A comunidade global de licenciamento é alimentada por um grupo incrível de profissionais cujas diversas formações e energia criativa impulsionam a inovação e a excelência. Cada semana traçaremos o perfil de um desses profissionais nesta série contínua.
Barbara Laurindo, Ubisoft Entertainment Inc., Consumer Products Manager
Como você entrou no licenciamento (ou como o licenciamento encontrou você)?
Eu cai de paraquedas no licenciamento em 2014 quando comecei a trabalhar na Tycoon, na época eu não conhecia nada dessa área ou de marketing. Fui naturalmente sendo colocada para prospectar, planejar marketing e quando percebi eu estava gerenciando o portfólio de marcas de games da empresa. Como dizemos, eu fui mordida pelo bichinho do licenciamento e não saí desse mercado.
Qual é a sua rotina na posição atual?
A indústria de games esta sempre em movimento e é praticamente impossível ter uma rotina com tantos eventos e projetos. Eu diria que basicamente é conversar com pessoas e pesquisar, muito da minha rotina está em desenvolver as parcerias, planejar como aumentar a exposição de produtos e ficar antenado no que podemos fazer de diferente e criativo para enriquecer a experiência dos nossos fãs.
Qual é a sua maior realização pessoal ou profissional?
Eu sou apaixonada pela Ubisoft, poder fazer parte das franquias que eu jogava quando criança e hoje estar a frente do licenciamento em Latam é uma realização pessoal e profissional.
Quais são as tendências ou mudanças mais significativas que você viu no negócio nos últimos anos?
As colaborações criativas aumentaram muito. Com a diminuição de portfolio de muitos licenciados acredito que o conteúdo ganhou muito mais relevância. Tenho visto projetos incríveis no mercado com várias pontas de contato para o fã consumidor.
O que te mantém acordado à noite? Qual é o seu maior desafio atualmente?
Formas de encontrar equilíbrio para entregar uma experiência e produtos de qualidade para os fãs com as limitações do mercado é hoje um dos maiores desafios.
Na sua opinião, qual é a principal habilidade que todo executivo de licenciamento deve ter para ter sucesso?
Com certeza a resiliência, cada parceiro e marca está em um momento diferente, enfrentam desafios e imprevistos. Ter essa capacidade de se adaptar a essas situações é sempre importante para desenvolver parcerias de sucesso.
Qual foi o melhor conselho que você já recebeu ou qual é a sua frase favorita?
Foi no trabalho em que me disseram que o que fazemos sempre é uma parceria, então os dois lados precisam ganhar.
Qual é o seu case de sucesso favorito no licenciamento?
Difícil escolher um, mas vou colocar Ursinhos Carinhosos e Cacau Show, acho que foi um dos meus favoritos dos últimos anos.
Se você não estivesse no mercado de licenciamento, o que estaria fazendo agora?
Estaria fazendo traduções provavelmente.
O último produto licenciado que comprei foi… ?
Um lindo marca página em metal do Van Gogh 🙂