A pressão por produtividade nunca foi tão grande. Que tal usar imagens royalty-free para ganhar escala?

A transformação digital imprimiu uma nova realidade para os negócios, com ênfase na rapidez que produtos são concebidos e produzidos. Isso se aplica particularmente aos setores de manufatura, desde moda e decoração até mercadorias como brinquedos e materiais escolares.  O ritmo de inovações tem aumentado substancialmente, o que significa, em termos práticos, tempo de vida mais curto dos lançamentos nas prateleiras.

Se antes a moda ditava uma coleção a cada estação, hoje novas levas de produtos alcançam o mercado a cada semana.

Como lidar com este cenário no design dos novos produtos?

A cada nova coleção, ressurge o desafio de buscar inspiração e criar novos conceitos, desenhos e estampas. Porém, com ciclos mais curtos e as peças efêmeras, é preciso repensar no esforço investido.

Nem sempre há recursos e tempo em abundância – aliás isso anda bem raro nos dias de hoje e se acentuou com a crise da Covid-19 em 2020. Neste caso, o uso imagens prontas aponta como uma ótima solução: afinal, é muito mais fácil do que desenhar do zero, não é mesmo? Compartilhamos a seguir algumas vantagens deste recurso – e um ponto de atenção para quem se interessar por esta alternativa.

Impulsionando a produtividade com imagens royalty-free.

Existem licenciamentos corporativos robustos que facilitam o fluxo de trabalho das empresas no uso de imagens prontas para criar suas mercadorias:

Velocidade

Com apenas um click você faz download e pronto. É possível dar um toque e personalizar o desenho, tornando-o único para a sua marca. Fazer modificações é bem mais prático e rápido do que começar a partir de uma folha em branco.

Liberdade Criativa

É possível alterar cores, proporções, tamanho, acrescentar outros elementos, sem necessidade de aprovação do proprietário da imagem (o que normalmente é mandatório ao licenciar personagens e franquias)

Relevância

Um parceiro global permite acesso numa única plataforma a centenas de milhões de imagens produzidas por ilustradores, fotógrafos e artistas do mundo todo. Você vai encontrar a imagem certa para cada necessidade, público alvo, cultura local e estilo que você queira imprimir.

Controle

Um sistema robusto possibilita o acompanhamento do uso de imagens de forma organizada e centralizada. Assim, por exemplo, você pode evitar a repetição de imagens ou monitorar o acesso dos usuários da sua equipe.

Integração

Se a sua empresa já conta com uma plataforma de trabalho, toda a experiência de busca, seleção e download pode fazer parte dela, numa integração funcional completa.

A ideia é atraente e traz inúmeros benefícios, certo? Entretanto, é preciso ficar atento para não cair em armadilhas que podem trazer dor de cabeça jurídica no futuro.

Não é um bicho de 7 cabeças, mas é importante conhecer o básico e contar com parceiros confiáveis para trilhar esse caminho. No próximo artigo, vamos explorar mais este assunto.

Fonte: Shutterstock