A comunidade global de licenciamento é alimentada por um grupo incrível de profissionais cujas diversas formações e energia criativa impulsionam a inovação e a excelência. Cada semana traçaremos o perfil de um desses profissionais nesta série contínua.
Rodrigo Dajcz Cabianca – Coordenador de Licenciamento da Redibra
1)Como você entrou no licenciamento (ou como o licenciamento encontrou você)?
Comecei minha jornada no licenciamento na The Walt Disney Company, como estagiário de Softlines, onde tive a oportunidade de conhecer esse mundo tão especial de marcas e personagens.
2)Qual é a sua rotina na posição atual?
Tenho uma rotina de trabalho ao lado de todos os licenciados da categoria que atendo: Alimentos e Bebidas, Brinquedos, Home e Eletrônicos. Entre desenvolvimento de forecasts, reuniões de ações de mkt e desenvolvimento de produtos, elaboração de documentos oficiais de cada marca e prospecção de novos clientes, divido a minha semana nas atividades diárias de contato direto com os licenciados e licenciadores.
3)Qual é a sua maior realização pessoal ou profissional?
Participação de projetos com as marcas da Redibra, como Ursinhos Carinhosos, Netflix, Coca Cola e Nintendo, além de entender sobre as formas de expansão de marca de todas as propriedades da Disney!
4)Quais são as tendências ou mudanças mais significativas que você viu no negócio nos últimos anos?
O uso da inteligência artificial com certeza esta dominando todos os segmentos do mercado, assim como no licenciamento. Tenho certeza que essa ferramenta poderosa vai entrar na rotina de todos, de modo que tenhamos que nos adaptar para trabalhar com ela, como por exemplo o chat GPT.
5)O que te mantém acordado à noite? Qual é o seu maior desafio atualmente?
O meu maior desafio profissional é conquistar uma visibilidade dentro de todo o mercado de licenciamento.
6)Na sua opinião, qual é a principal habilidade que todo executivo de licenciamento deve ter para ter sucesso?
Habilidade em se relacionar com pessoas, pois o relacionamento interpessoal permite que o networking aconteça, possibilitando o desenvolvimento de grandes projetos. No licenciamento, precisamos ter uma boa relação com nossos licenciados, assim como a expertise no negócio para conseguir auxiliá-los em qualquer situação do cotidiano.
7)Qual foi o melhor conselho que você já recebeu ou qual é a sua frase favorita?
O conselho que recebi se refere à agilidade e resiliência quanto aos processos. É sempre importante seguir todos os processos, mas estes precisam ser sempre revisados, para que a informação completa consiga ser interpretada por todas as partes de um projeto.
8)Qual é o seu case de sucesso favorito no licenciamento?
Ursinhos Carinhosos – Cacau Show. Um case incrível que tive oportunidade de acompanhar desde a páscoa 2024, e que é um exemplo de integração de marcas com personagens e desenvolvimento de produtos, assim como ótima performance e desempenho nas redes sociais.
9)Se você não estivesse no mercado de licenciamento, o que estaria fazendo agora?
Trabalhando no segmento da engenharia de produção (minha formação), em desenvolvimento de projetos.
10)O último produto licenciado que comprei foi… ?
Óculos Chevrolet – Chilli Beans.