que os visitantes poderão passear pelo alto do Cidade Jardim. A pop up, feita em neon e com símbolos do Smiley ficará em frente ao jardim central, no térreo do shopping.

Já no Shops Jardins, 60 “balões Smiley” de até 1,5 m de diâmetro estarão suspensos entre os jardins verticais e seus corredores de iluminação natural. Dentro da Pop Up, localizada no 2º andar, há um espaço para fotos.

A data também vem sendo comemorado em locais referência do varejo e da moda globais, como as Galeries Lafayette-Hausmann, em Paris, as lojas de departamentos Nordstrom nos EUA e no Canadá, o Galleria, em Seul, além de Urban Outfitters em Milão, Londres e Copenhagen, entre outras capitais da moda.

Nicolas Loufrani, CEO da The Smiley Company, contou ao Meio & Mensagem a importância desse momento para a marca e compartilhou a trajetória do ícone e seu uso na atualidade.

Meio & Mensagem – Por que o ícone é considerado o ‘pai’ dos emoticons e como ele foi popularizado em outros países?

Nicolas Loufrani – O Smiley foi criado em 1972 pelo meu pai, Franklin Loufrani, que era jornalista do jornal nacional francês France-Soir. Ele queria espalhar boas notícias e positividade no jornal e lançou uma campanha de boas notícias. Todas as notícias positivas foram destacadas por este pequeno logotipo que lembrou as pessoas a aproveitarem o tempo para sorrir. Com essa enorme campanha de marketing, muitas marcas e fabricantes queriam usar a Smiley para produtos e campanhas de marketing e essa foi a base da marca que construímos ao longo de 5 décadas. Ele é considerado o “pai” porque antes disso não havia como expressar emoções através de um símbolo universalmente reconhecível. Depois de um sucesso dos anos 70 e 80 que tornou o logotipo muito famoso, o negócio caiu em meados dos anos 90 e eu tive que criar uma maneira de criar interesse nele novamente. Quando entrei em 1997, desenvolvi os emoticons: os Smileys que você vê em mensagens de texto e que agora são usados todos os dias por todos. Foi um grande renascimento que despertou interesse de muitos parceiros de negócios e nos ajudou a reconstruir o negócio. Com o uso global de smartphones, a biblioteca emoticon que criei recebeu uma nova vida. A absorção universal de emojis de pessoas como Apple, Facebook e Samsung significava que era usado diariamente por bilhões de pessoas, ajudando-os a se expressar usando uma nova linguagem. O Smiley foi popularizado em outros países por meio de colaborações com marcas que têm presença e relevância significativas nesses territórios. Por exemplo, em 2020 lançamos uma coleção com a principal varejista brasileira Reserva (RSV+) com uma Campanha de Natal para espalhar sorrisos nesta estação especial mesmo enfrentando um ano tão difícil com a pandemia e uma coleção de artigos de estilo de vida Smiley com a Cicero para lembrá-lo de sorrir durante o seu dia. Geralmente trabalhamos com empresas que operam em níveis de mercado em massa e médio até rótulos de designers high-end. Ter essa exposição em toda a extensão da indústria da moda significa que nosso ícone é regularmente visto na maioria dos setores da sociedade por todos os tipos de pessoas.

M&M – Como foram criadas as ações que serão realizadas em São Paulo? Qual é a proposta e qual é a expectativa do projeto?

Loufrani – Celebrado nas principais lojas de departamento e shoppings ao redor do mundo, os 50 anos da Smiley também serão celebrados no Brasil, com exclusividade e em grande estilo no Shopping Cidade Jardim e lojas Jardins. No dia 31 de março, serão inauguradas diferentes atividades e experiências, além de Pop-Ups com criações feitas por nomes icônicos de marcas de moda brasileiras e internacionais. O mix de produtos é super variado e foi curado e desenvolvido por Sarah Andelman, diretora criativa da boutique antológica Colette, e intervenção artística para um guia especial criado pelo artista André Saraiva. Estão incluídos na lista mais de 25 marcas de produtos como cartas ilustradas da Copag, cadernos da Cicero, além de capuzes, jeans, bolsas e chapéus Karl Lagerfeld, capuzes da italiana DSquared, chinelos da Havaianas, brincos Moschino, camisetas do Palm Angels, formas de skate room, óculos de sol Thierry Lasry e um livro de Assouline. São mais de 50 itens diferentes, incluindo marcas como Philosophy, Joshua Sanders, Saint James, e as marcas nacionais Triya, Cicero e Orientavida, entre outras. Para as instalações comemorativas, a ideia foi trazer a alegria e o otimismo representados por Smiley. No Shopping Cidade Jardim, serão 90 balões amarelos de até 1,5 m de diâmetro com o icônico Smiley estampado sobre eles. Um show de luzes será realizado, no qual os balões smiley mudarão de cor, interagindo com a música que está sendo tocada. Para este evento muito especial, também foram criados alguns ativos especiais, como uma Playlist Smiley no Spotify, um filtro personalizado do Instagram, além de animações 3D para redes sociais e outras ativações on/off. Temos certeza de que os visitantes sairão com uma sensação ainda maior de felicidade após essa experiência completa de alegria com Smiley. Por último, mas não menos importante, o 50º aniversário será celebrado no Brasil com lançamentos especiais e coleções limitadas, como velas L’Envie, e spray caseiro e corporal com uma fragrância exclusiva carregando positividade nas essências. A TRIYA também está lançando uma sofisticada coleção smiley de beachwear, e a BAW Clothing tem sua primeira coleção de streetwear Smiley no Brasil, com muito mais surpresas e colaborações de felicidade acontecendo ao longo de 2022.

M&M – Como a Smiley vem tentando renovar seu público ao longo desses 50 anos?

Loufrani – Para renovar nosso público, evoluímos constantemente e criamos campanhas significativas que têm uma mensagem que o público quer ouvir. Isso cria um elo para nossos parceiros porque eles se alinham com valores positivos que são significativos para um grande segmento do público. Inovamos constantemente, até mesmo esta 50ª campanha é única, e trazemos valores claros e fortes de marca, direções de design, marketing e campanhas de varejo. Criamos e desenvolvemos com nossos parceiros mais de 15.000 produtos por ano. Trazemos nossa imagem, valores, criatividade, design e nossos parceiros trazem seus conhecimentos como manufatura, varejo, logística, e valores. É uma fusão de ambas as visões que dá vida a produtos únicos espalhando uma mensagem universal de felicidade. Agora entramos na era da hyper colaboração, gerenciamos a marca com mais inteligência e expertise com uma equipe de 40 executivos e designers de primeira linha e através da cocriação com marcas e varejistas. Não só trazemos uma famosa propriedade intelectual, mas temos uma estratégia por indústria, por segmento de mercado, por país, por faixa etária e gênero. Também selecionamos com muito cuidado quais parceiros trabalhamos. Só queremos parceiros que tenham equidade de marca real ou que ofereçam os produtos e marketing que gostamos. Nossa estratégia de visão avançada se concentra em entrar no metaverso. Criaremos conteúdo em casa com uma equipe recém-formada dedicada aos NFTs e ao metaverso. Também trabalharemos com parceiros e novos colaboradores existentes, incluindo a criação de um coletivo de artistas emergentes a partir do espaço de arte digital e física para criar conteúdo em conjunto e dar-lhes uma plataforma de disseminação da positividade através da arte. Tudo isso é uma prova de como a Smiley Company está renovando o público não apenas colaborando, mas também criando cultura nós mesmos.

Fonte: Meio & Mensagem

 

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