Perfil de Pessoas: Fernanda Abreu – VP de Licenciamento na Endemol Shine Brasil

A comunidade global de licenciamento é alimentada por um grupo incrível de profissionais cujas diversas formações e energia criativa impulsionam a inovação e a excelência. Cada semana traçaremos o perfil de um desses profissionais nesta série contínua.

Fernanda Abreu – Fernanda Nogueira de Abreu Andrade

VP de Licenciamento na Endemol Shine Brasil e Conselheira da Abral-Licensing International

 

  1. Como você entrou no licenciamento (ou como o licenciamento encontrou você)?

Meu contato com licenciamento começou muito cedo. Meu pai tinha uma rede de papelaria e na época de voltas às aulas e Natal ele sempre ativava ações nas lojas com os personagens Snoopy e Garfield. Além de ter muitos produtos licenciados em suas lojas.

Posso dizer então, que sempre estivemos em contato. O licenciamento e eu.

Em um momento, quis fazer transição de carreira, e procurei algumas empresas para conversar e entrei em uma agência que era liderada pelo Bonfá. A partir daí, não saí mais do mercado.

 

  1. Qual é a sua rotina na posição atual?

Uma rotina dinâmica e multifacetada. Revisão dos resultados e metas, garantindo que todos os projetos estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa. Dedicação à análise de novas oportunidades de licenciamento, avaliando potenciais parceiros e mercados. Reuniões com equipes internas e externas são frequentes, coordenando os projetos com as marcas e negociações. Monitorar e identificar junto ao time, tendências do mercado para ajustar estratégias e manter a competitividade. Além disso, atenção ao relacionamento com os licenciados, licenciadores, pares, garantindo suporte contínuo e alinhamento de expectativas.

 

  1. Qual é a sua maior realização pessoal ou profissional?

Não sei qual é maior, mas definitivamente, tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui e a que está por vir. Cada conquista contribui para o sucesso maior, ajudando a compreender que todos os processos são importantes. Equilibrar a vida profissional e pessoal, hoje, é crucial para manter o meu bem-estar e a produtividade. Quando dedicamos tempo para cuidar de nossas necessidades pessoais e profissionais, conseguimos desenvolver uma rotina harmoniosa e satisfatória, promovendo crescimento e realização em todas as áreas da vida.

Mas de fato, entregar meta, desenvolver projetos bacanas e estar com quem amo, sempre são realizações.

 

  1. Quais são as tendências ou mudanças mais significativas que você viu no negócio nos últimos anos?

Eu senti que nos últimos anos, algumas tendências e mudanças. As que considero mais significativas são:

  1. Digitalização e E-commerce: A crescente importância e presença de novas plataformas de consumo de conteúdo, das plataformas digitais, mídias socias e do e-commerce tem transformado como as marcas interagem com os consumidores, expandindo o alcance e criando novas oportunidades de licenciamento.
  2. Sustentabilidade: Há uma tendência para a demanda por produtos e práticas sustentáveis, levando as empresas a procurarem abordagens mais ecológicas, com valores e que sejam mais responsáveis para os seus negócios de licenciamento.
  3. Experiências de Marca: As marcas estão investindo mais em experiências imersivas e interativas para os consumidores, como eventos ao vivo, pop-ups e parcerias com influenciadores, criando conexões mais profundas e significativas.
  4. Colaborações e Parcerias: Colaborações entre marcas, celebridades e influenciadores têm ganhado destaque, gerando produtos únicos e ampliando o público-alvo.
  5. Oferta de Marcas: A quantidade de marcas disponíveis no mercado aumentou significativamente, resultando em uma competição mais acirrada e na necessidade de estratégias de licenciamento mais diferenciadas e inovadoras. Tem muita coisa bacana, mas muita gente querendo fazer a marca da vez, perdendo oportunidades diferenciadas.
  6. Imediatismo dos Consumidores e licenciados: O imediatismo das fábricas, varejo e dos consumidores. Procuram negócios que seja pontual, que entregue respostas rápidas.

 

     5.O que te mantém acordado à noite? Qual é o seu maior desafio atualmente?

Não fico acordada a noite. Aprendi que tenho que estar bem para viver e trabalhar. Entregar os resultados que me comprometi e ter projetos diferenciados e de qualidade.

 

6.Na sua opinião, qual é a principal habilidade que todo executivo de licenciamento deve ter para ter sucesso?

Saber viver com emoção, criatividade, cuidado, atenção a oportunidades, relacionamento e gostar de vender.

 

     7.Qual foi o melhor conselho que você já recebeu ou qual é a sua frase favorita?

“A venda começa quando o cliente diz não” e “o que há de novo?” – Peter Carrero

 

      8.Qual é o seu case de sucesso favorito no licenciamento?

Caramba! Não tenho um case favorito. Tenho vários. Realmente nesses anos no mercado de licenciamento, realizei projetos muito bacanas. Não consigo pensar em um.

Trabalhei com clientes e marcas tão interessantes. Desde produtos tradicionais, marcas clássicas até marcas novas ou menores e projetos super diferentes. Todos tiveram sua importância.

 

      9. Se você não estivesse no mercado de licenciamento, o que estaria fazendo agora?

Viajando. Trabalhando com algo relacionado a viagens ou entretenimento, roteiros… Amo liberdade, viajar, eventos, vender e ganhar dinheiro.

 

     10. O último produto licenciado que comprei foi… ?

Caderno do Snoopy.

 

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