Perfil de Pessoas: Victor Fonseca, VP Consumer Products Brasil, México e Nola da Paramount

A comunidade global de licenciamento é alimentada por um grupo incrível de profissionais cujas diversas origens e energia criativa impulsionam a inovação e a excelência. A cada semana, traçamos o perfil de um desses profissionais nesta série em andamento.

Hoje falaremos com Victor Fonseca, VP Consumer Products Brasil, México e Nola da Paramount e Vice-Diretor de Marketing da Abral-Licensing International

  1. Como você entrou no licenciamento (ou como o licenciamento encontrou você)?

Entrei no Licenciamento em 2017, quando tive a oportunidade de assumir a Diretoria de Licenciamento da Hasbro Brasil. Já faz 7 anos que estou trabalhando neste mercado e pretendo seguir minha carreira trabalhando na Paramount e se possível, dentro do mundo do Licenciamento de Marcas.

  1. Qual é a sua rotina na posição atual?

Rotina diária de exercício físico cedo, leitura e estudo através de podcasts.

Minha rotina no trabalho envolve muitas reuniões com time global e todo meu time regional, além de 5 viagens internacionais anualmente, para a feira de Las Vegas onde anualmente é realizada a feira global de licenciamento e para mercados da região da América Latina. Trabalho em casa 3 vezes por semana e entre 1 ou 2 vezes na semana eu tento ir ao escritório para poder estar próximo do time no Brasil.

  1. Qual é a sua maior realização pessoal ou profissional?

Minha maior realização pessoal foi ter constituído uma família, ter tido filhos e me casado com uma pessoa especial, que me apoia o tempo todo. Profissionalmente foi ter construído uma carreira que considero bem sucedida e que foi construída com muito esforço, dedicação, sempre pautada pela ética e buscando fazer as coisas corretamente.

  1. Quais são as tendências ou mudanças mais significativas que você viu no negócio nos últimos anos?

Mudança no consumo de conteúdo por parte das novas gerações e também das gerações mais velhas. Essa mudança trouxe desafios mas diversas oportunidades de negócio dentro do licenciamento de marcas.

Além disso, acredito que as gerações mais novas tem um grau de maturidade maior, o que faz com que tenhamos que cada dia mais pensar em como oferecer projetos de licenciamento que façam sentido para estes novos consumidores de produtos e experiências com licenciamento.

  1. O que te mantém acordado à noite? Qual é o seu maior desafio atualmente?

No lado pessoal é conseguir estudar tudo o que quero para me manter atualizado e com bagagem para poder conversar de praticamente qualquer assunto com outras pessoas. No lado profissional, considerando um cenário atual em que provavelmente a maioria dos executivos lidera negócios com menos recursos do que os executivos gostariam de ter disponível, o meu maior desafio atualmente é continuar gerando negócios impactantes e perenes aos fãs e consumidores de nossas marcas, utilizando menos recursos. É o fazer mais com menos e garantindo retorno importante aos acionistas do negócio.

  1. Na sua opinião, qual é a principal habilidade que todo executivo de licenciamento deve ter para ter sucesso?

Considero que a maior habilidade é a de saber construir relacionamentos (sejam relacionamentos internos, na organização que você trabalha e externamente – clientes e parceiros) e para isso a pessoa tem que gostar de relacionar-se, construir uma rede de contatos e buscar sempre o ganha-ganha (para o parceiro e para a empresa que cada um trabalha).

  1. Qual foi o melhor conselho que você já recebeu ou qual é a sua frase favorita?

Se puder citar duas frases, seriam:

“Questione o mundo que te apresentaram” (Escutei em um podcast com o Flávio Augusto).

“O que ganha o jogo é o que você faz 365 dias do ano, com dedicação e primasia” (Escutei em um podcast do Joel Jota).

  1. Qual é o seu case de sucesso favorito no licenciamento?

Vou citar um mais atual – Lançamento em São Paulo do 1º restaurante de Bob Esponja no mundo.

  1. Se você não estivesse no mercado de licenciamento, o que estaria fazendo agora?

Eu não me vejo não atuando fora do mercado de licenciamento, mas eu provavelmente estaria trabalhando com desenvolvimento de negócios em algum outro segmento (é o que eu fiz em outras empresas de segmentos diversos e é algo que me encanta).

  1. O último produto licenciado que comprei foi… ?

Uma sandália Havaianas do Bob Esponja.

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