A comunidade global de licenciamento é alimentada por um grupo incrível de profissionais cujas diversas formações e energia criativa impulsionam a inovação e a excelência. Cada semana traçaremos o perfil de um desses profissionais nesta série contínua.
Lígia Knöbl Evangelista – Coordenadora editorial da Ciranda Cultural Editora
- Como você entrou no licenciamento (ou como o licenciamento encontrou você)?
Eu comecei a trabalhar no mercado editorial em 2014, mas foi apenas em 2016, ao começar a integrar a equipe de livros licenciados da Ciranda Cultural, que eu me aproximei do mundo do licenciamento. De lá para cá, já foram quase 9 anos e muitos livros das mais diversas marcas!
- Qual é a sua rotina na posição atual?
Hoje, eu coordeno algumas linhas editoriais, incluindo a equipe que desenvolve os livros licenciados da Ciranda Cultural. Faço o controle das tarefas e auxilio durante todo o processo editorial. Além disso, participo das prospecções de novos livros e marcas, além de fazer o controle administrativo dos contratos e ser o ponto de contato das marcas e editoras.
- Qual é a sua maior realização pessoal ou profissional?
Profissionalmente, é uma delícia trabalhar com algumas marcas que me ajudaram a construir o hábito da leitura, como a Turma da Mônica, Harry Potter, Barbie… Trabalhar com livros sempre foi um sonho, e saber que hoje eu ajudo a desenvolver pequenos leitores é uma responsabilidade, mas também um grande orgulho!
- Quais são as tendências ou mudanças mais significativas que você viu no negócio nos últimos anos?
O desenvolvimento do mercado on-line e a diversificação de pontos de venda que, hoje, tornam possível o acesso a livros de forma mais democrática.
- O que te mantém acordado à noite? Qual é o seu maior desafio atualmente?
Eu durmo muito bem, graças a Deus! Mas eu diria que, hoje, o meu meu maior desafio profissional é coordenar diferentes linhas editoriais e ajudar na construção do catálogo infantil da Ciranda Cultural, para que a gente possa compreender, acolher e atender os nossos clientes e suas diversidades.
- Na sua opinião, qual é a principal habilidade que todo executivo de licenciamento deve ter para ter sucesso?
Organização e simpatia. Como trabalhamos com uma grande quantidade de marcas e com diferentes empresas, estamos sempre em contato com muitas pessoas e múltiplos contratos. Por isso, é muito importante manter a organização e a simpatia.
- Qual foi o melhor conselho que você já recebeu ou qual é a sua frase favorita?
“Não podemos vencer todas as batalhas”.
- Qual é o seu case de sucesso favorito no licenciamento?
Neste ano, lançamos o diário com caneta mágica do Harry Potter! Foram mais de 100 mil livros vendidos só nos primeiros três meses, mostrando que a força da marca no mundo editorial continua e trazendo um material para que os jovens leitores possam se expressar e se conectar ao mundo mágico.
- Se você não estivesse no mercado de licenciamento, o que estaria fazendo agora?
Eu, com certeza, estaria fazendo livros.
- O último produto licenciado que comprei foi… ?
Uma camiseta da C&A com a estampa de desenhos dos anos 90 do Cartoon Network. Linda!