Na história do Timão desde 2012, goleiro acumula títulos, mas não tem muita “propaganda”

Por Marcelo Braga — São Paulo

 

Renato Pizzuttto/BP Filmes

Tente encontrar em qualquer loja oficial do Corinthians a camisa modelo 2019 de Cássio e falhe miseravelmente – elas só chegarão às prateleiras em janeiro.

Dono de nove títulos com a camisa do Corinthians, segundo goleiro com mais jogos pelo clube e no “top 15” de jogadores que mais vestiram a camisa alvinegra, Cássio é, inegavelmente, o maior ídolo atual dos corintianos. Há quem o aponte, inclusive, como o maior da história do Corinthians.

Diante disso, surge a pergunta: por que o Corinthians explora tão mal comercialmente a imagem de seu goleiro? Por que o clube não cria produtos licenciados, como bonecos, pôsteres, brinquedos ou linhas exclusivas para aumentar o seu faturamento?

Camisas usadas por Cássio em 2019 não são encontradas nas lojas do clube — Foto: Renato Pizzutto/BP Filmes

Camisas usadas por Cássio em 2019 não são encontradas nas lojas do clube — Foto: Renato Pizzutto/BP Filmes

GloboEsporte.com conversou com Alex Watanabe, gerente de marketing do Corinthians, sobre a falta de produtos ligados a Cássio no mercado.

A grande questão, na avaliação dele, diz respeito à insegurança que o futebol passa para as empresas responsáveis por produzirem um produto licenciado.

Para Watanabe, mercadorias desse tipo demandam um bom aporte financeiro, que pode ser jogado no lixo em casa de saída do atleta.

– Ninguém tem a garantia que o Cássio vai ficar para sempre. Hoje é até mais fácil achar isso, mas vai saber? Não sabemos como será o dia de amanhã, e alguns produtos levam tempo para serem produzidos – destacou Watanabe.

De fato, nem mesmo Cássio garante que se aposentará no clube. Aos 32 anos, ele diz que espera bater mais recordes com a camisa do Timão, quer ultrapassar Ronaldo (602 jogos) como o goleiro que mais jogou (tem 431), mas não crava que o Corinthians será o último clube de sua carreira.

– Jogador de futebol nunca sabe, não adianta falar que não vou sair, depois eu saio e sou mercenário. Mas estou há oito anos aqui, ganhando títulos. Eu me sinto feliz nesse ambiente de trabalho, muito contente, não sei se vou ficar para sempre… Uma das minhas metas é bater recordes no Corinthians, óbvio que quero bater o recorde do Ronaldo. Estou muito feliz , quero fazer o melhor a cada dia e não penso como será lá o futuro – disse o goleiro Cássio.

O que existe hoje?

Há, no ShopTimão (loja online do clube) três camisetas especiais com a estampa de Cássio. E isso é tudo o que o site oferece ligado ao goleiro.

Imagens de produtos ligados a Cássio vendidos na ShopTimão — Foto: ReproduçãoImagens de produtos ligados a Cássio vendidos na ShopTimão — Foto: Reprodução

Imagens de produtos ligados a Cássio vendidos na ShopTimão — Foto: Reprodução