Já pensou em ter os principais personagens da Turma da Mônica, Disney, Marvel e todos aqueles que fazem sucesso estampados em seus produtos, mas não sabe por onde começar? A oportunidade de entender os processos de licenciamento de marcas tem data marcada: dia 25 de julho, no ‘Marcas & Personagens’, em João Pessoa (PB).
O evento ‘Marcas & Personagens’, que é realizado pela EP Grupo, com apoio da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens – Abral Licensing International abre a programação do Imagineland, o mais importante festival de cultura pop do Norte-Nordeste, entre os dias 26 e 28 de julho.
Das 14h às 18h, no Centro de Convenções da capital paraibana, lojistas e empresários assistirão a palestras de players e autoridades do mercado, como Disney, Maurício de Sousa Produções e Globo. Os temas visam impulsionar os negócios e mostrar a importância do licenciamento para agregar valor aos produtos. E numa região do país onde há grande potencial, como explica a presidente da Abral e CEO da EP Grupo, Marici Ferreira:
“A ideia de divulgar, fomentar e amplificar o mercado de licenciamento pelo Brasil inteiro, e principalmente no Nordeste, onde há muitas empresas regionais. Assim, o mercado da região pode usar como uma grande ferramenta de marketing para o aumento nas vendas ao entender o valor de inserir um personagem em um produto. É uma excelente oportunidade de negócios tanto para os detentores das marcas e dos personagens quanto para a indústria e varejo do Nordeste”, explica a especialista, que fará a abertura do ‘Marcas & Personagens’.
As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
Abral oferece manual para quem quer licenciar marcas e personagens
A Abral tem em seu site um manual explicando o passo a passo, com tópicos como começar o processo, questão de royalties e aprovação do licenciamento. Basta acessá-lo aqui. Sempre de mãos dadas com o setor, Marici Ferreira explica que tanto a Abral quanto as empresas proprietárias das marcas estão abertas a colaborar com informações.
Os interessados podem entrar em contato pelos canais de comunicação disponíveis nos sites das marcas e da Abral.
“Há casos em que eu mesma converso em uma ligação telefônica com o interessado, dando as orientações. Quando há necessidade de aprofundamento no assunto, indico consultorias do segmento, onde há, por exemplo, advogados que dão informações detalhadas. As empresas proprietárias das marcas também oferecem essa ajuda, pois eles podem orientar melhor sobre o que a pessoa deseja”, explica.
Mas o que é licenciamento de marcas e personagens?
O licenciamento é o direito contratual de utilização de determinada marca, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada, que pertença ou seja controlada por terceiros, em um produto, um serviço ou uma peça de comunicação promocional ou publicitária.
Esse direito é concedido por tempo limitado em troca de uma remuneração, normalmente definida como um percentual aplicado sobre o valor gerado com as vendas ou a prestação de serviços que utilizam esse licenciamento.
Confira alguns dados sobre o setor
– 800 empresas são licenciadas em todo o Brasil;
– Segmentos que mais utilizam o licenciamento são confecção, papelaria, brinquedo e personal care;
– O Brasil está entre os seis países com maior faturamento em licenciamento de marcas do mundo. Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México e Canadá aparecem entre os mais expressivos no ranking.
Marcas & Personagens reunirá representantes de Mauricio de Sousa Produções, Paramount e Love Gifts, entre outros
A abertura da programação está a cargo da presidente da Abral, Marici Ferreira, que dará as boas-vindas aos participantes, abordando de forma geral o cenário do setor. Também estarão em João Pessoa, ao alcance dos participantes, profissionais que atuam com licenciamento de grandes marcas, como a Mauricio de Sousa Produções, Disney, Paramount, Globo e Love Gifts.
A programação inclui temáticas como vendas, estratégias e inovação. Confira os palestrantes e temas:
Programação do Marcas & Personagens
15h Boas-vindas
Por Marici Ferreira, CEO da EP Grupo e presidente da Abral.
15h30 Disney
16h Pessoas são marcas que precisam vender
Por Fábio Farias, fundador da Franquia Love Gifts com mais de 90 unidades no Brasil, diretor do Grupo F5 e especialista em expansão de negócios, aceleração de vendas e planejamento de marketing
16h10 Maurício de Sousa Produções – Novas Turmas e Grandes Histórias
Por Rodrigo Paiva, diretor de licenciamento da Maurício de Souza Produções
16h40 Conexão e pertencimento: o criativo como Ferramenta estratégica no mercado de cultura pop
Por Luani Guarnieri, pesquisadora e designer de formação
16h50 Inovação em foco: desvendando o potencial do entretenimento no universo do licenciamento
Por Luciana Vitorino, CEO da Ispartner
17h20 Marcas Globo – As melhores histórias, todos os dias
Por Patricia Gomes, especialista de licenciamento Globo
18h Miraculous Lady Bug
Por Thienne Ribeiro, Licensing, Trade Marketing & Retail Director Brazil na MIRACULOUS CORP
18h30 Paramount – Uma montanha de oportunidades
Por Victor Fonseca, VP of Licensing for Brazil, Mexico and NOLA
A Abral
A Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens – ABRAL-Licensing International – é uma entidade sem fins lucrativos que reúne todas as plataformas do negócio no Brasil: licenciadores, agentes, licenciados, fabricantes, distribuidores, varejistas, entre outros segmentos envolvidos direta ou indiretamente com o mercado de licenciamento de marcas, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada. A entidade foi criada em 10 de setembro de 1998 com o objetivo de divulgar, defender e promover o desenvolvimento do licenciamento.
Em outubro de 2020, uma nova diretoria assumiu a administração da entidade e, em 01 de junho de 2017, formalizou uma parceria com a Licensing International, organização americana com sede em mais de 15 países, cujo propósito é atuar no desenvolvimento do mercado de licenciamento por meio da qualificação dos profissionais da área e da conscientização sobre os benefícios do licenciamento para a comunidade empresarial em geral. Parceria que visa também levar marcas brasileiras para mercado internacional.
Veja fotos da presidente Marici Ferreira
Comunicação e relacionamento com a imprensa
Simbiose Conteúdo
Márcia Miranda – 21 99618-5751
marcia.miranda@simbioseconteudo.com.br
Lina Marques – 21 99916-1627
linamarques.simbioseconteudo@gmail.com
Renata Mendonça – 21 99227-7171