You are currently viewing Como importar e vender marcas famosas de forma legal e segura?
[:pt]Marici, Rodrigo Giraldelli e Carlos Araújo falaram sobre licenciamento de marcas famosas no podcast Bora Importar. Imagem: Reprodução YouTube[:]

Como importar e vender marcas famosas de forma legal e segura?

Marici Ferreira, presidente da Abral/Licensing International, foi a convidada de Rodrigo Giraldelli e Carlos Araújo no segundo episódio do podcast Bora Importar. O programa, que fala sobre o mundo da importação de produtos, teve como tema a venda de produtos com personagens e marcas famosas de forma legal.

Num clima de descontração, a executiva, fundadora do EP Grupo, abordou vários pontos sobre o licenciamento de marcas e produtos, importação, permissão e autorização, vantagens da revenda de produtos licenciados de forma legal e segura, entre outros. O bate-papo girou sobre o tema licenciamento, que para muitos, ainda é desconhecido.

“É preciso entender que, um personagem foi criado por alguém que tem autoridade sobre ele. Daí, este personagem vira uma animação, um filme, foi para TV. Ele cresceu e ficou famoso. Quando se faz um uso indevido dessa marca, a empresa, o lojista faz o uso sem pagar o direito para quem criou”, diz a presidente da Abral, explicando como se deve proceder para licenciar marcas. “Procure quem é o dono da marca. E é importante ressaltar que, muitas vezes, não é o dono que está comercializando a marca, e sim, um agente, que nada mais é que um representante comercial da marca”, explicou Marici.

Tem dúvidas sobre o mundo do licenciamento? Entre em contato com a Abral

Ao falar sobre importação de produtos, Marici explicou que basta o empresário interessado traçar a relação com os proprietários das marcas famosas, fazer o contrato e cumprir todas as regras vigentes no Brasil, como as do Inmetro. Agindo assim, ele poderá usar a marca licenciada sem problemas no Brasil.  Segundo destacou, ao agir dentro das regras, os empresários atuam com ética, o que é positivo para o mercado. 

Na concorrência com o online, lojas físicas precisam usar a criatividade para atrair o público

Marici também abordou a questão das compras feitas nas lojas físicas e online.

“Hoje em dia, o varejo sofre, pois os consumidores não estão indo às lojas. Eles buscam a internet. Então, é preciso olhar para o fato de uma loja física proporcionar experiência; ter uma algo dentro da loja para atrair o público e melhorar o negócio. Nos Estados Unidos isso é muito bem-feito.”

Veja aqui como foi esse bate-papo

 

Texto: Lina Marques, da Simbiose Conteúdo

Leave a Reply