Paixão pelo universo geek e ativações de marcas movimentam milhares durante a CCXP 2023

Com participação intensa no mercado, a categoria alimenta um mercado mundial com cerca de US$ 300 bilhões

A paixão pelo universo geek e ativações de marcas que vão de produtos como brinquedos a óculos se destacaram na CCXP 2023, que comemorou seu aniversário de dez anos entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro no São Paulo Expo.

Esta edição foi marcada pelo recorde de marcas que participaram com patrocínios ou ativações. Nomes como Fanlab, Fanta, Lego, Bic, Outback e Chilli Bens engrossaram o coro de mais de 100 marcas que estavam presentes no evento e tiveram a chance de se conectarem com o público geek – que se revezava entre painéis de atores como Anthony Daniels, o C-3PO de Star Wars, e ativações como a mansão inspirada no novo filme da Barbie, que contava ainda com bonecos exclusivos da Mattel.

Com participação intensa no mercado, a categoria geek alimenta um mercado mundial com cerca de US$ 300 bilhões e movimenta R$ 21,5 bilhões no Brasil, de acordo com dados da Licensing International e Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral). Os valores vêm de uma crescente: em 2020, o faturamento foi de R$ 21 bilhões, e em 2019, R$ 20 bilhões.

A Riachuelo foi uma das varejistas que enxergaram o potencial da categoria e, em 2022, lançou a marca Fanlab, criada como uma operação independente para comercializar produtos da cultura pop, como filmes, séries e jogos.

Atualmente, Riachuelo é a maior detentora de licenças do mercado, segundo comunicado ao mercado divulgado pela companhia. O portfólio de produtos inclui roupas, itens colecionáveis e de decoração, assim como objetos do mundo pet. A companhia já contou com coleções com grandes franquias como Harry Potter, Marvel, DC, Sex and The City, Looney Tunes, Roblox, Free Fire, PKXD e outras mais.

Presente em festivais de música como o The Town, a varejista nerd marcou presença também na CCXP 2023 com um espaço de 540m² repleto de produtos dos principais universos do mundo pop e geek. Ao todo, mais de 400 modelos e 70 mil itens estavam disponíveis para quem passasse no pavilhão.

Para Julia Medeiros, gerente de Licenciamentos e head da Fanlab, o momento é favorável para o posicionamento da marca. “Todos conhecem a Riachuelo, mas a Fanlab tem apenas um ano”, afirma.

“Queremos criar um destino onde o fã encontre o universo do seu personagem. Sabemos que a camiseta temática é um item desejado e a compra é ligada ao emocional: o fã escolhe aquela peça porque ama o personagem”, explicou Medeiros.

Além da loja dentro da CCXP, a Fanlab ofereceu ativações do Snoopy e Rebel Moon, novo filme da Netflix dirigido por Zack Snyder — o diretor marcou presença no segundo dia do evento e esteve no estande da marca.

“As pessoas estão muito acostumadas com o demográfico de idade e sexo, mas estamos falamos de paixão. Às vezes, a criança não assistiu ao filme E.T. – O Extraterrestre (1982), mas a mãe adora e vai querer comprar um body para o seu filho”, afirma.

E-sports rouba a cena na CCXP 2023

A décima edição da CCXP sediou a segunda edição do Cbolão, um dos maiores campeonatos de League of Legends do mundo. A competição foi patrocinada pelo McDonald’s e contou com a participação de importantes streamers do meio, como Gustavo (Baiano) Gomes, Gustavo (Minerva) Queiroz e Matheus (Mylon) Borges. Juntos, as três personalidades reúnem 1,8 milhão de seguidores na Twitch.

A competição beneficente arrecadou mais de R$ 1 milhão para o Hospital de Amor, instituição brasileira que atende de pacientes com câncer.

 

Para além das tradicionais revistas em quadrinhos e filmes temáticos, o público geek expressa grande impacto no mundo dos jogos. O setor de games deverá movimentar mais de US$ 219 bilhões em receita em todo o mundo até 2024, segundo levantamento divulgado pela Euromonitor.
A pesquisa mostra que no último ano a indústria global de jogos eletrônicos conseguiu faturar mais de US$ 196 bilhões e, de acordo com projeções da PwC, o faturamento global até 2026 deverá chegar a US$ 321 bilhões. O negócio de games no ano passado movimentou US$ 2,4 bilhões no Brasil, consolidando o País como o maior mercado da América Latina.

O setor de fantasy games, um jogo online no qual os participantes escalam equipes virtuais com jogadores reais, liderou esse mercado com uma movimentação de US$ 12 milhões.

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Fonte: Mercado e Consumo

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